SóProvas


ID
1797325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação a aspectos geográficos do estado de Rondônia, julgue o item subsequente.

A política desenvolvimentista utilizada pelos governos militares, após 1964, favoreceu a ocupação e a atividade agropecuária no estado de Rondônia.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    1970: criação do INCRA durante o governo de Emílio Garrastazu Médici. O qual deu início aos Projetos de Integração e Colonização em Rondônia (lista dos principais):

    o  1970 – Ouro Preto (Ouro Preto do Oeste);

    o  1971 – Sidney Girão (Nova Mamoré);

    o  1972 – Gy-Paraná (Região do Segingal Cacaual – Cacoal, Rolim de Moura e suas pequenas cidades vizinhas);

    o  1973 – Paulo Assis Ribeiro (Colorado do Oeste);

    o  1975 – Padre Adolpho Rohl (Jaru);

    o  1975 – PAD Burareiro e PAD Marechal Dutra (Ariquemes);

  • Na década de 1970 o panorama sociopolítico e econômico do Território Federal de Rondônia passaria por profundas transformações na medida em que seu espaço físico começou a receber povoadores destinados à colonização agropecuária. Desse modo, o tradicional modelo econômico foi profundamente alterado, passando de extrativo vegetal, florestal e mineral para a produção agrícola e pecuária.

    A principal estrutura regional para a consolidação desse novo modelo econômico foi a rodovia BR 029, atual BR 364. Construída para atender, inicialmente, às demandas do Ciclo da Cassiterita, esta via de comunicação tornou-se a principal estrutura viária para o acesso e o escoamento do Ciclo da Agricultura.

    O Ciclo da Agricultura recebeu vultosos incentivos financeiros, políticos e econômicos do governo federal (regime militar). Em 1970 foi criado o Programa de Integração Nacional, PIN, que resultou na criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, INCRA, com a finalidade de disciplinar e operacionalizar a organização fundiária e solucionar pacificamente as tensões sociais decorrentes do novo processo de ocupação humana rural/urbana na área geográfica do Território Federal de Rondônia. Para esse fim, o INCRA implantou Projetos Integrados de Colonização, PIC, e Projetos de Assentamento Dirigido, PAD, que passariam a executar a colonização e o assentamento agrário no espaço rondoniense.

    Fonte: apostila professor Francisco Mathias