-
Pelo meu entendimento, a questão está CERTA.
Na formação de equipes, é necessária uma fase chamada de turbulência ou tormenta, que faz com que haja conflitos interpessoais. Mas essa fase é benéfica, já que a hierarquia da equipe é alinhada e determinada, prosseguindo na formação de equipes.
Se ele afirmou que as equipes não progridem sem turbulências, ele está CERTO. Mas pra essa questão estar ERRADA, como no gabarito, ele afirmou que as equipes podem progredir sem turbulências, o que não é verdade.
-
AFF! que "mulesta" de prova foi essa hem. De que livro foi tirado isso...
-
Pelo meu entendimento, o erro da questão esta em destrutiva (maléfica prejudicial) o certo seria construtiva.
A questão afirma: a formação de equipes nem sempre progride sem turbulências, o que pode gerar discussões. Isso significa no meu entendimento, mesmo com brigas, conflitos, discussão há crescimento na equipe.
-
Não vejo esta questão como errada. Só o Cespe.
-
Ao meu ver o "pode" deixou a questao certa, pois poder ser prejudicial ou nao!
-
Não sei se o Cespe vai acatar, mas elaborei recurso baseado em alguns autores, inclusive Chiavenato.
Alguns dizem que não há conflito destrutivo, e que todo conflito é proveitoso.
Mas alguns autores vão contra essa generalização, pois dizem que há conflitos muito destrutivos em qualquer organização, a tal ponto de destruir por completo a instituição/empresa.
O gabarito, se for levar a generalização, está Errado. Se levar a máxima da regra geral, o conflito é saudável, o gabarito é Certo.
Esperar para aprender mais sobre as doutrinas Cespe. :)
Gabarito alterado, como previsto.
Gabarito definitivo: CERTO
-
A banca em seu gabarito oficial considerou a questão como CERTA o que é óbvio.
Mais um pontinho para minha prova, agora cheguei a 69 questões liquidas.
estou confiante pois a esperança é a última que morre...
-
Williams Nunes, muito coerente seu raciocínio e embasamento, e para acrescentar, quando a questão diz: "pode gerar discussões entendidas como destrutivas", não há o que se falar em erro, já que no caso em que a formação de equipes nem sempre progride sem turbulências, ou seja, pode haver essas turbulências, o que impediria então de existirem discussões tidas como destrutivas? De fato, não vejo erro nessa questão devido a margem que ela mesma deixa para tal interpretação.
-
A formação de equipes pressupõe a formação de um grupo de pessoas e o
ganho posterior de sinergias positivas de trabalho, indo além da simples
troca de informações. Com isso, percebe-se que sua formação sempre
passará pela etapa de tormenta, onde haverão várias turbulências e
disputas de poder. Nem toda turbulência é destrutiva, mas é certo que
muitos conflitos surgem nessa etapa, e existe a possibilidade de que
estes sejam destrutivos. Como a questão fala na mera possibilidade
(“pode gerar”), é possível tentar a inversão de gabarito para “Certo”.
Abraço!
Prof. Carlos Xavier
-
GABARITO DEFINITIVO DA BANCA= CERTO!
JUSTIFICATIVA: De fato, a formação de equipes nem sempre progride sem turbulências, o que pode gerar discussões entendidas
como destrutivas.
-
Questão de português!
A formação de equipes nem sempre progride sem turbulências!
Turbulências = é o que pode gerar discussões entendidas como destrutivas!
Entendidas = não quer dizer que devem ser consideradas, mas apenas entendidas como destrutivas.
-
GABARITO DEFINITIVO DA BANCA= CERTO
JUSTIFICATIVA: De fato, a formação de equipes nem sempre progride sem turbulências, o que pode gerar discussões entendidas como destrutivas.
-
A questão está correta sim. Continuo batendo na mesma tecla, administração é interpretação!
O processo de formar equipes envolve : formação, tempestade, normalização, desempenho. É normal que a tempestade ocorra; a fase de turbulência,assim como diz a questão.
Ela é necessária para que os membros se entendam melhor e saibam por onde começar.
