SóProvas


ID
1797772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à atuação do profissional de psicologia nas questões relacionadas ao direito de família, da criança e do adolescente, julgue o item seguinte.

Do ponto de vista psicológico, o processo de adoção pode ser um evento traumático para a criança adotada, visto que aumenta a probabilidade de a criança desenvolver problemas afetivos por ter sido privada de seus pais biológicos em momento inicial da vida, quando a capacidade de vinculação duradoura é assimilada.

Alternativas
Comentários
  • Não há como afirmar que a privação de pais biológicos possa acarretar problemas relacionados à vinculação. Há, porém, a possibilidade de problemas vinculares, independente de serem pais biológicos, se houverem problemas de vínculo mãe-filho.É muito mais no sentido da função do que da relação biológica.

  • Inclusive Winnicott apresenta como uma das alternativas de assistência à criança que sofreu deprivação o processo de adoção. 

  • Não é a adoção que PRIVA a criança de seus pais biológicos, e sim o abandono/negligência por parte destes.A adoção abre possibilidades de ressignificar o trauma, não sendo pois, em si, traumática, o que acontece é o o processo da espera pode gerar ansiedade.