SóProvas


ID
1797700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às temáticas avaliação e gestão de desempenho, julgue o item subsequente.


A amplitude de controle associada à autoridade funcional deve ser considerada tanto na etapa de planejamento quanto na etapa de implementação do ciclo de gestão do desempenho, pois o desempenho competente exige dos funcionários autonomia e flexibilidade para que eles desenvolvam métodos próprios de trabalho e, se necessário, redirecionem seus objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Fatores para atingir resultados

    1-variáveis volativas= é o desejo querer+saber

    2-variável teleológica=é a meta+bjetivos

    3-possibilidades= infraestrutura+instrumentos. .. T

    udo isso alinhado ao esforço individual do subordinado

  • De acordo com a professora Aline Simionato:

    Amplitude de controle: define qual o número de subordinados que cada administrador poderá supervisionar e conduzir. Atualmente, procura-se aumentar a amplitude de controle para proporcionar maior autonomia e desembaraço para as pessoas.

    Autoridade funcional: É baseada na especialização e no conhecimento, não na hierarquia e no comando. Nela, cada subordinado se reporta simultaneamente a vários superiores especializados, porém reporta-se a cada um deles no assunto da especialidade de cada um.

    A utilização dessas duas práticas (amplitude e autoridade) é importante para a gestão do desempenho, já que o desempenho eficaz exige dos funcionários autonomia e flexibilidade para que eles desenvolvam métodos próprios de trabalho e, se necessário, redirecionem seus objetivos.

  • A amplitude de controle associada à autoridade funcional deve ser considerada tanto na etapa de planejamento quanto na etapa de implementação do ciclo de gestão do desempenho, pois o desempenho competente exige dos funcionários autonomia e flexibilidade para que eles desenvolvam métodos próprios de trabalho e, se necessário, redirecionem seus objetivos

    gab- certo

  • Então os funcionários podem redirecionar seus objetivos?

     

  • Parabéns Stephane...PHD ajudou muito a sua explicação!!..

  • Mas os objetivos não têm que ser os da organização? Como assim "redirecionar seus objetivos"?

  • Os funcionários não podem redirecionar seus objetivos de forma unilateral , devem estar alinhados aos objetivos organizacionais.
  • A amplitude de controle associada à autoridade funcional, portanto, os funcionários são especialistas em detereminada área, ou seja, é necessário que tenham autonomia e liberdade de atuação. Por serem especialistas, podem interferir nos objetivos das organizações, redirecionando-os.

     

  • Nenhuma resposta me convenceu que a questão está certa: o desempenho competente exige dos funcionários autonomia e flexibilidade (nem sempre)

  •  "redirecionem seus objetivos"

     

    UÉ?

     

     

  • A cada 10 questões dessa matéria que eu faço, erro 15.

  • Visão moderna da administração. O funcionário deve ter autonomia e flexibilidade (Empowerment) podendo escolher metodos de trabalho e redirecionar seus objetivos (desde se paute pelos objetivos organizacionais). A questão ficou muito genérica, mas tentem pensar nessa lógica Antigo Vs Moderno. Resolve muitas questões desse tipo.

    GABARITO: CERTO

  • Aos dois colegas que questionaram os funcionários redirecionarem seus objetivos: essa é exatamente minha dúvida! Os objetivos não são da organização?

    O resto da questão, ok. Porém esse detalhe gerou dúvida.

  • Tirei a seguinte regra: é "pra ingles ver". Quando responder questões desse tipo, pense que o que eles querem é um gestor  "do bem". Dá certo em quase todas as questões...

     

  • Concordo que a questão está meio bêbada. Demorei a entender. Mas vamos lá:

    A amplitude de controle é quando mais subordinados estão ligados a uma única chefia. Uma pessoa controla muuuito mais gente. Assim, o cara precisa delegar, dar autonomia pra que as pessoas desenvolvam seus trabalhos, até porque não há como um chefe estar tão diretamente atento a 50 funcionários como ele estaria se só comandasse 5 e pudesse dar todo o comando sozinho (postura linear). para isso, deve haver o trabalho em cima do desempenho das pessoas. Sem um bom desempenho, não há autonomia, certo?

    Se veja como o chefe de uma fábrica com 100 costureiras. Você não tem como passar o dia, nem é estratégico fazer isso, indo de mesa em mesa pra coordenar o trabalho de cada uma. Mas você lhes dá autonomia pra que desempenhem suas atividades e aja para obter os melhores resultados. Lembre que desempenho = ação + resultados. A autonomia permite e exige que um funcionário redefina seus objetivos DE TRABALHO, não são os pessoais. Ele precisa ter maturidade pra saber quando aquilo não está bom e precisa ser modificado.