-
A fase da turbulência faz parte do processo de formação das esquipes, logo haverá conflitos.
-
No processo de formação de equipes, é comum a existência de divergências, haja vista que os membros naturalmente são diversos, apresentam modos diferentes de perceber um mesmo ponto, uma mesma temática. Contudo, essas diferenças que geram discussões são construtivas, ajudam no progresso da equipe, de modo que seja alcançado o objetivo comum que norteia as atividades de todos os membros da equipe.
Entendo, portanto, a questão como ERRADA.
-
Pessoal, vamos indicar as questões para comentário do professor.
Apesar de considerar a ajuda dos colegas muito esclarecedora na maioria das vezes, acho válido ter o comentário do professor tendo em vista que muitos aqui pagam por esse serviço e há uma centena de questões sem a participação dele (apenas para validar nosso raciocínio).
-
na minha opinião este termo "entendida",acabou invalidando a questão.
-
Questão muito subjetiva!
-
kkkk..Qual o tema de G.P que não é subjetivo???
-
A questão não é subjetiva, pois em todos os processos grupais, sejam em pequenos ou grandes aglomerados de pessoas, há geração de conflitos. Quer um exemplo prático? Olhem para qualquer forma de governo, qualquer uma em qualquer época da civilização humana... Conflitos existem e sempre vão existir. Contudo, NEM sempre tais conflitos podem ocasionar o declínio do grupo, pois partindo de uma mediação e acordos, pode-se chegar a um consenso.
PS: Perceba que a banca não generaliza sua afirmação e nem contradiz o que foi colocado no primeiro período. A CESPE gosta muito de fazer isso em suas provas. Então, se perceberem tais características na afirmação, desconfiem, quase sempre ela está errada .
Portando, alternativa CERTA
-
Gente, simplificando:
Existem discussões destrutivas e construtivas..
Logo:
A formação de equipes nem sempre progride sem turbulências, o que pode gerar discussões entendidas como destrutivas.
Fim de papo!
-
Vamos indicar a questão para comentário do professor(2)
-
-
CERTO
1) A formação de equipes nem sempre progride sem turbulências, o que pode gerar discussões entendidas como destrutivas. CERTO (sem vírgula)
2) A formação de equipes nem sempre progride sem turbulências, o que pode gerar discussões, entendidas como destrutivas.ERRADO (com vírgula)
1) Aqui, "[...]discussões entendidas como destrutivas", temos uma oração restritiva. Ou seja, nesse caso, pode gerar discussões destrutivas; a sentença não diz que "destrutiva" é uma característica de "discussões". Dessa forma, podemos entender que podem ser geradas discussões destrutivas e discussões construtivas. O que é verdade, correto?
2) Já nesse caso, temos uma oração adjetiva. Ou seja, a sentença diz que "destrutivas" é uma característica das discussões. Dessa forma, entende-se que qualquer discussão é destrutiva, o que não é verdade. Portanto, se acressentassem uma vírgula após "discussões", a questão se tornaria errada
-
''NEM TUDO SÃO FLORES, ALGUMAS PRAGAS PODEM COMPROMETER TODO O ROSEIRAL.''
"A NOSSA VIDA É UMA MONTANHA RUSSA, COM SEUS ALTOS E BAIXOS, QUE, QUANDO NÃO BEM ESTRUTURADA, PODE NOS DERRUBAR PARA TODA A VIDA."
GABARITO CERTO
-
Ele colocou que "PODE",então está certa sim...se ele tivesse colocado que a fase da turbulência gera discussões destrutivas estaria errada,pq nem sempre as discussões são destrutivas,então as discussões podem ser tanto construtivas como destrutivas.
-
Entendo que a questão deveria ter sido anulada por ambiguidada na redação. A maneira como foi escrita permite duas interpretações, uma que a tornaria correta e outra errada.
