SóProvas


ID
1803601
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sob influência das práticas orçamentárias desenvolvidas nos Estados Unidos a partir do século XX, a concepção moderna do orçamento público tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Creio que a questão esteja falando sobre o Orçamento programa, que está intimamente ligado ao sistema de planejamento e aos objetivos que o governo pretende alcançar. A ênfase é nos objetivos a realizar, direcionando seu uso como instrumento de administração.

     

    Gabarito B

  • Apenas localizando temporalmente o Orçamento Programa citado na questão:

    "Esse orçamento foi determinado pela Lei n" 4.320/1964, reforçado pelo Decreto-lei n" 200/1967, e teve a primeira classificação funcional-programática em 1974, mas foi apenas com a edição do Decreto nº 2.829/1998 e com o primeiro PPA 2000-2003 que se tornou realidade." PALUDO, 2017

  • Hoje, o orçamento é um moderno instrumento da Administração Pública, que integra o planejamento ao orçamento e ajuda o governo a atingir resultados. Em sua nova concepção, o orçamento é algo mais que uma simples previsão da receita ou estimativa de despesa. O orçamento é, ao mesmo tempo, um relatório, uma estimativa e uma proposta.

    Já deu pra matar a questão?

    Então, vejamos:

    a) Errada. De acordo com James Giacomoni, a principal função do orçamento tradicional era a de controle político, possibilitando aos órgãos de representação um controle político sobre os Executivos. Era um controle simples: somente da legalidade e honestidade do gestor público.

    b) Correta. Como dissemos: o orçamento moderno é visto como um instrumento da Administração Pública. É no orçamento que a Administração planeja, executa e controla seus objetivos, suas realizações. E, de acordo com o autor supracitado, a função principal do orçamento moderno é a de servir de instrumento de administração.

    c) Errada. Não, não. Esse não é o objetivo do orçamento-programa. Menores gastos públicos não implicam diretamente equilíbrio nas contas públicas e melhor qualidade de vida para a população. O orçamento-programa consiste em um método de orçamentação por meio do qual as despesas públicas são fixadas a partir da identificação das necessidades públicas sob a responsabilidade de um certo nível de governo e da sua organização segundo níveis de prioridades e estruturas apropriadas de classificação da programação.

    d) Errada. Quem tem caráter jurídico muito forte (e aspecto econômico secundário) é o orçamento tradicional.

    e) Errada. Na concepção moderna, o orçamento público é um importante instrumento de planejamento das ações governamentais. E mais: o orçamento é um importante instrumento de intervenção do Estado na economia. É no orçamento tradicional que as finanças públicas são caracterizadas pela sua “neutralidade”.

    Gabarito: B