SóProvas


ID
1797619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue o item que se segue.

Os rituais culturais são importantes para a história da trajetória organizacional, por meio de ritos de renovação (melhoria da estrutura) ou de ritos de integração (boas relações e emoções) no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. 

    ara Beyer e Harrison (1986), existem seis tipos de ritos nas organizações modernas. São eles, ritos: de passagem; de degradação; de confirmação; de reprodução; para redução de conflitos; de integração. Os ritos são facilmente identificáveis, porém dificilmente interpretáveis.

    • Ritos de passagem funcionam para criar e manter a cultura: normas e valores afirmados e comunicados de forma tangível e como mecanismos de poder e de controle organizacional; processo e introdução e treinamento básico no Exército americano;

    • Ritos de degradação: o processo de despedir e substituir um alto executivo;

    • Ritos de confirmação: seminários para reforçar a identidade social e seu poder de coesão;

    • Ritos de reprodução: atividades de desenvolvimento/treinamento organizacional;

    • Ritos para redução de conflito: processos de negociação coletiva;

    • Ritos de integração: festas de natal nas organizações, comemoração dos aniversariantes

  • A princípio nunca tinha visto relacionar rituais de renovação com melhoria de estutura.
    Pesquisei e achei esse artigo: "Ritual de renovação - Rituais de renoção consistem em ações simbólicas periódicas realizadas para reforçar a predominância de determinados valores da organização, reforçar os laços sociais dentro da companhia, lembrando cada pessoa a importância do grupo social. “Festas anuais de fim de ano são uma boa ilustração desse tipo ritual. Além disso, conferências anuais ou encontros comerciais têm significados ritualísticos em termos de identidade profissional”, diz Islam.Também podem ser enquadradas nessa classificação atividades motivacionais e de desenvolvimento organizacional, como feedback de programas e workshops em grupo. Essas atividades renovam aspectos como se elas estivessem voltadas para reafirmar as estruturas existentes, muito mais do que promover a mudança real do sistema."
    http://www.insper.edu.br/conhecimento/estrategia-e-gestao/a-importancia-dos-rituais-nas-organizacoes/
  • Rituais e Cerimonias: São seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos.

     

    5) Os rituais de renovação: são momentos do grupo discutir novos caminhos e projetos, geralmente através de reuniões;

    3) Os rituais de integração: utilizam de festas e eventos sociais para aproximar o grupo;

     

    Freitas (2010) define rituais, ritos e cerimônias como atividades planejadas que manifestam o lado concreto da cultura organizacional. Ainda menciona:

    Eles preenchem várias funções: comunicam a maneira como as pessoas devem se comportar na organização, sinalizam os padrões de intimidade e decoro aceitáveis, exemplificam a maneira como os procedimentos são executados, liberam tensões e ansiedades, visto que geralmente têm um lado criativo ou lúdico, dramatizam os valores básicos e exibem experiências que poderão ser lembradas com mais facilidade ou como exemplos (FREITAS, 2010, p. 17).


     

     

  • esta certa ou errada?

    os cara explica mais nao coloca o gabarito,acabou minhas 10 questoes 

  • Os rituais culturais são importantes para a história da trajetória organizacional, por meio de ritos de renovação (melhoria da estrutura) ou de ritos de integração (boas relações e emoções) no trabalho.

    Gab - Certo

  • Correto. Os rituais são representações dos valores culturais básicos da organização, o que, consequentemente, fortalece suas práticas, história e toda sua trajetória. Ou seja, atividades coletivas que são socialmente essenciais dentro de cada cultura específica. 

    Exemplo: festa de aniversariantes do mês.

     

    Para TRICE E BEYER (1984) existem seis tipos básicos de ritos:

     

    1) Os Ritos de Passagem, facilitam a transição de indivíduos para novos papéis e status; são utilizados em processos de admissão, mudança de funções, promoção na carreira profissional.

