-
LETRA B
I- Incorreta. O estudo morfológico estuda a forma urbana. Lamas afirma que “um estudo morfológico não se ocupa do processo de urbanização, quer dizer, do conjunto de fenômenos sociais, econômicos e outros, motores da urbanização”.
II- Correta. Conforme José Lamas: “a morfologia urbana é a disciplina que estuda o objeto – a forma urbana – nas suas características exteriores, físicas, e na sua evolução no tempo”.
III- Incorreta. Os elementos morfológicos são articulados entre si.
(Profª Moema Machado)
-
Não mantém seu potencial na composição da cidade, após a perda do seu significado utilitário.(errado)
"O monumento é o fato urbano singular, elemento morfológico individualizado pela sua presença, configuração e posicionamento na cidade e pelo seu significado."
Caracteriza a área ou o bairro, tornando-se polo estruturante da cidade.(correto)
"O monumento desempenha o papel essencial no desenho urbano, caracteriza a área ou bairro e torna-se pólo estruturante da cidade."
É um dos fatores urbanos que melhor persistem no tecido urbano e resistem a transformações.(correto)
"Para Poete, é um dos elementos que fundamenta o princípio das permanências – um dos fatos urbanos que melhor persiste no tecido urbano e resiste a transformação."
fonte: Morfologia Urbana e Desenho Social: um estudo comparativo dos bairros do Coroadinho e Cidade Olímpica em São Luís – MA-Rio de Janeiro 2009.
-
Conceitos que aparecem no livro Morfologia Urbana e Desenho da Cidade, De Lamas (1993). Da pra achar o capitulo referente aos elementos morfológicos na internê =)
-
( F) Não mantém seu potencial na composição da cidade, após a perda do seu significado utilitário.
[...] Poéte identifica também no monumento um dos elementos de maior potencial na composição da cidade, mesmo após a perda do seu sig�ificado utilitário.
(V ) Caracteriza a área ou o bairro, tornando-se polo estruturante da cidade.
O monumento desempenha um papel essencial no desenho urbano, caracteriza a área ou bairro e torna-se pólo estruturante da cidade.
(V ) É um dos fatores urbanos que melhor persistem no tecido urbano e resistem a transformações.
Para Poéte é um dos elementos que fundamentam o princípio das permanências - um dos factos urbanos que melhor persistem no tecido urbano e resistem a transformações.
Gabarito: B
Fonte: Morfologia urbana e desenho da cidade - José Lamas, pág 104