SóProvas


ID
1797946
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O momento de crise da modernidade ocorreu na virada para os anos 1980, no Brasil e no mundo. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A crise da modernidade não foi acompanhada por sua dissolução e transformação radical, mas pela admissão de sua inerente pluralidade.

II. A condição pós-moderna se caracteriza mais pelo encerramento de um período e menos pelo momento de profunda reorientação.

III. A noção de modernidade reflexiva parece melhor caracterizar o processo interno da crise da modernidade arquitetônica.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Se o condidato precisar saber disso para responder essa questão, o edital da prova tem que ser só de português.

  • A retomada do debate arquitetônico nesta passagem de década se debruça sobre a arquitetura produzida a partir da década de 1960, ou pós Brasília, com o intuito de se entender este período numa perspectiva histórica (BASTOS, 2003). Brasília é, assim, tomada como um marco evidente de inflexão social e política do pais na década de 60 e será marcada pelo golpe de 1964 e a ditadura militar que se estendera até a década de 80.

     “A constatação de que a crise da modernidade não foi acompanhada por sua dissolução e transformação radical, mas pela admissão de sua inerente pluralidade, parece indicar que a chamada “condição pós-moderna é o menos o encerramento de um período e mais um momento de profunda reflexão e reorientação.

    Neste sentido, pode ser frutífero explorar, para a sua caracterização, a noção de “modernidade reflexiva”, que parece melhor caracterizar esse processo interno da crise da modernidade arquitetônica, evitandose assim empregar, de maneira maniqueísta, a expressão ‘pós‐modernidade’. ” (BASTOS, ZEIN, 2015, p.195)