SóProvas


ID
1796950
Banca
IDECAN
Órgão
CRA-MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Segundo informações do Almanaque Abril online, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2013 apontou que os números da violência contra a mulher no Brasil superam o total de homicídios com o registro de mais de 50 mil casos de estupros em 2012. Sobre a violência contra a mulher no Brasil, marque V para afirmativas verdadeiras e F para  as falsas. 


( ) A maioria dos casos de estupros no país está concentrada nas regiões Norte e Nordeste.

( ) O Brasil possui uma lei que impõe punições rigorosas para a violência contra as mulheres no âmbito doméstico

( ) Grande maioria dos casos ocorre no local de residência da mulher e, em números significativos, tendo como agressor o companheiro.

( ) Desde que a Lei Maria da Penha entrou em vigor, na década de 1990, o número de violência contra as mulheres vem diminuindo gradativamente.  

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • resposta B

    A lei Maria da Penha completa 10 anos em 2016

  • gabarito (B)

    (falso) A maioria dos casos de estupros no país está concentrada nas regiões Norte e Nordeste.

    São Paulo – No ano passado, quase 50 mil pessoas foram vítimas de  no Brasil, segundo dados do 11º Anuário de .

    De acordo com o levantamento, que leva em conta apenas os casos registrados em boletins de ocorrência, foram 24 estupros para cada 100 mil habitantes — o que significa um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior.

    O estado com a maior proporção de casos foi o Mato Grosso do Sul, onde ocorreram 54,4 estupros para cada 100 mil pessoas, um total de 1.458 .

    No lado oposto está o Espírito Santo, que teve a menor taxa: 4,7 casos para cada 100 mil habitantes. Em números absolutos, foram 188 casos registrados no estado.

    São Paulo, por sua vez, concentra o maior número absoluto de estupros foi em São Paulo: 10.055 casos em 2016, o que equivale a uma taxa de estupros de 22,5 casos por 100 mil habitantes.

    (verdadeiro) O Brasil possui uma lei que impõe punições rigorosas para a violência contra as mulheres no âmbito doméstico

    Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar. ... Com essa medida, os agressores não podem mais ser punidos com penas alternativas, como o pagamento de cestas básicas, por exemplo, como era usual.

    (verdadeiro) Grande maioria dos casos ocorre no local de residência da mulher e, em números significativos, tendo como agressor o companheiro.

    No caso das mulheres brancas, 41,7% (197.758) das agressões ocorreram na residência e 51,6% (244.864) em local público; entre as mulheres negras, 44,1% (268.277) das agressões ocorreram na residência e 46,7% (284.434) em local público. Nota‐se que, independentemente da distribuição percentual, os maiores números absolutos de mulheres agredidas estão entre as negras. 

    (falso) Desde que a Lei Maria da Penha entrou em vigor, na década de 1990, o número de violência contra as mulheres vem diminuindo gradativamente.

    O índice só aumenta, eitaaaaaa

  • "O Brasil possui uma lei que impõe punições rigorosas para a violência contra as mulheres no âmbito doméstico"

    Pena de Detenção de 3 meses a 2 anos.....Só na cabeça do legislador isso é rigoroso.....