SóProvas


ID
1804723
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No âmbito organizacional, motivação pode ser definida como a predisposição individual para exercer esforços para alcançar as metas organizacionais.

Com relação às teorias de processo da motivação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Teoria da Expectativa – o esforço de trabalho de uma pessoa, para alcançar determinado nível de desempenho, depende do valor da recompensa pelo esforço alocado.

( ) Teoria da Equidade – um fator a ser considerado na motivação é a percepção dos funcionários acerca da justiça – equidade – da recompensa recebida pelos resultados alcançados, sem comparação com seus colegas.

( ) Teoria do Estabelecimento de Objetivos – teoria cognitiva que se baseia no pressuposto de que os indivíduos são seres pensantes que lutam para atingir seus objetivos.

As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • A)  

     Teoria da expectativa (ou expectância) – Victor Vroom

    Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca.

    Teoria da equidade, Adams

    Afirma que as pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas relações com outras pessoas e com as organizações. De acordo com ele, os funcionários que se encontram em situação de desigualdade experimentam insatisfação e tensão emocional que eles procurarão reduzir. A teo­ria especifica condições sob as quais a desigualdade ocorrerá, condições essas que os funcionários deverão reduzir. Acredita-se que, quando uma pessoa avalia o resultado do próprio trabalho, qualquer diferença percebida em relação ao dos outros é um estado de consciência motivador.

    Teoria da fixação de metas/objetivos, Edwin Locke e Lathan

    É a teoria de motivação que provavelmente tem sido mais útil para os psicólogos organizacionais; é uma forma popular de aumentar o desempenho no trabalho. O princípio básico dessa teoria diz que o comportamento das pessoas é motivado por intenções e objetivos, que podem estar intimamente relacionados a comportamentos específicos. As metas de uma pessoa são o principal determinante da motivação relacionada à tarefa, visto que as metas dirigem os pensamentos e as ações


    FONTE: RIBAS E CHIVANEATO

  • Não entendi a TEORIA DA EQUIDADE como certa.

     

    O texto diz, "Teoria da Equidade – um fator a ser considerado na motivação é a percepção dos funcionários acerca da justiça – equidade – da recompensa recebida pelos resultados alcançados, sem comparação com seus colegas."

     

    Teoria da Equidade refere-se a uma percepção de um tratamento igual perante um comportamento ou uma ação na presença de uma determinada situação similar. Esta percepção de comportamento é determinante para o julgamento de um indivíduo para que possa estabelecer um grau de igualdade sobre suas ações em comparação com a ação de outros indivíduos

  • A teoria da Equidade está ERRADA na Questão!

  • Comentário:

    Adoro essas questões que misturam várias teorias, pois elas dão uma boa revisada no conteúdo.

    (V) – Exatamente. A Teoria da Expectância de Victor Vroom afirma que alguém só vai despender muito esforço para o alcance de um desempenho, se a recompensa oferecida for valiosa para ele, ou seja, coadunar-se com seus objetivos pessoais. É a chamada valência, ou valor dado a certa recompensa pelo trabalhador.

    (F) – O item só erra ao dizer “sem comparação com seus colegas”, pois o trabalhador pode se comparar com vários referenciais: a si mesmo em outro cargo na empresa, a outra pessoa em um cargo parecido em outra organização, aos seus colegas de trabalho, etc.

    (V) – A Teoria do Estabelecimento de Objetivos, teoria do processo ou cognitiva, defende que os seres humanos se motivam a partir do estabelecimento de metas, objetivos e propósitos. Logo, o item está verdadeiro.

    Gabarito: A

  • Teoria da equidade ----> As recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos, demonstrando harmonia e equilíbrio.

  • Acredito q caberia recurso: sim, a teoria da equidade é realmente o que todos os colegas já disseram. Porém, esqueceram-se de alguns detalhes

    "Para a Teoria da Equidade, existem diferentes pontos de referência que os funcionários podem

    adotar quando estão fazendo essas comparações. São os seguintes:

    Próprio-interno: o ponto de comparação, nesse caso, é o próprio funcionário, quando

    ocupava outra posição dentro da mesma organização;

    Próprio-externo: o ponto de comparação, nesse caso, é o próprio funcionário quando

    ocupava uma posição dentro de outra organização;

    • Outro-interno: o ponto de comparação, nesse caso, é outro funcionário que ocupa uma

    função dentro da mesma organização;

    • Outro-externo: o ponto de comparação, nesse caso, é outro funcionário que ocupa uma

    função em outra organização."

    Logo, não é preciso q eu, como sendo um funcionário de uma organização, compare a minha remuneração com as dos meus colegas. Posso avaliar de acordo com os aspectos "próprio interno" e "próprio externo".

    Espero ter ajudado

  • Vamos analisar as afirmativas com relação as teorias da motivação.

    (VERDADEIRO) Teoria da Expectativa – o esforço de trabalho de uma pessoa, para alcançar determinado nível de desempenho, depende do valor da recompensa pelo esforço alocado.

    De acordo com essa teoria a motivação seria o resultado de uma espécie de equação composta por três variáveis básicas: Expectância, Instrumentalidade e Valência. 

    Expectância: corresponde à crença de que o esforço levará ao desempenho desejado.

    Instrumentalidade: corresponde à crença de que o desempenho está relacionado com as recompensas desejadas.

    Valência: valor/importância atribuída a uma recompensa específica.

    (FALSO) Teoria da Equidade – um fator a ser considerado na motivação é a percepção dos funcionários acerca da justiça – equidade – da recompensa recebida pelos resultados alcançados, sem comparação com seus colegas.

    O erro consta no seguinte trecho: “sem comparação com seus colegas”. A equidade ocorrerá se o indivíduo perceber que a proporção (Recompensa/contribuição) dele é equivalente a dos outros indivíduos. Em português claro: se, na percepção do indivíduo, existe um tratamento igualitário e justo na organização, teremos um ambiente de equidade (justiça de distribuição). Se, por outro lado, na percepção do indivíduo, existir um tratamento diferente entre ele e os demais indivíduos, teremos um ambiente de inequidade.

    (VERDADEIRO) Teoria do Estabelecimento de Objetivos – teoria cognitiva que se baseia no pressuposto de que os indivíduos são seres pensantes que lutam para atingir seus objetivos.

    Edwin Locke propôs que as intenções de trabalhar em direção a uma meta exerciam importante fonte de motivação no trabalho. Perceba que são necessários os dois elementos (Intenção e Meta) para que haja motivação. Não basta que o gestor crie metas adoidado sem despertar no subordinado a intenção de bater essas metas. Da mesma forma, não adianta despertar nos empregados o desejo de melhorar o desenho sem definir metas que suportem essa evolução. É preciso dos dois!

    Portanto, alternativa correta é a letra A (V-F-V)

    GABARITO: A

  • Teoria de VROOM É VEI:

    Valência: o que eu quero/desejo, recompensa-metas pessoas;

    Expectativa: probabilidade subjetiva, esforço-desempenho;

    Instrumentalidade: ação/força, desempenho-recompensas.