SóProvas


ID
1805683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das técnicas de organização de arquivos, julgue o item que se segue.

A classificação de documentos de arquivo é feita de acordo com o assunto ou tema do documento.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO ERRADO)

    A questão versa sobre o princípio da pertinência temática que está obsoleto na administração pública. Vige atualmente o princípio da proveniência. Um exemplo simples de entender a obsolescência da pertinência temática ( classificação do documento por assunto) é misturar os assuntos do Ministério da Saúde com os da Anvisa, ambos versam sobre saúde, mas são entes distintos.

  • Complementando...

    Proveniência ou respeitos aos fundos -> documentos são arquivados respeitando-se a separação

    por pessoa, setor, divisão, departamento e instituição de origem. Objetivo – facilitar o acesso, a

    consulta e o manuseio para acelerar o processo.

    Fonte: Oli Soares, Alfacon

  • ERRADA.

    Na verdade, o examinador queria pegar no conceito de pertinência, que está sendo cada vez menos usado. A viga mestra da arquivística é o princípio da proveniência.

  • O que é classificar? Classificar é um processo natural que tem por finalidade reunir coisas semelhantes. Classificar e arquivar de maneira adequada tornaram-se pontos primordiais nos cuidados da documentação. Sua classificação se materializa a partir de um plano que deve ter como características a simplicidade, a flexibilidade e fácil assimilação e, sobretudo, deve ser uniforme, mantendo sempre um padrão e ter um gerenciamento centralizado. Segundo o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), classificar é uma das atividades do processo de gestão de documentos arquivísticos, que inclui procedimentos e rotinas específicas que possibilitam maior eficiência e agilidade no gerenciamento e controle das informações.

     

     

  • As Classificações dos Documentos arquivísticos ocorrem quanto:

     - á Entidade Arquivística;

    - ao Gênero dos Arquivos;

    - à Espécie dos Arquivos;

    - à Natureza dos Arquivos;

    - ao Suporte da Informação;

    - aos Valores dos Arquivos.

    #Cap.5  - Tipologia Documental - Livro: Arquivologia facilitada

     

  • Errada

    As Classificações dos Documentos arquivísticos ocorrem quanto:

     - á Entidade Arquivística;

    - ao Gênero dos Arquivos;

    - à Espécie dos Arquivos;

    - à Natureza dos Arquivos;

    - ao Suporte da Informação;

    - aos Valores dos Arquivos.

  • Não confundir com Natureza do assunto que diz respeito se o documento poder ser Ostensivo ou sigiloso.

  • Agradeço a explicação dos colegas, no entanto, ainda não compreendi bem. O enunciado não diz que é a única forma de classificar. 

    Achei complexa, tanto que o Prof. Elvis Correa Miranda comentou o seguinte.

    ITEM CORRETO Comentário: A classificação do documento de arquivo é feita a partir da anotação de um código de classificação, presente no plano de classificação da instituição, elaborado a partir do estudo dos assuntos dos documentos.

    Fonte: http://blog.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2016/01/ARQUI-ELVIS-ANA-1.pdf

     

    Mesmo assim, CESPE deixou o item como errado. 

     

  • A classificação de documentos de arquivo deve ser feito de acordo com o plano ou código de classificação vigente na instituição. Em geral, este código ou plano reflete as funções e atividades que a instituição realiza.

    O âmbito do Poder Executivo Federal, as instituições devem seguir o plano de classificação determinado pela Resolução nº 14 do CONARQ.

    Portanto o item está incorreto.

  • QUESTÃO ERRADA

    A classificação é realizada a partir da identificação das funções e atividades desempenhadas pelo órgão. A classificação para se realizar, necessita de um instrumento denominado Plano de Classificação

  • NUNCA acerto uma questão que tenha o termo classificação,cada hora vem com uma explicação diferente,afinal quantos sentidos tem pra esse nome em arquivologia?

  • QUESTÃO ERRADA

    A classificação é realizada a partir da identificação das funções e atividades desempenhadas pelo órgão. A classificação para se realizar, necessita de um instrumento denominado Plano de Classificação.

     

    Fonte: http://www.arquivologiaparaconcurso.com/dpu-2016

  • Esse conceito é do princípio da pertinência.

