SóProvas


ID
1807582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Com relação à comunicabilidade no atendimento ao público, julgue o item a seguir.

A maioria dos conflitos relacionados às falhas de comunicação entre uma organização e seu público é provocada pela pouca ou total ausência de informações: quanto maior for a quantidade de informações, melhor será a comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim, essa questão deveria ser ANULADA.

    É lógico que quanto uma quantidade maior de informações na organização, melhor será a comunicação, porém não deve haver EXCESSO de informações, sendo necessária uma gestão de informações.

    Um artigo que achei diz o seguinte: "A gestão estratégica da informação é fundamental para as organizações se tornarem competitivas. A falta de uma estrutura organizacional sensível e atenta à gestão da informação impede a sinergia entre os diferentes setores, tanto em virtude do excesso como da falta de informação, ou mesmo o acesso de forma inadequada aos conteúdos informacionais pode levar os membros da organização a trabalhar com elevados níveis de tensão e imprecisão"

    Outro artigo salienta: "É evidente, na atualidade, que nada poderia funcionar sem uma quantidade significativa de informação como elemento que impulsiona os fenômenos sociais e que é por eles impulsionada. Pessoas e organizações – públicas ou privadas – dependem da informação em seus processos decisórios".

    CESPE e sua subjetividade.

  • Absurdo isso, tanto essa questão quanto a Q602524 têm que ser anuladas. 

  • Pra mim, essa questão deveria ser ANULADA.

  • Questão ERRADA.


    Não necessariamente uma maior quantidade de informações levará a uma melhor comunicação. Pelo contrário, às vezes o excesso de informação é até mesmo prejudicial, pois pode provocar "ruídos" (lembram da brincadeira do telefone sem fio?) no processo comunicativo. 

  • Lembre-se: O que importa é a "Qualidade" e não  a "Quantidade" de informação dada. 

  • Muitas ações para melhorar a qualidade no atendimento são simples e fáceis de aplicar, mas muitas empresas ainda deixa de lado. Busque cada vez mais conhecer o seu cliente e oferecer um atendimento que supere as suas expectativas, e tão logo verá os resultados positivos.


    Se em um momento você se encontra na posição de vendedor ou atendente, em outros momentos você também é consumidor de outras empresas e também deseja qualidade no atendimento. Portanto, diante de cada atendimento que for realizar, questione-se: como eu gostaria de ser atendido nessa situação? E para o meu cliente, o que é importante para ele?


    Quantas vezes você gostaria de vender para um mesmo cliente: uma única vez ou muitas vezes? Portanto, solucione o problema do cliente no momento, e faça isso de uma maneira que o cliente queira retornar em uma oportunidade futura. Faça um bom atendimento e o cliente se lembrará de você quando tiver uma necessidade semelhante.


  • Concordo com a banca, o excesso de informações pode ser prejudicial e deixar as pessoas "perdidas". As informações devem ser concisas e precisas. Concordo com o comentário do Lucas Ferreira:  "O que importa é a 'Qualidade' e não  a 'Quantidade' de informação dada."

  • ERRADO.

    Não só necessiariamente quantidade de informações mais também a qualidade do atendimento.

     

  • Pra mim questão deveria ser anulada, pois acredito que quanto mais informações, melhor será  a comunicação entre os usuarios.Destarte partido do presuposto que as informações passadas sobre o assunto estão correta.  A questão é dubia, pois ao meu vê so estaria errada se fosse excesso de informações incorretas.

    A informação correta é diretamente proprocional a comunicação.

    A informação incorreta é inversamente proprocional a comunicação.

  • O grande número de informações pode ser benéfico ou prejudicial ao processo de comunicação, pois, além das informações essenciais, podem surgir outras que são irrelevantes, desnecessárias ou redundantes, podendo tornar mais lenta e trabalhosa a solução dos problemas dos clientes que buscam o atendimento. Assim, não necessariamente um grande volume de informações implicará em uma boa comunicação ! 

  • um grande numero de informações mesmo que veridicas pode se torna um ruido na comunicação,por isso é recomendado informa apenas o necessário.

  • Segue uma questão da própria CESPE para responder esta que debatemos: 

     

    QUESTÃO CERTA: Volume excessivo de informações nos canais de comunicação acarreta sobrecarga, o que pode ocasionar omissão e distorção no processo de comunicação

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes?codigo=051da858-7b

  • UM GRANDE EXCESSO DE INFORMAÇÕES PODE GERAR UMA SOBRECARGA, DIFICULTANDO ASSIM A COMPREENSÃO DO QUE SE QUER REALMENTE COMUNICAR.

  • quantidade não é qualidade. 

  • Relativo. Há pessoas que possuem informações mas não possuem trato com atendimento ao público, não sabem repassá-las.

  • informações demais nem sempre é bom.

     gabarito: errada

  • O difícil é entender cabeça de examinador...

  • ERRADO.

    Não necessariamente uma maior quantidade de informações levará a uma maior qualidade.

    O grande número de informações pode ser benéfico ou prejudicial ao processo de comunicação, pois, além das informações essenciais, podem surgir outras que são irrelevantes, desnecessárias ou redundantes, podendo tornar mais lenta e trabalhosa a solução dos problemas dos clientes que buscam o atendimento. Assim, não necessariamente um grande volume de informações implicará em uma boa comunicação ! .

    O que importa é a "Qualidade" e não a "Quantidade" de informação dada. 



  • Isso é relativo.. Dependendo do negocio a ser feito, é importante que se tenha o maior numero de informações possíveis.

    O erro pode tá em dizer que é a MAIORIA dos problemas da empresa.