SóProvas


ID
1805266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao prazer e ao sofrimento no trabalho, julgue o próximo item.

A negação, que é a naturalização do sofrimento, e a racionalização, que consiste na eufemização da angústia e na busca de justificativas socialmente aceitas para a situação, são estratégias defensivas utilizadas para minimizar as condições geradoras de adoecimento e revelam-se como paliativas, por desconsiderarem as reais causas do sofrimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

  • Gabarito: certo!

    "Esta tática é utilizada pelo trabalhador que nega aquilo que o faz sofrer, para não enfrentar o que o incomoda, e pode ser demonstrada de diversas maneiras. Monteiro et al. (2013) asseveram que a negação do sofrimento decorre da resistência dos trabalhadores em reconhecer tanto a própria dor quanto o sofrimento alheio. Outrossim, a negação da dor do paciente pode gerar a impessoalidade da relação cuidador-paciente. Esta tática foi evidenciada por Dejours (2007) que em sua pesquisa, referiu que os operadores e gerentes elaboraram a defesa coletiva de negar o sofrimento do outro e calar o seu próprio sofrimento. 

    E nesta busca para encontrar respostas para o seu sofrimento, o trabalhador também utiliza a estratégia intitulada de “racionalização frente ao sofrimento”. Esta tática foi observada no estudo de Monteiro et al. (2013) como uma forma de amenizar a angústia, o medo e a insegurança. De acordo com Lopes (2009) a racionalização é utilizada quando o trabalhador tenta dar uma explicação aceitável para a situação que o faz sofrer, não agindo sobre ela, mantendo esta situação inalterada. Barros e Mendes (2003, p.67) asseveram que, através do mecanismo de racionalização, o trabalhador utiliza-se de “atitudes e comportamentos como explicações lógicas, brincadeiras e necessidades de sobrevivência”

    Fonte: http://bvssp.icict.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=4176