SóProvas


ID
1798873
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia trecho da entrevista da vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, à revista Veja, publicada em 17/09/2014, e responda à questão.

Um dos principais problemas das campanhas eleitorais é a “guerra suja" na internet. A senhora, que comandou o Tribunal Superior Eleitoral até o ano passado, acha que a justiça tem instrumentos para combatê-la? A Justiça Eleitoral manda retirar do ar conteúdos quando se demonstra abuso ou fraude. O problema é que, quando esses conteúdos são retirados, já produziram efeitos.
Pode citar um exemplo? Nestas eleições, foi criada uma página supostamente de responsabilidade da campanha de Eduardo Campos. Mas ela entrou no ar antes do início do prazo permitido para a propaganda eleitoral. Na ocasião, nossa suposição foi que havia sido criada por adversários dele porque, caso um candidato não consiga comprovar que determinada postagem não tem nada a ver com ele, isso pode configurar, por exemplo, propaganda antecipada e gerar situações de inelegibilidade. Ainda não se encontrou um marco regulatório para a internet. Outra situação possível numa eleição: se “plantarem" algo que gere uma semente de informação falsa, teremos opções falsas e, por mais livre que seja a escolha, ela já estará fraudada. Esse é o perigo desse tipo de faroeste virtual.

Sobre o uso de elementos coesivos no texto, analise as afirmativas.
I - Na primeira pergunta da revista, as duas ocorrências da palavra que funcionam como elementos coesivos referenciais, pois fazem remissão a outros elementos da superfície textual.
II - Na expressão Nestas eleições, o pronome situa o fato eleições em tempo posterior à fala da ministra.
III - A expressão Na ocasião é anafórica, faz retomada de ideia dita anteriormente: a entrada no ar de uma página supostamente de um candidato antes do início do prazo permitido.
IV - Os conectores Mas, porque e caso, na segunda resposta da ministra, exercem função coesiva referencial, estabelecendo relação de sentido com algo que os precede.
V - Os pronomes isso e esse, na segunda resposta da ministra, fazem remissão a ideias dadas anteriormente no texto; se indicassem ideias a serem dadas posteriormente, seriam isto e este.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Pronome demonstrativo; 

    O que distingue estes dois conceitos é uma questão referencial (tempo e espaço).


    Nesse é usado quando o que está a ser demonstrado está espacialmente longe da pessoa que fala e espacialmente próximo da pessoa a quem se fala ou no tempo passado em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que já foi mencionado no discurso.


    Gab.B

  • Define-se elemento coesivo como: "palavras ou expressões cuja função é estabelecer relações lógicas entre as partes do texto – como os conectivos – ou fazer referência a outros elementos presentes no texto – pronomes, advérbios, sinônimos". (https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=o%20que%20s%C3%A3o%20elementos%20coesivos)
    I - Na primeira pergunta da revista, as duas ocorrências da palavra que funcionam como elementos coesivos referenciais, pois fazem remissão a outros elementos da superfície textual. A primeira pergunta é: Um dos principais problemas das campanhas eleitorais é a “guerra suja" na internet. A senhora, que comandou o Tribunal Superior Eleitoral até o ano passado, acha que a justiça tem instrumentos para combatê-la?os elementos coesivos referenciais são: "a guerra suja" na internet e combatê-la - Resposta errada
    II - Na expressão Nestas eleições, o pronome situa o fato eleições em tempo posterior à fala da ministra. - a afirmação não procede pois a palavra da ministra está se referindo a fatos ocorridos no passado, porém, usados como referência na situação presente. - Resposta Errada.
    III - A expressão Na ocasião é anafórica, faz retomada de ideia dita anteriormente: a entrada no ar de uma página supostamente de um candidato antes do início do prazo permitido. - A expressão Na ocasião não se refere a uma expressão anafórica, pois conforme os seguintes ensinamentos: À remissão feita para trás dá-se o nome de anáfora e a remissão feita para a frente recebe o nome de catáfora (Koch 1996).Observe-se os exemplos: 1-Luana mora com a tia. Ela faz faculdade de direito. Ela – retomada de Luana  anáfora (http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/30/artigo219546-2.asp). - Resposta Certa.
    IV - Os conectores Mas, porque e caso, na segunda resposta da ministra, exercem função coesiva referencial, estabelecendo relação de sentido com algo que os precede. Mas que pode ser uma conjunção coordenativa  que liga orações ou períodos com as mesmas propriedades sintáticas, introduzindo frase que denota basicamente oposição ou restrição ao que foi dito; porém, contudo, entretanto, todavia. ou um advérbio onde usa-se para corroborar o que a pessoa acabou de dizer. Ex. "a moça deixou-o impressionado, m. muito impressionado"- porque - conjunção causal explicativa- caso - substantivo masculino Não tem nada a ver com coesão referencial - anáfora e catáfora.- resposta errada.
    V - Os pronomes isso e esse, na segunda resposta da ministra, fazem remissão a ideias dadas anteriormente no texto; se indicassem ideias a serem dadas posteriormente, seriam isto e este. 
    - isso pronome que relaciona a que foi falado antes.
    isto pronome que relaciona o que é falado posteriormente. - resposta correta.

  • Gabarito letra B

    Inciso I - que é pronome relativo, pois pode ser substituído por a qual ( a senhora, a qual comandou...). Já no segundo caso não é pronome relativo;

    Inciso III -  ANÁFORA (não confundir com a figura de linguagem de mesmo nome) o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior. "Na ocasião" faz referência ao que foi dito antes pela ministra (nestas eleições, foir criada uma página.....) Por sua vez, os pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente.

    Inciso IV - acredito que MAS é uma conjunção coordenativa adversativa, pois express a ideia de oposição; logo não faz referência a algo que a precede. Porque, no caso em que aparece é uma explicação (e pode ser substituído por pois).

    Inciso V (mesmo raciocínio do inciso II)

     

    Por favor, complementem com Caso e se eu estiver errada por favor me corrijam!

     

  • Os pronomes este, esta, estes, estas e isto devem ser usados quando indicarem tempo presente ou futuro próximo. Já, esse, essa, esses, essas e isso serão utilizados para indicar tempo passado próximo.


    É preciso lembrar também, que na construção de frases devemos utilizar este, esta, estes, estas, neste, nesta para o que ainda será dito ou citado e esse, esses, essa e essasnesse, nessa, para o que já disse ou foi citado no contexto. 

     

    Exemplo:

    Nesta semana começam as disputas por medalhas em Pequim; será a vez dos atletas portadores de necessidades especiais. Esses atletas buscam o ouro olímpico. 


    Veja: usei nesta porque estou falando da semana em curso e esses atletas, porque já havia citado os atletas no período anterior. 

  • Na alternativa B) é preciso reparar a data da entrevista que indica que as eleições que ela se refere no trecho: "Nesta eleições...", faz menção ao tempo presente, pois de acordo com a data as eleições que ela se refere está acontecendo. Portanto se usa o termo Nestas indicando tempo presente ou futuro, ao invés de Nessas.
  • poderia ter editado melhor essa questão muito ruim