SóProvas


ID
1802455
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os princípios infraconstitucionais do Direito Administrativo reconhecidos pela doutrina e jurisprudência são os a seguir relacionados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: D


    Os princípios Constitucionais aplicáveis à administração pública estão previstos no “caput” do art. 37 da CF/88, e são eles: “LIMPE” (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, este último acrescentado pela Emenda Constitucional nº 19/1998).


    Além dos citados princípios, há também princípios infraconstitucionais aplicáveis à administração pública, dentre eles, Elias Freire cita os seguintes:

    - Supremacia do interesse público;

    -Indisponibilidade;

    -Presunção de legitimidade;

    -Especialidade;

    -Tutela;

    -Autotutela;

    -Continuidade dos serviços públicos; e

    - Razoabilidade.


    Quanto a segurança jurídica, penso que é uma decorrência lógica dos atos praticados pela administração pública, já que obedecem a diversos rigores, justamente pra proporcionar uma maior segurança aos indivíduos que dela dependem.


    Bons estudos!  \o

  • Gabarito Letra E... 

    Os princípios infraconstitucionais do Direito Administrativo reconhecidos pela doutrina e jurisprudência são os a seguir relacionados, EXCETO:

     a)Princípio da Supremacia do Interesse Público.

    Luiz Alberto Araújo : "O princípio da supremacia do interesse público sobre o privado, coloca os interesses da Administração Pública em sobreposição aos interesses particulares que com os dela venham eventualmente colidir".

     b)Princípio da Indisponibilidade.

     O princípio da indisponibilidade consiste na garantia que os bens públicos serão utilizados em prol da coletividade. Não podendo ser disponibilizados pela Administração e seus Agentes, cabendo a este apenas gerir, conservar e zelar pelos bens públicos.

     c)Princípio da Continuidade.

    Por esse princípio entende-se que o serviço público, sendo a forma pela qual o Estado desempenha funções essenciais ou necessárias à coletividade, não pode ser interrompido.

     d)Princípio da Segurança Jurídica.

    O princípio da segurança jurídica ou da estabilidade das relações jurídicas impede a desconstituição injustificada de atos ou situações jurídicas, mesmo que tenha ocorrido alguma inconformidade com o texto legal durante sua constituição

     e)Princípio da Competência Financeira. GABARITO

  • GABARITO   E

     

    Continuidade Do Serviço Público: Por esse princípio entende-se que o serviço público, sendo a forma pela qual o Estado desempenha funções essenciais ou necessárias à coletividade, não pode parar. Dele decorrem consequências importantes:

    Necessidade de institutos como a suplência, a delegação e a substituição para preencher as funções públicas temporariamente vagas;

    (Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Direito Administrativo, 2014. pp. 71-72)

  • @Erica Moreira atualiza esse gabarito seu porque o verdadeiro é LETRA E ''exceto'' depois dizem que eu que coloco gabarito errado e blá blá blá...

    GB E