SóProvas


ID
1807603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Nos órgãos públicos, como em outras organizações, são múltiplos os relacionamentos formais e informais. Com referência a esse assunto, julgue o item seguinte.

Cabe aos servidores com maior tempo de serviço desenvolver nos agentes públicos novatos a percepção do valor que estes têm e a dignidade de seu papel como servidores públicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Servidores com maior tempo de serviço não necessariamente incentivam os servidores novatos. Quem incentiva pode ser uma pessoa com tempo intermediário de serviço, ou até mesmo as chefias imediatas.

  • E. Compete aos gestores e à alta administração desenvolver tal percepção por meio de

    programas a serem implantados na organização.

    Fonte: https://drfqyrshikkvo.cloudfront.net/wp-content/uploads/2016/01/bruno-eduardo-agente.pdf

  • Errado!

    Não só os mais antigos mas todos os colaboradores.

  • Eu não entendo: a questão não falou tão somente. Falou que cabe. Solicitei mudança desse gabarito. Não vejo erro.


  • Solicita-se a alteração do gabarito de ERRADO para CERTO, com base nas seguintes argumentações:


    1 - Segundo Edgar Schein (apud ROBBINS, 2007) cultura organizacional é: Conjunto de premissas que um grupo aprendeu aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e PODEM SER ENSINADAS A NOVOS INTEGRANTES como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.


    2 - Para Maximiano (2007), a socialização de um novo funcionário é uma maneira de passar a cultura organizacional. Os recém-chegados são, de forma sutil ou coercitiva, aculturados e apresentados para os elementos culturais da organização, aprendendo os símbolos, formas de agir, comportamentos esperados e outros elementos importantes.


    3 - A Administração Pública atual é pautada em valores que promovem o comprometimento de seus agentes com o interesse público. Nesse sentido, a responsabilidade para com a coisa pública é, indubitavelmente, um valor a ser compartilhado pelas organizações públicas. O conjunto de valores organizacionais são elementos básicos da cultura de toda organização. E os processos de formação e transferência da cultura, conforme definidos pela conceituação doutrinária supra citada. Logo, não há inadequação em afirmar que servidores com maior tempo de serviço atuarão no processo de socialização e transferência da cultura aos servidores recém chegados. Uma vez que servidores mais antigos são os que têm maior impacto sobre a cultura inicial da organização têm uma visão daquilo que a organização deve ser, a assertiva proposta pela questão pode ser considerada correta.


    Pelas razões acima elencadas, solicita-se a alteração do gabrito ou anulação da questão


    Fonte: https://www.facebook.com/admfederal/posts/445663498965854

  • Gerir pessoas é responsabilidade de linha e função de staff, não é responsabilidade do servidor com maior tempo de serviço desenvolver funcionário novato;)

  • Servidor antigo é uma desgraça para os novatos!

  • O mais antigo? Não pode ser aquele mais capacitado?
    Além de possuir as idiossincrasias, a assertiva fechou a questão dando a prerrogativa a eles.


    *Errei a um tempo, depois acertei. Obs: Oh matérias subjetiva!

  • Gabarito Errado.

    De acordo com o caput do art. 41; § 4º e EC 19/98 o servidor é avaliado pelo desempenho. Também pelo LIMPE, expresso e implícito no art. 37.

  • Gabarito Errado.

    Quando lembramos de funcionário antigo, logo nos vem à mente a lembrança do filme; "1001 maneiras de eliminar o seu chefe". 

    Gerir pessoas é responsabilidade de linha e função de staff, não é responsabilidade do servidor com maior tempo de serviço desenvolver funcionário novato. As vezes gera uma certa insatisfação, quando determinado servidor é aprovado e empossado em determinado cargo e os "veteranos" sentem "injustiçadps" porque o novato tem os mesmos privilégios.

  • O SERVIDOR DEVE SER CAPACITADO PARA ISSO, SEJA ELE ANTIGO OU NÃO. NOTEI QUE A QUESTÃO ABORDA DE UM JEITO MUITO VASTO "OS SERVIDORES", COMO SE FOSSE A CASA DA MÃE JOANA, ONDE TODOS DÃO PALPITES DE COMO AGIR.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • CESPE: "Cabe aos servidores com maior tempo de serviço desenvolver nos agentes públicos novatos a percepção do valor que estes têm e a dignidade de seu papel como servidores públicos." ERRADO

    As instituições são formadas de grupos formais e grupos informais, portanto coexistem em uma mesma organização duas culturas distintas a cultura formal e a cultura informal. A cultura formal é aquela representada por todos os procedimentos padrões em uma organização e a cultua informal é formada através da criação dos grupos informais. A soma da cultura organizacional formal e informal é a cultura organizacional.

    Cultura/Chefia/estrutura = Relações formais

    Servidores com maior tempo = Relações informais

    As relações informais trazem agilidade aos processos e ajudam superar as barreiras impostas pela estrutura formal e a hierarquia funcional não é fonte exclusiva para difusão do conhecimento na organização.

  • a matéria já é um campo minado de achismos, aí vem o cespe e "teoriza" ainda mais

  • Não chorem, meninas!

    Vcs acham mesmo que cabe aos servidores com maior tempo de serviço desenvolver nos agentes públicos novatos a percepção do valor que estes têm e a dignidade de seu papel como servidores públicos. o Funcionalismo estaria perdido se fosse assim.

  • Cabe aos servidores com maior tempo de serviço desenvolver nos agentes públicos novatos a percepção do valor que estes têm e a dignidade de seu papel como servidores públicos. Resposta: Errado. Existem diversos normativos, inclusive o código de ética, para incentivar o servidor novato acerca do seu valor e dignidade. Sabemos sim que existe a socialização como fonte para compartilhar aprendizagem, mas o valor e a dignidade do cargo não está entre os itens a serem ensinados, pois caso fosse assim para quê teria sentido em elaborar a missão (valores compartilhados).
  • Pelo menos no meu caso, os "mais velhos" nem se quer foram designados para nosso treinamento, fomos treinados pelos intermediários, pois os ''experientes", salvo pouquíssimos, estão só cumprindo o tempo de serviço que lhes faltam para aposentar e são péssimos exemplos a seguir.