-
ERRADA.
Se um servidor der um termo técnico e preciso para ele, o público naturalmente não irá entender de antemão o seu significado, ele vai procurar saber o que é depois de ser atendido.
-
Não entendi, Gabriel.
A questão diz que "buscam a precisão do significado das palavras escolhidas", mas não faz alusão nenhuma à técnica dessas palavras.
Buscar palavras precisas não significa que elas são técnicas, mas sim precisas em seus significados. Sendo assim, fica fácil o entendimento do cidadão.
Mesmo que o gabarito seja incorreto, você poderia por gentileza dizer alguma fonte precisa? Algum autor que tenha esse entendimento seu?
-
Entendo o que o que torna a assertiva incorreta é: "visto que o servidor e o público naturalmente buscam a precisão do significado das palavras[...]".
Na verdade, é necessário algum esforço para atentarmos aos significados denotativos das palavras na comunicação empresarial, visto que naturalmente usamos termos imprecisos ou ambíguos.
-
um foco comportamental e a impessoalidade são importantes na avaliação do servidor.
Há três formas de resolução de problemas durante o atendimento ao público.Experiência própria, consulta aos pares e experiência do cliente. As opiniões do cliente podem ser consideradas.
-
Diego Murcia, vamos deixar o machismo de lado e nos focarmos no que de fato precisamos né?
Se poupe e nos poupe!
-
ERRADA.
o que tornar incorreto é a parte o público naturalmente buscarar a precisão do significado das palavras escolhidas para expressar um pensamento e prestar uma informação.
-
olha na minha visao o erro esta na no ponto onde o publico pode ou deve usar a melhorar expressao ....... quando na verdade e o atendente que tem a obrigacao de uma fala adequada para cada caso de atendiemnto.........
-
Diego Murcia, seja boiola...mas dispenso isso aqui...
-
ERRADA.
" A comunicação é um processo complexo, que muitas vezes é dificultado pela natureza da linguagem utilizada."
Professora Kátia Lima - Gran Cursos
-
A alternativa está errada pela seguinte razão: A comunicação não é facilitada pela natureza da linguagem, visto que uma das barreiras para a comunicação é justamente a Barreira Semântica, que tem a ver com o significado de palavras e expressões, que inclui o uso de jargões para pessoas que não conhecem, de termos muito elaborados, de expressões ou palavras de cunho mais popular, de gírias, dentre outros, que possam prejudicar a comunicação.
-
Pessoal, por gentileza. Nos poupem de suas opiniões pessoais. Isso não nos iteressa. Seja técnico. Só faça um cometario se voçê souber da resposta com fundamento.
-
O aperfeiçoamento das palavras e do modo como dizê-las é obtido por treinamento...e não pela natureza da linguagem.
Professora Kátia Lima - Gran Cursos Online
-
Acredito que o erro da questão está na afirmação "o servidor e o público naturalmente buscam a precisão do significado das palavras escolhidas para expressar um pensamento e prestar uma informação".
Já que as pessoas nem sempre buscam a precisão do significado das palavras. O esforço para falar com precisão cada palavra não é natural no caso da comunicação informal.
A linguagem formal está ligada ao uso das normas gramaticais, enquanto a linguagem informal é mais livre, sendo mais utilizada em nosso cotidiano.
Acesso em:https://www.diferenca.com/linguagem-formal-e-linguagem-informal/
-
Eu vejo tantas formas de entender essa questão. Vou compartilhar apenas para conhecimento mesmo, caso alguém tenha tido essa interpretação.
... a comunicação é facilitada pela natureza da linguagem.
Interpretação
Se o servidor se utiliza de uma comunicação simples, ela poderá ser tornar mais facilitada? Sim.
Por outro lado, se o servidor se utiliza de uma comunicação mais técnica, ela poderá ser tornar mais facilitada? Não.
Ou seja, vejo 2 possíveis interrpretações.
... o servidor e o público naturalmente buscam a precisão do significado das palavras.
Interpretação
Em uma comunicação, o servidor e o público visam utlizar uma linguagem mais precisa para, justamente, evitar a ambuiguidade, por exemplo? Sim.
Por outro lado, realmente a comunicação entre um servidor e o pública é precisa ou eles estão sujeito a erros de interpretação?
Pode parecer viagem, mas no dia da prova o seu cérebro vai longe e, para mim, é possível, sim, ter essas interpretações.
-
Rapaaaz, duvido alguém falar coloqualmente, certinho e com significados certos. A linguagem utilizada no atendimento ao público, seja ele presencial ou por telefone, por ex, nem sempre gozam de termos técnicos e significados. Pois são formas usuais do dia-a-dia, e usamos termos comunicativos normais, imprecisos, às vezes ambiguos.Por isso, a comunicação pode ser prejudicada, por causa de termos "incertos" digamos assim..
Claro, que a gente, meros guerreiros depois de entrar nesse mundinho, melhoramos e muuuuuuito tal forma, eu mesmo direto me pego falando próclise, chegar AO A etc, mais isso porque passei a gostar, e vai ser mesma coisa quando eu for atender a um cidadaão no serviço público.
GAB ERRADO
-
Errada. Veja o que aprendi com os comentários aqui no QC:
6 barreiras da comunicação que podem influenciar a forma como ele interpreta o conteúdo da mensagem. São elas:
1) Filtragem: informação distorcida
2) Percepção Seletiva: interpreta conforme seu interesse
3) Excesso de informação: pode tornar-se um ruído
4) Emoções: influenciam diretamente na interpretação da mensagem
5) Linguagem: diferentes significados para as mesmas palavras (jargões, gírias etc)
6) Apreensão ou ansiedade: dificulta a comunicação
Logo, a questão está errada.
-
o servidor pode até saber o significado das palavras relacionadas às suas tarefas, mas o cidadão - cliente não tem a menor ideia ser o que ele quer é ressarcimento ou reembolso ( o que ele quer é o dinheiro de volta).
-
No meu humilde entendimento o que fez a afirmativa da questão errada foi o fato de que a linguagem envolve vários outros fatores que ajudam a uma boa compreensão por parte do cliente (ouvinte), não apenas a precisão no significado das palavras (isso não funciona com todo tipo de cliente), envolve também a entonação, gestos (quando é presencial) etc,.
-
A comunicação não é simples e nem "naturalmente precisa". Na verdade, utilizamos girias, imprecisões e regionalismos em nossas comunicações informais, naturais.
No atendimento ao público, devemos estar atentos para utilizar uma linguagem simples, correta, e com expressões claras de modo a facilitar a compreensão do cliente.
Portanto, existe algum esforço ao mudar a maneira de falar e escrever ao atender o cliente. O Gabarito é ERRADO.
Prof. Rodrigo Rennó.
-
Como já foi colocado por colegas, a comunicação não é "naturalmente simples" ou de fácil entendimento sempre.
Existem barreiras como diferentes formas de se expressar, como é que o receptor recebe a sua mensagem, a interpretação etc.
Boa sorte e bons estudos!
-
ERRADO.
A comunicação é um processo complexo e o aperfeiçoamento das palavras e do modo como dizê-las é obtido por treinamento...e não pela natureza da linguagem.
-
ERRADO
a linguagem nem sempre é de fácil entendimento e no caso dos servidores eles devem evitar jargões com os clientes leigos. ex: pessoas analfabeta
erro= servidor e o público naturalmente buscam a precisão do significado das palavras