-
CERTA.
Segundo o Guia de Gestão de Processos do Governo do GESPUBLICA, os processos no âmbito da administração que ultrapassam as fronteiras da instituição são de atenção especial.
-
Segundo o Professor Vinicius Ribeiro do ponto dos concursos.
Se um processo ultrapassa a fronteira da instituição, isso significa que se trata de um processo voltado para a área fim, como as políticas públicas no setor público. Isso requer a atenção especial do gestor de processos.
-
Essa questão foi comentada pelo professor Carlos Xavier:“O gestor de processos, no âmbito da administração pública,deve dar atenção especial àqueles que ultrapassam as fronteiras
da instituição, como ocorre geralmente na execução de políticas públicas.”
GABARITO PRELIMINAR: Certo.
Vejo a possibilidade de recursos solicitando anulação da questão, pois na gestão de processos todos os processos são considerados importantes. Além disso, a questão pareceu buscar apontar para os processos finalisticos da organização, mas muitos deles interagem com o ambiente externo da instituição pela entrega de produtos e serviços ao ambiente, não sendo possível dizer que o próprio processo ultrapassa as fronteiras organizacionais. Por falta de clareza na redação, sugiro a busca da anulação.
Cespe e suas versões doutrinárias.
-
A questão foi retirada diretamente do Guia de Gestão de Processos Públicos do Gespública, conforme comentado pelo colega Gabriel Caroccia.
"No caso da Administração Pública, deve ser dada
importância especial aos processos que ultrapassam as fronteiras das instituições,
como ocorre na execução de políticas públicas." Página 9. Guia de Gestão de Processos Públicos.
-
Infelizmente, Eliane, pelo que vemos nos comentários do Gabriel e da Barbara, o Cespe não criou essa teoria. Na verdade, o examinador foi bastante astuto ao retirar essa afirmação diretamente do Guia de Gestão de Processos Públicos do Gespública.
"No caso da Administração Pública, deve ser dada importância especial aos processos que ultrapassam as fronteiras das instituições, como ocorre na execução de políticas públicas." (Guia de Gestão de Processos Públicos, página 09).
Portanto, gabarito CERTO!
-
CORRETA.
Complementando...
Conforme RENNÓ, dentre as classificações dos processos, temos os processos transversais que são aqueles que atravessam diversas áreas da organização e até mesmo outras instituições.
Uma característica importante dos processos é a interfuncionalidade, segundo Gonçalves. Embora existam processos realizados inteiramente em uma unidade funcional, os principais processos de uma instituição (sobretudo os processos de negócio) atravessam as fronteiras das áreas funcionais, sendo conhecidos como processos transversais, transorganizacionais (crossorganizational), interfuncionais, interdepartamentais ou horizontais. Tais processos são executados de forma transversal à estrutura “vertical”, típica das organizações estruturadas funcionalmente. Além disso, no caso da Administração Pública, deve ser dada importância especial aos processos que ultrapassam as fronteiras das instituições, como ocorre na execução de políticas públicas. GPPP 2011
-
-
Processos que extrapolam as fronteiras da instituição são mais difíceis de serem controlados que processos internos. Imagine uma indústria de grande porte, e você é do setor de logística da empresa, é mais fácil controlar informações sobre um veículo quando ele está dentro da unidade ou quando ele sai da unidade? Por isso que quando o processo é externo ele é mais complexo, até porque o motorista pode passar em um buraco e furar um pneu, ou acontecer uma batida no meio do caminho, ou simplesmente a carga ser roubada.
Gabarito Certo
-
Os concurseiros daqui explicam melhor do que essa professora....:))
-
Certo
Um ponto que temos de entender, quando falamos de gestão de processos no setor público, é que muitos processos não estão limitados a um só órgão ou ministério. Na verdade, os principais processos no setor público (aqueles que entregam serviços à sociedade) envolvem diversos órgãos diferentes, o que torna sua gestão e melhoria muito mais complexa.
No jargão da área, chamamos esses processos que envolvem várias áreas de processos transversais”, pois eles atravessam” a estrutura dos órgãos e envolvem diversos setores. De acordo com o Ministério do Planejamento.
Rennó
-
concordo com vc Erenita, vamos colocar "não gostei" justificativa: porque ela é péssima!
quem não gostar dela se pronunciar assim, ela desaparece como fumaça!
-
"Embora existam processos realizados inteiramente em uma unidade funcional, os principais processos de uma instituição (sobretudo os processos de negócio) atravessam as fronteiras das áreas funcionais, sendo conhecidos como processos transversais, transorganizacionais (cross-organizational), interfuncionais, interdepartamentais ou horizontais. Tais processos são executados de forma transversal à estrutura “vertical”, típica das organizações estruturadas funcionalmente. Além disso, no caso da Administração Pública, deve ser dada importância especial aos processos que ultrapassam as fronteiras das instituições, como ocorre na execução de políticas públicas".
Fonte: Guia de Gestão de Processos de Governo - Gespública
-
http://www.gespublica.gov.br/, GESPUBLICA revogado segundo o decreto 9094/17 em Setembro.
-
CERTO
a prof so lê a questão,rsrs,não explica nada,fica difícil .
-
Da pra ver nitidamente que essa professora tá lendo tudo que ela ta falando, mas se pelo menos a explicação saisse descente... Ela fica parafraseando o que tá escrito no enunciado, e no fim das contas a única coisa que ela fez foi reler a questão com outras palavras. AFF
-
kkkk'
-
É o processo interoperados. Nivel 5 da SDPS, que vem a ser o nivel de maturidade-acompanha o grau de conhecimento das equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados. Com isso o Processo interoperados busca gerir alem das fronteiras organizacionais. ex. politicas públicas
-
Oh Fêssora ruim do carambaaaaaa...Talvez ela ate saiba a matéria,mas repassar que é bom tá difícil...
-
Já saquei qual o macete dessas matérias de gestão: deixar em branco e foda-se!!!
-
Vitor Nogueira, virei tua fã!
kkkkk....
Caaaara... a disciplina de Administração (em sua maioria) é um tiro no escuro!
-
Os Processos não estão ligados unicamente ao ambiente interno de uma instituição, o processo é aquele conjunto de atividades, entrada, transformação/processamento e saída que resulta em um produto ou serviço, e esse Produto/Serviço deve atender com qualidade ao cliente/usuário "final", então o gestor de processos deve ter em mente que é importante prestar um serviço/produto de qualidade, pois ele "depende" do ambiente externo.
-
Isso seria um macroprocesso, pois ultrapassa toda a organização.
-
Essa professora tem preguiça.
-
Pensei nos clientes
-
O processo pode ser dar dentro da instituição (em relação às atividades desempenhadas pelo órgão - carimbar documento, coletar a assinatura do chefe, checá-lo, despacha-lo) ou fora dela (atrelado às políticas públicas - como as etapas da vacinação: pegar agulha, trocar ampola, injetar etc). Lembrando que a campanha de vacinação, como um todo, é um projeto em função da temporalidade. O que a questão diz é que a pessoa responsável por monitorar os processos - chamado gestor de processos - deve dar especial atenção àqueles ligados às políticas públicas. Apenas isso.
Resposta: Certa.
-
CERTO
-
PROCESSOS TRANSVERSAIS.
-
Como assim atenção especial ?
-
O gestor de processos, no âmbito da administração pública, deve dar atenção especial àqueles ( confesso: entendia que referia-se a seres humanos, servidores) que ultrapassam as fronteiras da instituição, como ocorre geralmente na execução de políticas públicas. Na segunda leitura foi que compreendi o texto!