-
Discordo do gabarito. Se fosse uma combinação com "melhor preço" talvez seria mais coerente com economicidade, pois pode existir concorrentes na licitação com técnica-qualidade iguais ou parecidas e preços totalmente diferentes...
-
Interessante, pois não existe esse tipo de licitação. Elas são apenas 3: menor preço, melhor técnica, técnica e preço.
Sobre economicidade, encontrei a seguinte definição: É a administração prática e sistemática das operações de uma entidade, projeto ou empresa pública, assegurando custos operacionais mínimos ao realizar as funções que lhe são atribuídas.
-
Também discordo do gabarito! A economicidade visa o MENOR CUSTO SEM COMPROMETER A QUALIDADE.
Na questão não foi citado o baixo custo como um critério, apenas a questão técnica e qualidade.
A melhor combinação técnica-qualidade não significa dizer que visou-se o menor custo.
Gabarito ERRADO na minha opinião.
-
CONCORDO COM O GABARITO. Preste atenção no que o CESPE pediu: em nenhum momento ele disse que queria os TIPOS de licitação (que são 4: menor preço, melhor técnica, técnica e preço, maior lance ou oferta, conforme art. 45 §1º Lei 8666/93).
O CESPE está dizendo que se o vencedor fosse escolhido com base nos critérios de técnica e qualidade, então teríamos economicidade. Sim, exato.
Pense o contrário com um exemplo: se o vencedor não realizasse a construção do prédio com qualidade e utilizando uma técnica adequada de construção de prédios, este poderia ruir e a Administração deveria gastar mais dinheiro para construir um novo, desrespeitando a economicidade.
Dica para o CESPE: SEMPRE interprete o que eles dizem com um exemplo que fica mais fácil. Bons estudos, ATÉ NOSSA POSSE!
-
CORRETO
A redação da questão, de fato, nao ajuda muito. Seria melhor que ao invés de "será coerente com a economicidade" estivesse "poderá ser coerente com a economicidade". Isso porque não se pode dizer que, sempre, a combinação técnica-qualidade será sinônimo de economicidade.
Por outro lado, temos que jogar conforme a Banca e, conhecendo o Cespe, dá pra prever que nessa questão o examinador quer do candidato a reflexão de que, adquirindo um serviço/produto que possua melhor técnica-qualidade, a Administração Pública estará de fato economizando, pois o serviço/produto terá maior durabilidade, correrá menos risco de precisar substituí-lo, repará-lo ou reformá-lo, entre outros aspéctos.
-
Pense comigo. Se todas as atividades administrativas em geral devem ser realizadas de forma coerente com a celeridade, eficiência e economicidade. Por que colocariam na lei 8.666 a possibilidade de licitação por melhor técnica?
Além disso, na lei 8.666. art.46:
§ 1° Nas licitações do tipo "melhor técnica" será adotado o seguinte procedimento claramente explicitado no instrumento convocatório, o qual fixará o preço máximo que a Administração se propõe a pagar:
II - uma vez classificadas as propostas técnicas, proceder-se-á à abertura das propostas de preço dos licitantes que tenham atingido a valorização mínima estabelecida no instrumento convocatório e à negociação das condições propostas, com a proponente melhor classificada, com base nos orçamentos detalhados apresentados e respectivos preços unitários e tendo como referência o limite representado pela proposta de menor preço entre os licitantes que obtiveram a valorização mínima;
-
técnica- qualidade nada haver...
-
É muito fácil procurar uma justificativa para essa questão depois de ver o Gabarito da banca. Aprendemos em todas as disciplinas que tratam de eficácia, eficiência, efetividade, economicidade que economicidade tem ligação com o financeiro, e não com a qualidade.
.
infelizmente essa é a realidade de nossas bancas, mas tenho notado que elas têm evoluido nisso.