-
Características da administração pública burocrática:
O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos.
Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista eram seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas idéias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.
As críticas à administração pública burocrática são muitas; dentre elas a separação do Estado e sociedade, pelo fato de os funcionários se concentrarem no controle e na garantia do poder do Estado.
Em resumo, os atributos da administração pública burocrática poderiam ser representados pelo controle efetivo dos abusos. Os defeitos, por sua vez, seriam a ineficiência e a incapacidade de se voltarem para o serviço dos cidadãos como clientes.
Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=503
-
O conceito de administracao publica burocratica sustenta que a organização é eficiente por excelência através de normas e regulamentos racionalmente definidas. E para conseguir essa eficiencia a burocracia detalha o que deve ser feito atraves de algumas caracteristicas. O modelo burocratico se enfraqueceu porque se tornou um fim em si mesmo.
A abordagem de administração publica da qual trata a questão é a abordagem GERENCIAL, a qual sustenta a busca da eficiencia nao como um fim em si mesmo, mas sim como um meio do estado atender as demandas da sociedade com qualidade dos serviços e redução dos custos. Enfatizando uma cultura de resultados e aumento da GOVERNANÇA DO ESTADO, ou seja, a sua capacidade de gerenciar com efetividade e eficiência.
-
Trata-se aqui da Administração Gerencial
Conceito
Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.
A Administração gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.
-
Francisco de Salles Almeida Mafra Filho,
Administração Burocrática
Conceito
Burocracia é administração da coisa pública por funcionário sujeito a hierarquia e regulamento rígidos, e a uma rotina inflexível. Recebe o significado abrangente de classe dos burocratas. Identifica-se com grande influência ou prestígio de uma estrutura complexa de departamentos na administração da coisa pública.
A administração pública burocrática distingue claramente o público e o privado. Nela há separação entre o político e o administrador público. Aqui se deu o surgimento de burocracias públicas compostas por administradores profissionais com recrutamento e treinamento específicos. O relacionamento entre estas pessoas e os políticos devia ser marcado pela neutralidade dos primeiros. Os Estados democráticos, durante o século XX, tinham como principal modelo de administração pública.
-
Características gerenciais
O Estado marcado com uma administração gerencial é aquele que tem como objetivos principais atender a duas exigências do mundo atual: adaptar-se à revisão das formas de atuação do Estado, que são empreendidas nos cenários de cada país; e atender às exigências das democracias de massa contemporâneas.
A administração gerencial repousa em descentralizações política e administrativa, a instituição de formatos organizacionais com poucos níveis hierárquicos, flexibilidade organizacional, controle de resultados, ao invés de controle, passo a passo, de processos administrativos, adoção de confiança limitada, no lugar de desconfiança total, em relação aos funcionários e dirigentes e, por último, uma administração voltada para o atendimento do cidadão e aberta ao controle social.
A administração gerencial empreende adequar as organizações públicas aos seus objetivos prioritários, que são os resultados. Busca identificação com os usuários e incrementar sua eficiência com mecanismos de quase-mercado ou concorrência administrada
-
Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes
administracao publica burocratica sustenta que a organização é eficiente por excelência através de normas e regulamentos racionalmente definidas.
-
Resumindo o erro da questão: a burocracia nada tem a ver com direcionamento da ação ao atendimento dos cidadãos.
-
ADM BUROCRÁTICA visa atender os interesses de auto afirmação do governo.
Então quanto mais BUROCRÁTICA a gestão, menor foco no CIDADÃO!
Logo, a adm pub bur, nao tem como objetivo GLOBAL/MESTRE/PRIMORDIAL o atendimento dos cidadãos
-
A burocrática olha para se mesma, diferente da gerencia onde se fortalece uma preocupacão com o cidadão-cliente.
-
De modo curto e direto ao ponto,
A questão trocou o conceito de Admnistração Burocrática com o de Adm. Gerencial.
Aumentar governança, efetividade, eficiência e direcionamento aos cidadãos são características da Adm. Gerencial e não da Adm. Burocrática. Portanto questão ERRADA.
Bons estudos.