  • Pessoal, o plano de classificação nada mais é do que um instrumento que reúne todos os documetnos que a instituição produz (estruturalmente), ou seja, reúne todas as atividades da instituição e as materializa em um só instrumento. Quando a questão diz que "A classificação de documentos de arquivo é feita de acordo com o assunto ou tema do documento", está errada porque a classificação é feita a partir das funções da instituição. 

     

    A observação do professor  Elvis está relacionada com o ato físico de classificar e não com o ato intelectual de confeccionar um plano de classificação. São dois pontos de vista diferentes. 

  • Mais uma para o rol de questões "curingas" do CESPE. Banquinha MARGINAL.

  •  

    Comentário do Professor Qconcurso!

     

    A classificação de documentos de arquivo deve ser feito de acordo com o plano ou código de classificação vigente na instituição. Em geral, este código ou plano reflete as funções e atividades que a instituição realiza.

    O âmbito do Poder Executivo Federal, as instituições devem seguir o plano de classificação determinado pela Resolução nº 14 do CONARQ.

    Portanto o item está incorreto.

  • ERRADO

     

     

     

    A classificação de documentos de arquivo é feita de acordo com a origem do documento

     

     

    Gabriel, não existe consenso quanto ao quê seria classificação. Isso acontece porque, com o tempo, foram surgindo diversas maneiras diferentes de se classificar, e também se diferenciou classificação na fase corrente da classificação na fase permanente (arranjo). Portanto, o importante é focar em como a banca cobra. O Cespe cobra em três aspectos apenas. Um deles é o presente nessa questão, em que o candidato deve perceber que a "moderna classificação" se baseia no princípio da proveniência. Então, quando a sentença for genérica, perguntando sem especificações, você pensa no princípio da proveniência. Outro aspecto é sobre o código que será usado na classificação; a resposta é que depende da atividade que gerou o documento. Já se ele perguntar sobre uma classificação específica, exigirá o conhecimento acerca das classificações a seguir. Segundo Santos e Reis (2013), existem 6 tipos de classificação. É possivel classificar quanto à(o)


    ENTIDADE= público ou privado


    GÊNERO= modo em que a informação foi guardada (textual, iconográfico,sonoro...) obs.: não confundir com suporte


    ESPÉCIE= relação com o Direito Administrativo e a tipificação; normativo, enunciativo, comprobatório, de assentamento...


    NATUREZA= ostensivo ou sigiloso (ultrassecreto, secreto e reservado)


    SUPORTE= papel, pen drive, VHS...


    VALOR= primário (administrativo) ou secundário (histórico, comprobatório)

     

     

     

  • A classificação feita por tema está presente no princípio da pertinência/temático; no entanto este está em desuso, pois, organizar como quiser sem que a origem/proveniência seja levada em conta seria uma bagunça, então foi escanteado.

    Ou seja, questão errada.

  • Gabarito : ERRADO.

     

    A classificação de documentos de arquivo é feita de acordo com o assunto ou tema do documento. ( ERRADO )

     

    A classificação de documentos de arquivo é feita de acordo com o Código ou Plano de Classificação. ( CERTO )

     

    Bons Estudos !!!

  • A classificação de documentos de arquivo é feita de acordo com o (a):

    1º Gênero

    2º Natureza

    3º Forma

    4º Formato

    5º Técnica de registro

    6º Espécie

    7º Tipo ou tipologia

  • Quando a questão fala de CLASSIFICAÇÃO DE DOCS, ferrou... meu cérebro já faz uma salada e me pergunto - "será que quanto mais eu estudo mais burra eu fico?"

     

    Vejamos se alguém pode me ajudar com a minha dúvida:

    Se pensarmos em princípios, realmente a questão está errada, pois deve-se levar em conta o princ. da proveniência (respeito aos fundos) e não o da pertinência (temas).

    MAAAAAAAAASSSS,

    Se pensarmos na classificação que tem nas atividades de protocolo, acredito que a questão seria correta, pois nesta etapa o Protocolo analisa o documento para saber seu assunto

    Inclusive tem essa definição para os elementos da classificação > O principal elemento a ser considerando no momento da classificação é o assunto de que trata o doc, ou as funções e atividades institucionais que lhes deram origem.

     

     

    Complementando em 19/08/2018

     

    Achei essa questão que talvez seja a resposta que a banca queria:

    Q912687

    Ano: 2018

    Banca: CESPE

    Órgão: EMAP

    Prova: Assistente Portuário - Área Administrativa

     

    Os documentos de arquivo são classificados de acordo com a sua função. (CERTO)

     

    Ou seja, os arqv não são classificados de acordo com o assunto mas sim de acordo com a função/atividade que o documento se refere.

