SóProvas


ID
1797163
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma política monetária expansionista, via redução das reservas compulsórias mantidas pelos bancos comerciais junto ao Banco Central, mas sem alteração do volume de empréstimos concedidos pelos bancos comerciais, conduz a:

Alternativas
Comentários
  • Basicamente o dinheiro fica retido nos bancos, sem virar consumo ou investimento. Como o denominador agora é maior, o multiplicador, que é o quociente da equação, cai.

  • a) Errado! Note que o efeito do compulsório é indireto. Era de se esperar que este movimento elevasse a concessão de empréstimos. Mas como enunciado pede que se considere que isso não ocorreu, então o M1 não muda, já que é composto por papel moeda em poder do público e depósitos à vista.

    b) Errado! O multiplicador, na verdade, caiu. Isso porque a base monetária (sobre a qual incide o multiplicador) subiu, mas os meios de pagamento não subiram. Logo, o multiplicador caiu.

    c) É isso! Houve elevação do recurso com potencial de multiplicação. E se o resultado nos meios de pagamento foi nulo, então o multiplicador da base monetária caiu.

    d) Não haverá este aumento. Na verdade, como os bancos retiveram mais reservas, não houve “repasse” da política para o M1. Logo, não houve alteração em PMPP e DV.

    e) Errado! As reservas bancárias não são meios de pagamento. Os meios de pagamento no sentido mais restrito são o M1: papel moeda em poder do público e depósitos à vista.

    Resposta: C