SóProvas


ID
1797763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à atuação do profissional de psicologia nas questões relacionadas ao direito de família, da criança e do adolescente, julgue o item seguinte.

No contexto do divórcio e da dinâmica conjugal e familiar, psicólogos devem estar atentos à estratégia de descrédito, também denominada ziskinização, que diz respeito à tentativa dos envolvidos em desvalorizar as intervenções psicológicas, mesmo diante de evidência científica, por meio de jogos conceituais que misturam hipóteses e recursos de retórica ou, ainda, partem de premissas não generalizáveis e nem sempre verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Conceito consta no livro de Jorge Trindade, Psicologia jurídica para operadores do direito, capítulo 5.

  • ..... Assim como uma das partes naturalmente buscará aliança com aqueles pontos que parecem favoráveis, a outra, que sentir prejuízo , lutará para obter a sua anulação, colocando em descrédito toda a intervenção pericial desfavorável . Esse mecanismo, conforme relembram Rot, Cartujo, Perez e Atienza ( 1992),'" é conhecido como "estratégia de descrédito" e recebe o nome técnico de ziskinização, expressão que teve origem em Ziskin (1970-80), por sua contribuição a favor da desmitificação do trabalho psicológico.
    De acordo com referidos autores (1992), essa estratégia consiste em desvalorizar as intervenções psicológicas, negando-as mesmo perante a evidência científica, através de puro jogo conceitual que mistura hipóteses e recursos próprios da retórica, partindo de premissas não generalizáveis e nem sempre verdadeiras, escotomizadas e futuristas, dotadas de figuras de linguagem, para retificar ou ratificar uma situação sem importância real, mas capaz de causar dúvida e desarmonia. 

     

    Fonte:  Psicologia jurídica para operadores do direito.Jorge Trindade