-
D) Os enunciados dão pistas, lembre-se disso. Alguns (FCC, FGV, ESAF) sempre tentam nos pegar apostando em histórias descabidas.
Repare que ele nos dá a dica falando em função administrativa o que nos faz riscar a assertiva E. Ele nos dá a resposta da charada com "monitora e avalia".
-
Controlar
Consiste em assegurar que as atividades da organização levam-na em direção aos objetivos. (LACOMBE, 2011)
-
Resumindo a função CONTROLE: "Fazer que algo aconteça do modo como foi planejamento". Ou seja, visa suprir os demais processos, para que mantenham seu curso previamente traçado, corrigindo e reforçando o desempenho, na busca de garantir eficiência, eficácia e efetividade dos resultados. Segundo Robbins (2001), o controle, além de corrigir falhas e erros existentes, deve prevenir que outras aconteçam. E também, lembre-se: NENHUM CONTROLE DEVE TER SEU CUSTO MAIOR QUE O BENEFÍCIO OBTIDO.
-
Palavras chaves para a resposta monitora e avalia: Controle.
-
se já chegou até aqui, tá na cara a resposta! AUSHUSAH
-
Letra D, monitorar, acompanhar se determinada tarefa alcançou os objetivos planejados.
-
Controle
-
GABARITO: D
Vai nas palavras chaves:
(PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Planejamento - definir objetivos e metas;
Organizar - Alocar/realocar pessoas e recursos; dividir tarefas e recursos e agrupá-los da melhor forma;
Direção - influenciar, motivar, orientar, capacitar e interagir com as pessoas;
Controle - estabelecer padrões, mensurar, comparar e corrigir.
Bons estudos.
-
Função Controle
Após a definição de planejamento, organização e liderança no processo administrativo, será analisada a função de controle, que pode ser compreendida, de acordo com Maximiano (2009), como um processo contínuo do processo administrativo, que tem como principal objetivo ajustar e controlar as atividades organizacionais, tornando-as consistentes no desempenho de seus planos e metas. Na função de controle, os gerentes precisam saber de todas as informações essenciais da organização para decidir os padrões e as medidas que serão necessárias para obter um monitoramento e um controle eficaz da organização.
Segundo Robbins (2005, p. 33), "a função final, desempenhada pelos gerentes, é o controle", ou seja, depois que as metas são fixadas, os planos formulados, os arranjos estruturais definidos e as pessoas contratadas, treinadas e motivadas, alguma coisa ainda pode não tomar a direção correta. Desta forma, para garantir que as coisas caminhem como devem, a administração precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho real deve ser comparado às metas previamente fixadas, de forma que os gerentes possam trazer a organização novamente para o seu curso. Esse processo de monitorar, comparar e corrigir se constitui na função controle.
O processo de controle é executado em todas as áreas de uma organização, sendo necessário para medir e avaliar padrões de desempenho das organizações, além de fazer uso eficaz do feedback para tomar medidas de correção quando for necessário.
O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases:
1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;
2 - Avaliação ou mensuração do desempenho atual;
3 - Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos; e
4 - Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.
Controlar
“Assegurar a realização de objetivos”
Definir padrões de desempenho.
Monitorar o desempenho.
Comparar resultados com previsões – avaliar.
Corrigir falhas e melhorar.
Fontes: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
A questão quer saber qual função administrativa tem relação com as atividades de monitoramento, entre outras.
De acordo com Chiavenato (2014, pág 175), aos conceitos e as atividades relacionadas a cada uma das funções administrativas são os seguintes: planejamento, organização, direção e controle.
A- INCORRETA. PLANEJAMENTO: A função Planejamento é aquela que precede as demais funções. É nela que se estabelecem os objetivos e os meios para alcança-los. São atividades do planejamento: Definir missão; formular objetivos; Definir planos e Programar atividades.
B- INCORRETA. ORGANIZAÇÃO: Nessa função, determina-se e agrupa-se as atividades e de acordo com Chiavenato (2014), e as atribui às respectivas posições e pessoas na estrutura organizacional. São atividades da organização: Dividir o trabalho; Designar as atividades; Agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir autoridade e responsabilidade.
C- INCORRETA. DIREÇÃO: Essa função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São atividades da direção: Designar pessoas; Coordenar esforços. Comunicar. Motivar. Orientar.
D- CORRETA. CONTROLE: Busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. São atividades do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.
E- INCORRETA. ESTRATÉGIA. Sequer é uma das funções administrativas, portanto não pode ser o nosso gabarito.
Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA D