SóProvas


ID
1805344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à liderança, à cultura e ao clima nas organizações, julgue o próximo item.

As alterações internas e externas que provocam mudanças nas relações humanas e na estrutura das organizações caracterizam o caráter dinâmico da cultura organizacional, que, por sua vez, acompanha diretamente o ritmo das mudanças da cultura nacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.  Primeiro, precisamos entender que a Cultura Organizacional não é tão dinâmica como propõe o enunciado. 


    . No entanto, destacou-se a conceituação de Nassar (2000): ... cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar, ainda, que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.

    Autores como Chiavenato (1999) e Vergasta (2001) indicam que, apesar de ser mais estática e enraizada, a cultura organizacional pode sofrer mudanças ao longo do tempo, mesmo se deparando com a resistência da organização e de seus funcionários.


    FONTE: RIBAS, CHIAVENATO, VERGASTA E NASSAR.
  • Marquei errado,pois ao meu ver,a cultura organizacional não acompanha,diretamente,a cultura nacional.

  • A diferença entre cultura e clima organizacional, uma vez que ambos exercem forte influência sobre o indivíduo. Lembre-se que "Clima é um fenômeno temporal. Refere-se ao estado de ânimo dos funcionários de uma organização, num dado momento. Já a cultura decorre de práticas recorrentes, estabelecidas ao longo do tempo" (LUZ, 2003, p. 21).

    A cultura exerce uma grande influência sobre o clima organizacional. Certamente não é a única influência, pois existem fatores externos à organização que também interferem no clima, como condições de saúde, família, lazer, etc; no entanto, a cultura organizacional representa o pano de fundo onde se desenrolam todos os eventos internos. Pode-se afirmar, juntamente com Luz, que a cultura é causa e o clima, conseqüência da cultura.

    Portanto, fique atento às demonstrações do clima, sem esquecer, no entanto, de buscar o entendimento de sua origem maior, a cultura organizacional.

     

    http://www.pedagogia.com.br/artigos/diagnosticoorganizacional/?pagina=7

  • "... caráter dinâmico da cultura organizacional"

     

    Dinâmico é algo que muda continuamente, constantemente. Cultura organizacional é algo que não muda constantemente, aliás, rara e dificilmente se modifica uma cultura.

  • Na minha opnião tem dois erros.

    As alterações internas e externas que provocam mudanças nas relações humanas e na estrutura das organizações caracterizam o caráter dinâmico da cultura organizacional, que, por sua vez, acompanha diretamente o ritmo das mudanças da cultura nacional.

    Como já foram descritos pelos colegas.

  • Gab: ERRADO

     

    Pensei da seguinte forma: (assertiva) "...alterações que provocam mudanças nas relações humanas...", ou seja, demitir um funcionário ou remanejá-lo é provocar mudanças, no entanto, a cultura continuará intacta. Além disso, existem culturas fortes (resistentes) e fracas (dinâmicas), apesar da questão nada mencionar, ela também não pode generalizar! Portanto, item errado.

  • CULTURA NACIONAL? SERIA ORGANIZACIONAL...

  • Como a cultura representa a base de valores aceito por uma sociedade, esses valores se refletem internamente nas organizações. A cultura forma a identidade organizacional que apresenta traços da sociedade onde está inserida. Neste sentido, o conhecimento dos hábitos e costumes da população de uma determinada região é fundamental para se entender certos comportamentos internalizados nas organizações, ou seja, os pressupostos básicos, os costumes, as crenças e valores e os artefatos que caracterizam a cultura das empresas trazem a marca da cultura nacional. 

     

    Contudo, o erro da questão estão em afirmar que a cultura organizacional acompanha diretamente a cultura nacional. Nem sempre. Mas podemos dizer que cultura nacional acaba influenciando indiretamente a cultura organizacional.

  • Mudanças na estrutura das organizações não necessariamente conduzem a mudanças na cultura organizacional. É mais fácil mudar um setor do que a cultura de uma empresa. A verdade é que a cultura organizacional não é tão dinâmica assim, é um aspecto mais estável, mas não é estático. Deixando mais claro: é possível mudar a cultura organizacional (não é estática), porém isso demanda um processo lento de modificações de artefatos, valores e pressuposições básicas. Portanto, questão errada.

    Gabarito: ERRADO