  • É cediço que há o Princípio da Pertinência Temática, que diz respeito aos assunTos, porém este encontra-se ultrapassado. Se numa questão afirmar a existência de tal princípio, acredito que esteja correto. Todavia, como na questão fala que é utilizado, está errado porque o Princípio mais adequado é o da Proveniência ou de Respeito aos Fundos.

     

    ERRADA

    Fonte Estratégia Concursos

  • Pertinência (Tema) está ultrapassado.

    O correto seria Proveniência.

     

    Gabarito: Errado.

  • banca cespe o macete, toda vez, na maioria das vezes, é analisar se ela faz referência entre um e outro assunto se acontecer sempre será FALSO, FAÇA O TESTE É DEPOIS POSTA SEU COMENTARIO.

    NÃO ESTOU AQUI PARA DIZER QUE VOCE TEM QUE SAIR CHUTANDO IGUAL UM LOUCO NA PROVA, ESTOU FALANDO DE UMA QUESTÃO QUE TRAS  UMA DUVIDA, IGUAL ESSA TROUXE. E DEU CERTO ASSIM COMO OUTRAS QUE TBM DERAM E QUE O RESULTADO SEMPRE DEU FALSO...

    SUCESSO Á TODOS.

  • ERRADA

     

    ERROS  DA QUESTÃO:

     

    1° A CLASSIFICAÇÃO É FEITA A PARTIR DO PLANO DE CLASSIFICAÇÃO.

     

    2° A DEFINIÇÃO DADA NA QUESTÃO FAZ REFERÊNCIA AO PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA.

     

    BONS ESTUDOS!!!!!

  • A CLASSIFICAÇÃO É DADA PELA FUNÇÃO!***

     (UNIDADE BASE PARA CLASSIFICAÇÃO)

  • 3 PALAVRAS CHAVE:  Se perguntar baseado no que é feita a classificação documental:

    > Conteúdo INFORMATIVO

    > Função do documento

    > Atividades da instituição

     

    (CESPE/EMAP/2018) Os documentos de arquivo são classificados de acordo com a sua FUNÇÃO

    (CESPE/ANVISA/2016) Na gestão de documentos, a atividade arquivística de classificação atribui ao documento um código representativo do seu CONTEÚDO INFORMATIVO.

    (CESPE/MI/2013) Os documentos de arquivo devem ser classificados a partir de um código ou plano de classificação de documentos baseado nas FUNÇÕES e ATIVIDADES desenvolvidas no órgão de onde se originam

     

  • A classificação de documentos de arquivo deve ser feito de acordo com o plano ou código de classificação vigente na instituição. Em geral, este código ou plano reflete as funções e atividades que a instituição realiza !!!!

  • Q261180 Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AL

     

    Com relação à classificação de documentos de arquivo, a literatura especializada designa que documentos devem ser organizados de acordo com:
     

     a) as funções e as atividades que os geraram. 

  • A classificação dos documentos deve ser feita com base no plano de classificação.

    A unidade base de classificação é pela função do documento ou pelo assunto ou estrutura da administração.

  • Cespe considera as características do documento de arquivo o assunto ou a função e NÃO tema ou conteúdo.

    Questão: Assunto ou tema. ERRADO

  • OS TEMÁTICOS não são usados ..

    o certo é proveniencia e origem natural

  • Gabarito: Errado

    Schellenberg, em seu livro Arquivos Modernos, estabelece 3 tipos de classificações:

    -Estrutural;

    -Funcional;

    -Por assunto.

    No entanto, ao abordar o último tipo, o autor deixa claro que é uma exceção, devendo ser utilizada somente para certo tipos de documentos, tais como materiais de pesquisa, de referência e similares. Assim, observa-se que não é aconselhável a classificação por assuntos para documentos das atividades fim e meio.

    Fonte: Schellenberg, T. R.; Arquivos Modernos.

  • Gab: ERRADO

    Já vi outras questões que o cespe considerou o Princípio da Pertinência como obsoleto, sendo substituído pelo da PROVENIÊNCIA, aquele, portanto, caiu em desuso. Então, gabarito errado!

    Erros, mandem mensagem :)

  • distribuição: de acordo com o teor (Q927451)

    classificação: de acordo com o destinatário

  • A CLASSIFICAÇÃO = é feita por meio de gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.