-
A administração pública burocrática sustenta, entre seus objetivos globais, a necessidade de aumentar a governança do Estado, ou seja, sua capacidade administrativa de governar com efetividade e eficiência, direcionando a ação dos serviços de Estado para o atendimento dos cidadãos. - ERRADO
1. O modelo burocrático de Weber tinha como objetivo uma maior previsibilidade e padronização do desempenho dos seus funcionários, atingindo assim uma maior eficiência.
2. O controle na administração burocrática transforma-se na própria razão de ser do Estado, voltando-se para si mesmo e fazendo com que ele perca a noção de sua missão básica que é servir a sociedade. Deste modo, a burocracia não se dintingue pela efetividade (capacidade de atingir os efeitos e impactos desejados na sociedade), já que está mais voltada para a necessidade da máquina burocrática do que para a necessidade dos clientes. Isso é chamado de organização autorreferida.
-
A administração Pública Burocrática está voltada para o processo, para a execução plena das regras e regulamentos. Embora o fim seja o atendimento da sociedade excessivo apego às normas faz com que ela seja auto-referida, volte-se para a primeiramente para o cumprimento da norma. Portanto, a afirmativa está ERRADA!
-
A necessidade de aumentar a governança do Estado é característica central da administração pública gerencial, que tem como foco o atendimento dos cidadãos.
Já a administração pública burocrática, não se preocupava com o atendimento aos cidadãos, mas com as normas e regulamentos – não se preocupava com os resultados, muito menos com os cidadãos.
Hoje podemos perceber que tais modelos coexistem na administração pública brasileira.
-
Vamos lá galera...
Quando a questão falar de GOVERNANÇA vamos lembra de modelo Gerencial, pós-burocrático!!!
Isso costuma ser um pega em muitas provos do CESPE
-
Como já foi dito pelos colegas o conceito mencionado na questão é de administração gerencial e não burocrática, uma outra questão poderia ajudar a responder, vejam:
-
A preocupação da administração burocrática não é com a efetividade, pois ela não baseia no controle de resultados e sim no controle de procedimentos! A preocupação com o atendimento dos cidadãos é uma característica da administração gerencial, não da administração burocrática. O gabarito é questão errada!
FONTE: Rodrigo Rennó
-
O modelo de administração que enfoca o atendimento das necessidades dos cidadãos e considera, além da eficiência, a efetividade e a eficácia é a administração pública gerencial, e não a burocrática, como proposto pela questão em análise.
-
A administração pública GERENCIAL sustenta, entre seus objetivos globais, a necessidade de aumentar a governança do Estado, ou seja, sua capacidade administrativa de governar com efetividade e eficiência, direcionando a ação dos serviços de Estado para o atendimento dos cidadãos.
-
GABARITO: ERRADO
Administração Burocrática-> preocupação com o controle de procedimentos.
Administração Gerencial-> preocupação com o atendimento dos cidadãos.
-
burocracia foca no procedimento, gerencialismo foca no cidadao
-
Bom dia,
Adm Burocrática: Baseia-se em processos (rígido)
Adm Gerencial: Baseia-se em resultados com foco no cidadão
Bons estudos
-
GABARITO: ERRADO
PATRIMONIALISTA: NEPOTISMO está no meio.
BUROCRÁTICO: CONTROLE está no meio ( Controle = normas, leis, padronização de processos, CR controle rígido) Controle = Regras. REGRAS ao lado do Controle
GERENCIAL: EFICIÊNCIA está no meio. (Eficiência e resultados). Junto da eficiência está o CIDADÃO (Cliente). Resultado ao lado da Eficiência.
-
Estamos diante da Administração GERENCIAL e não burocrática.
-
Gabarito - Errado.
O modelo de administração que enfoca o atendimento das necessidades dos cidadãos e considera,além da eficiência, a efetividade e a eficácia é a administração pública gerencial.
-
administração pública gerencial.
-
ERRADO
-
O modelo de administração que enfoca o atendimento das necessidades dos cidadãos e considera, além da eficiência, a efetividade e a eficácia é a administração pública gerencial , e não a burocrática, como
proposto pela questão em anál i se .
Gab E
-
2. Aumentar a governança do Estado significa aumentar sua capacidade administrativa de
gerenciar com efetividade e eficiência, voltando-se a ação dos serviços do Estado para
o atendimento ao cidadão.
ISSO ESTÁ CORRETO