SóProvas


ID
1805314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.

A vinculação do planejamento estratégico com as ações dos profissionais de RH pode ser observada quando esses profissionais realizam previsões de recrutamento e seleção com base nas análises interna e externa da organização.

Alternativas
Comentários
  • O "pode" salvou a questão. GABA: CERTO.

  • Recrutamento Interno

    O norte do recrutamento interno é o aproveitamento do capital humano já existente na empresa, serve como um grande fator de retenção e motivação. Quando o processo seletivo é aberto internamente é necessário checar se a empresa têm algum colaborador em potencial para oportunidade, pois o que deveria ser uma oportunidade pode tornar-se uma série de episódios de frustração com aquele que participa do processo.

    Vamos avaliar o que pode ser positivo e/ou negativo neste processo, lembrando que isto sempre vai depender da situação e estratégia que a empresa vive.

    Positivo

    O colaborador está mais integrado na empresa

    Menos tempo aplicado no processo de seleção

    Motiva e encoraja o colaborador em seu desenvolvimento profissional

    Não requer socialização organizacional de novos membros

    Conhece mais da cultura da empresa

    Negativo

    A expectativa gerada no colaborador

    Gestores recentidos pela perda de um bom funcionário

    Falta de inovações, ideias novas na equipe e criatividade

    Falta de inovações, ideias novas na equipe e criatividade

    Aumenta o conservadorismo

    Recrutamento Externo

    O processo seletivo quando aberto externamente exige métodos diferentes de condução, onde as técnicas devem ser bem definidas e a área solicitante da vaga deve ter de forma bem clara o perfil que o RH deverá trabalhar. Sem um alinhamento e conhecimento dessas informações o recrutamento pode tornar-se ineficiente.

    Para a empresa o recrutamento externo lhe dá mais opções de levantamento de perfil e a possibilidade de escolher a que mais atende as expectativas da vaga e optar por novas experiências na organização.

    Positivos

    “Sangue novo” na organização

    Aumenta o capital intelectual com experiências além da rotina atual

    Incentiva a interação da organização com o mercado de trabalho

    Diferentes abordagens de problemas internos e de práticas no geral

    Negativo

    Mais “trabalhoso” para o RH

    Pode reduzir a fidelidade dos funcionários por acharem que poderiam ocupar a vaga

    Pode interferir na motivação dos internos

     

     

    http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/recrutamento-interno-x-recrutamento-externo/

  • Estava no certo e fui de errado, pois acabei de responder uma que se referia ao operacional. 

  • O planejamento estratégico de uma empresa deve tanto levar em consideração aspectos internos como também os externos. Quando se planeja a estratégia, o gestor deve olhar para a economia, política, mercado consumidor, concorrentes (fora) e também devem ser observadas as competências de sua equipe, os gaps, o clima organizacional para, então, elaborar um plano de ação.

    O RH, quando estratégico, deve também levar em consideração todos os aspectos que o planejamento evidenciou durante a formulação de seu plano porque a estratégia deve ser o norte para todos os departamentos cabendo a estes segui-la para uma gestão eficaz.

  • A vinculação do planejamento estratégico com as ações dos profissionais de RH pode ser observada quando esses profissionais realizam previsões de recrutamento e seleção com base nas análises interna e externa da organização. Resposta: Certo.

     

    Comentário: o planejamento estratégico na gestão de pessoas adota duas posturas (conservadora) e (ofensiva). Na conservadora a admissão ocorre no âmbito interno, a gestão de pessoas decide sobre a seleção, a ênfase é na qualidade técnica e o processo é formal na admissão e na socialização. Já na postura ofensiva a admissão ocorre no âmbito externo, o gerente de linha decide sobre a seleção, a ênfase é na cultura organizacional e o processo é informal na admissão e na socialização.

  • Essa matéria não deveria existir.