SóProvas


ID
1800394
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo de mudança nas organizações, é comum o conflito entre os que apoiam e dão suporte a tal mudança e os que resistem a ela, chegando, em muitos casos, a tentar restringi-la ou impedi-la. Esse processo consiste em três etapas: descongelamento do padrão atual de comportamento, mudança e recongelamento. Em relação ao processo de mudança nas organizações é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • De Acordo com Lewin, esse método de mudança planejada tem três fases: o descongelamento, a mudança e o recongelamento. Descongelamento: a empresa deve primeiro tornar a necessidade da mudança evidente a todos. Ou seja, comunicar os motivos das mudanças, envolver as pessoas no problema e buscar reduzir as resistências iniciais ao processo de mudança. Mudança: nessa fase, a mudança em si seria executada. Entre os aspectos que podem ser mudados estão: as tarefas, as pessoas, a cultura organizacional, a tecnologia e as estruturas organizacionais. Recongelamento: não adianta mudar as coisas para, após o esforço inicial,tudo voltar a ser como era antes. P

  • MUDANÇA É A TRANSIÇÃO DE UMA SITUAÇÃO PARA OUTRA DIFERENTE, IMPLICANDO RUPTURA, TRANSFORMAÇÃO, PERTURBAÇÃO.

    FASES DA MUDANÇA:

     

    1) DESCONGELAMENTO: significa que as velhas práticas serão derretidas e desprendidas para serem substituídas por novas ideias e práticas aprendidas.

    2) MUDANÇA: Surge quando ocorre a descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos, sendo a fase em que novas ideias e práticas sçao aprendidas de modo que as pessoas passam a pensar e a executar de uma nova maneira.

    3) RECONGELAMENTO: Incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de suporte e de reforço, de modo que ele se torne a nova norma. Significa que o que foi aprendido, foi integrado á prática atual.

     

    FONTE: CHIAVENATO

  • DESCONGELAMENTO: é a fase inicial, na qual as velhas ideias são deixadas de lado. É a abdicação do padrão de comportamento atual. Não havendo esta etapa possível que haja um retorno ao padrão habitual de comportamento.

    MUDANÇA: é a experimentação de novas ideias e novas práticas. A mudança ocorre ainda em duas fases:

    identificação: as pessoas aceitam a necessidade de aplicar a nova atitude;

    internalização: as pessoas passam a desempenhar novas atitudes como seu novo padrão de comportamento.

    RECONGELAMENTO: consiste na incorporação definitiva (pelo menos até o próximo processo de mudança) das novas práticas no comportamento. Indica que o novo padrão foi aprendido e que já foi incorporado à prática. Nesta etapa ocorre a estabilização da mudança. O recongelamento requer dois aspectos:

    apoio: é o suporte através de recompensas que mantém a mudança;

    reforço positivo: prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida.