SóProvas


ID
1806466
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia abaixo a definição de “refugiado":

De acordo com a Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados, são refugiados as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa. Posteriormente, definições mais amplas passaram a considerar como refugiados as pessoas obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos.

(Agência da ONU para refugiados (ACNUR). Disponível em:<http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/perguntas-e-respostas/>.) 

Sobre eventos históricos referentes à existência de refugiados na história contemporânea, considere as seguintes afirmativas:

1. Após a I Guerra Mundial, com a dissolução dos Impérios Otomano e Austro-Húngaro e a instauração do princípio de nacionalidade, milhões de refugiados europeus migraram dentro e fora da Europa.

2. Desde a criação do Estado de Israel, em 1948, milhões de palestinos ganharam dupla cidadania, resolvendo sua situação de refugiados durante o mandato britânico na Palestina.

3. O governo Vargas foi contrário à entrada de judeus no Brasil, quando muitos deles tornaram-se refugiados, migrando para fora da Europa, durante os anos 1930 e a II Guerra Mundial.

4. Entre o final do século XIX e o início do século XX, o Brasil recebeu uma grande quantidade de refugiados italianos, espanhóis, poloneses, japoneses e alemães.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = A) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.


    1. Após a I Guerra Mundial, com a dissolução dos Impérios Otomano e Austro-Húngaro e a instauração do princípio de nacionalidade, milhões de refugiados europeus migraram dentro e fora da Europa. CORRETO


    2. Desde a criação do Estado de Israel, em 1948, milhões de palestinos ganharam dupla cidadania, resolvendo sua situação de refugiados durante o mandato britânico na Palestina. ERRADO

    Não foi dada a dupla cidadania para os palestinos. Na verdade, eles foram segregados para regiões especificas como a cisjordânia e faixa de gaza.


    3. O governo Vargas foi contrário à entrada de judeus no Brasil, quando muitos deles tornaram-se refugiados, migrando para fora da Europa, durante os anos 1930 e a II Guerra Mundial. CORRETO


    4. Entre o final do século XIX e o início do século XX, o Brasil recebeu uma grande quantidade de refugiados italianos, espanhóis, poloneses, japoneses e alemães. ERRADO

    Eles vieram para o Brasil, mas NÃO eram REFUGIADOS. Eles estavam buscando melhores condições de vida.

  • Resolvi apenas sabendo a 4, não eram refugiados,e sim imigrantes

  • Para você que está estudando só para soldado, estas duas que importam

    3. O governo Vargas foi contrário à entrada de judeus no Brasil, quando muitos deles tornaram-se refugiados, migrando para fora da Europa, durante os anos 1930 e a II Guerra Mundial.

    • CERTO. Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a judeus (no Estado Novo proibiu a concessão de vistos). A postura antissemita do governo brasileiro demonstrava uma simpatia aberta que determinados membros da burocracia do país tinham com o nazifascismo, regime totalitário alemão. 

    4. Entre o final do século XIX e o início do século XX, o Brasil recebeu uma grande quantidade de refugiados italianos, espanhóis, poloneses, japoneses e alemães.

    • ERRADO. Como o Ruan disse, eles eram imigrantes, e não refugiados.

  • GAB-A

    I, III

    APÉNAS