SóProvas


ID
1801288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tendo em vista que, em um processo ágil de desenvolvimento de software, foi adotado o XP (eXtreme Programming) e que os requisitos levantados foram expressos na forma de histórias de usuário, assinale a opção que apresenta, corretamente, recomendações técnicas para a elaboração de um cartão de histórias de usuário.

Alternativas
Comentários
  • Equipes XP planejam utilizando histórias escritas em pequenos cartões. As histórias normalmente são escritas pelo próprio cliente. Os cartões não têm a pretensão de armazenar todas as informações sobre uma história. Desenvolvedores em um equipe XP utilizam o diálogo presencial com o cliente para aprender o máximo possível sobre os detalhes de cada história. Dessa forma, o registro da história feito no cartão acaba servindo basicamente como um lembrete do diálogo.


    No Jogo do Planejamento, uma reunião feita no início de cada ciclo semanal, o cliente escreve novas histórias para serem implementadas na iteração que se inicia. Os desenvolvedores, por sua vez, estimam cada história e colocam o valor da estimativa nos cartões. Com base na velocidade de desenvolvimento da semana anterior, os desenvolvedores fornecem um "orçamento" para o cliente indicando a quantidade de histórias que poderão ser implementadas na iteração que se inicia. De posse dessas informações, o cliente prioriza as histórias que, em conjunto, mais possam gerar valor para ele quando estiverem implementadas ao final da semana.


    Durante a iteração os cartões são colocados na parede, em um mural, de modo que possam ser acompanhados facilmente por todos os participantes do projeto, incluindo desenvolvedores, gerentes, clientes, entre outros. Existem softwares que procuram ajudar no planejamento de projetos XP. Entretanto, eles não são tão eficazes quanto os cartões em papel. Procure evitá-los a não ser que as circunstâncias imponham a adoção dos mesmos como pode acontecer, por exemplo, em alguns projetos distribuídos.


    Fonte: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/praticas/historias


    As histórias de usuários devem ter como objetivo os requisitos funcionais (Letra A) e não os não-funcionais (Letras D e E). As letras B e C são descrições genéricas, quando o correto seria uma narração feita pelo próprio cliente.


    Espero ter ajudado.

  • Dá pra matar a questão sabendo que as histórias de usuários são feitas pelo CLIENTE! na visão do USUÁRIO! utiliza linguagem não técnica!

    Letra A: certa

    Letra B: referindo-se ao professor (usuário) na terceira pessoa, significa que não foi ele quem fez.

    Letra C: mesma coisa.

    Letra D: usuário comum não sabe o que é analista de requisitos.

    Letra E: usuário comum não sabe o que é RELEASES.

  • Só lembrar se é "histórias de usuário" tem que ser escritas por ELES. Então, por eliminação, a ÚNICA que tem característica de ser escrita é a primeira, O CLIENTE!

  • A recomendação técnica para a elaboração de um cartão de histórias de usuário é para que o texto seja uma NARRAÇÃO feita pelo CLIENTE a respeito de um REQUISITO FUNCIONAL.

  • Como um (ator) eu quero (ação) para (funcionalidade).