     

    2) Os Ritos de Degradação, dissolvem identidades sociais e seu poder; São utilizados em casos de demissões, para denunciar falhas, violação de normas, afastamento de altos dirigentes.

     

    3) Os Ritos de Confirmação ou de Reforço, fortalecem identidades sociais e seu poder; são utilizados para reconhecer publicamente "feitos heróicos", conquistas profissionais, superação de metas.

     

    4) Os Ritos de Reprodução ou de Renovação, renovam estruturas sociais e melhoram o seu funcionamento; como adoção de novas formas gerências, programas de treinamento organizacional.

     

    5) Os Ritos para Redução de Conflitos, reduzem conflitos e agressões e restabelecem o equilíbrio das relações.

     

    6) Os Ritos de Integração, que encorajam e revivem sentimentos comuns que agregam os indivíduos e os mantêm em um sistema social. Esses ritos recebem denominações específicas e que variam de organização para organização; como festas de aniversário da organização, datas festivas (Natal, Páscoa, Dia das Mães, entre outras), encontros das "sextas-feiras", reuniões para comemoração de aniversários.

  • Poxa... melhorar estrutura??!!!

  •  TRICE E BEYER 1984

    Robbin 2003

    Chiavenato 2014

    Maximiliano 2012

    Karen Horney (1969)

    etc 

    etc

    etc...

     

    Logo teremos que decorar a Bíblia para acertar essas questões de ADM...sem bibliografia as perguntas se tornam subjetivas!

  • Então...

    Para Chiavenato rito e ritual são iguais...

    Para Freitas rito é diferente de ritual!

     

  • Histórias e mitos: São constituídas pelos contos e histórias sobre o fundador da organização, memórias sobre momentos críticos para a organização, regras de conduta, etc. Na cultura organizacional, os acertos e erros da organização no passado são a base para a legitimação das práticas atuais.

    Rituais: São sequencias de atividades repetitivas na organização que reforçam a forma de pensar e agir vigente e os valores organizacionais. Sob outra perspectiva, considera-se que ritual é um conjunto de técnicas e comportamentos padronizados que lida com ansiedades, mas que raramente produz consequências práticas (Trice e Beyr, 1985, apud Huppes, 2008). Eles reforçam quais são os objetivos mais importantes, quais as pessoas que são importantes e quais são dispensáveis (Robbins, 2010).

     

    Fonte: Apostila Estratégia Concursos.

  • O choro é livre e eu odeio questão relacionada a cultura organizacional. #desabafo

  • Gabarito: ERRADO

    RITUAIS: sequências de atividades repetitivas na organização que reforçam a forma de pensar e agir vigente e os valores organizacionais.

    RITOS: atividades elaboradas, dramáticas e planejadas que consolidam a forma de expressão cultural em um evento e têm consequências práticas expressivas.

  • Tem gente colocando que o gabarito é errado não sei por que. O gabarito oficial é CORRETO.

  • Questão correta. Cuidado com interpretação de texto!

     

    A grosso modo, rito é um conjunto de regras de algum lugar. 

    Ex.: Na empresa X deve-se trabalhar 8h por dia, lanche de 15 minutos nos dois turnos, bater o ponto nas entradas e saídas, uma reunião geral por semana, etc.

     

    Ritual é você por esses ritos em prática diariamente e seguindo uma organização.

    Chega às 8h e bate o ponto, começa o trabalho, às 10h pausa 15 min. pro lanche, meio dia sai pro almoço e bate o ponto, reunem-se semanalmente no dia marcado ... Enfim.

     

    Determinar que devo tomar 3 banhos por dia, almoçar salada e jantar antes das 18h são ritos. Executar essas tarefas diariamente são rituais.

     

     

    A questão não está igualando rito e ritual, ela está afirmando que um acontece por meio do outro. (Correto)

  • Ritos, Rituais e Cerimônias – Referem-se às atividades repetidas que expressam e reforçam os valores-chave da organização. Os rituais de socialização correspondem às estratégias de integração do indivíduo na organização, tornando possível a transmissão de valores e comportamentos para novos membros. Os programas de treinamento e integração de novos funcionários são exemplos de atividades que desempenham esse papel

     

    Gab.: CERTO

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • RITOS: normas, regras, script, roteiro

    RITUAIS: cumprir os ritos ...

  • Boa tarde,

    Senhores, a assertiva está certa.

    Questão:

    Os rituais culturais são importantes para a história da trajetória organizacional, por meio de ritos de renovação (melhoria da estrutura) ou de ritos de integração (boas relações e emoções) no trabalho.

    Freitas (2010) menciona os vários tipos de rituais e cerimônias que uma organização pode executar:

    5) Os rituais de renovação: são momentos do grupo discutir novos caminhos e projetos, geralmente através de reuniões;

    RITOS DE RENOVAÇÃO NÃO RESULTAM EM MELHORIA DA ESTRUTURA.

    estrutura organizacional é a forma de alocação das pessoas e departamentos em uma organização. Trata-se de uma divisão de tarefas e responsabilidades entre níveis hierárquicos da empresa (novos caminhos)estrutura deve definir e coordenar as funções da empresa e orientá-las aos objetivos da organização

  • CERTO

    ELEMENTOS DA CULTURA:

    1. Valores definições a respeito do que é importante para ser atingir o sucesso organizacional, tais como: a importância do consumidor, padrão de desempenho excelente, qualidade e inovação, importância da motivação intrínseca, entre outros.

    2. Histórias e mitos – são os boatos, anedotas e histórias sobre os donos, fundadores, chefes e dirigentes das organizações, contadas e repetidas entre os membros sobre os eventos e incidentes na vida da organização.

    3. Ritos, rituais e cerimônias TORNAM A CULTURA MAIS COESA – são sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores fundamentais da organização, podem ser gritos de guerra, reuniões periódicas, eventos etc.

    o  rito de passagem: o indivíduo deixa da condição de estranho, para fazer parte do grupo por meio de um evento interno ou externo, que faz o indivíduo se sentir aceito pelo grupo e pela organização;

    o  rito de reforço e reconhecimento: comemoram os bons resultados com premiações, títulos ou aplausos;

    o  rito de integração: utilizam de festas e eventos sociais para aproximar o grupo(boa relação);

    o  rito de redução de conflitos: são momentos de negociações;

    o  rito de renovação: são momentos de o grupo discutir novos caminhos e projetos, geralmente através de reuniões;

    o  rito de degradação: retiram poder, sendo a demissão a mais radical deles.

    4. Heróis – personagens que incorporam os valores e condensam a força da organização, cujos feitos são reconhecidos com admiração entre os membros e são compreendidos pelos fundadores como modelos exemplares.

    5. Tabus – assuntos ou acontecimentos que não devem ser comentados ou são proibidos, orientando assim o comportamento para o não-permitido nas organizações.

    6. Crenças e pressupostos – elementos geralmente usados como sinônimos para expressar aquilo que é tido como verdade na organização.

    7. Normasformas de comportamento que se esperam dos indivíduos em cada ocasião, isto é, a forma como cada um, dependendo do seu trabalho e de sua posição hierárquica, deve agir.

    8. Símbolos e processo de comunicação – o uso especial de linguagem e outras expressões não-verbais, como: desenhos humorísticos, manifestos, reclamações, cartas etc., para comunicar temas importantes da vida organizacional.

  • Pessoal, ritos e rituais para o CESPE são sinônimos. Então, se utilizarmos a classificação demonstrada na tabela acima de teoria, vamos perceber que realmente os ritos de renovação estão ligados a uma melhoria organizacional (ex: desenvolvimento organizacional, adoção de novas formas de gestão, aprimoramento de processos, etc.) e que os ritos de integração estão associados a um fortalecimento das relações pessoais e emoções dos trabalhadores. Portanto, assertiva correta.

    Gabarito: C