De fato sempre existem turbulências, elas podem ser construtivas ou destrutivas. O problema da questão reside no trecho após a vírgula "o que pode gerar discussões entendidas como destrutivas", de modo que pode ser interpretado das seguintes formas
1ª - ...o que pode gerar discussões e essas discussões (todas) são entendidas como destrutidas. → E neste caso a questão seria errada, já que nem todas as discussões são destrutivas
2ª ... o que pode gerar discussões entendidas como destrutivas, assim como pode gerar discussões não entendidas como destrutivas. → Neste caso a questão estaria correta, já que, realmente, pode ser destrutiva ou não.
E o fato de a banca ter alterado o gabarito reforça o meu argumento de que o examinador, ao elaborar a questão, não deixou clara a ideia que ele de fato queria passar ao redigir a questão.
-
As formação de equipes pode gerar tanto discussões destrutivas que geram os desmoronamentos (leia-se consequências extremamente negativas que repercutem maleficamente), quanto discussões construtivas que edificam pra valer.
Aqui estamos falando de conflitos que são, em última análise, inevitáveis, restando a nós humanos administrá-los.
Resposta: questão certa.
-
Formação de equipes segundo o livro: O Gerente Minuto, de Kenneth Blanchard.
A "turbulência" é uma de suas fases.
-
Só pra contrapor um comentário de um colega nessa questão: O conflito só é benéfico quando é moderado, se o conflito for alto demais ou baixo demais, é prejudicial para a empresa.
-
PRA NAO ZERAR
-
Essa questão é uma realidade de vida. rsrs
-
A FORMAÇÃO DE EQUIPES PODE ocasionar CONFLITOS e CONSEQUÊNCIAS:
- CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS --- CONFLITO FUNCIONAL;
- CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS --- CONFLITO DISFUNCIONAL
“A partir de DIVERGÊNCIAS de PERCEPÇÕES E IDEIAS, as PESSOAS se colocam em POSIÇÕES ANTAGÔNICAS, caracterizando uma situação conflitiva. DESDE AS MAIS LEVES ATÉ AS MAIS CRÍTICAS, as situações de conflito são COMPONENTES INEVITÁVEIS E NECESSÁRIAS da vida grupal e podem ser classificadas quanto às CONSEQUÊNCIAS. Caso apresente consequências POSITIVAS, o CONFLITO é denominado FUNCIONAL. Se as CONSEQUÊNCIAS forem NEGATIVAS, é chamado DISFUNCIONAL”.
RIBAS e SALIM. Gestão de pessoas para concursos, p. 400.
-
CERTO:
Nem toda equipe progride sempre sem turbulências, o que pode gerar discussões, as quais podem ser destrutivas.
-
Certo.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Os 5 estágios de desenvolvimento dos grupos:
1. Formação: Membros estão se conhecendo e começando a interagir com os comportamentos e normas aceitáveis. É neste momento que os membros começam a pensar em si mesmos como partes do grupo.
2. Tormenta/atrito/turbulência: Também conhecida com fase de agressão e destruição, ocorre conflito interpessoal no grupo com grande propensão a perdas para a equipe de trabalho, quando as pessoas se preocupam com sua reputação, provocam seus adversários e adotam estratégias ameaçadoras no trabalho. Essa fase, no entanto, pode levar a propensão de ganhos para a equipe de trabalho, pois se as pessoas se preocupam com sua reputação, adotam estratégias ameaçadoras ou provocam seus adversários, é porque tem-se limitações impostas ao comportamento de cada membro. Os indivíduos já reconhecem a existência do grupo, mas tendem a resistir às limitações impostas ao seu comportamento individual. Os membros medem força, estabelecendo uma hierarquia das relações dentro do grupo. Após o encerramento desta etapa, esta hierarquia estará relativamente clara para os membros do grupo.
3. Normatização/normação: Indivíduos passam a ter um relacionamento mais próximo, fortalecendo o próprio grupo. Os membros começam a agir como uma unidade coordenada.
4. Desempenho/atuação: O grupo já está coeso e trabalha com foco no desempenho das tarefas a serem realizadas. Nos grupos permanentes de trabalho, esta pode ser considerada a última etapa de formação.
5. Interrupção: É a etapa que prepara o grupo para seu fim. Como as atividades deverão ser concluídas e o grupo dissolvido, o foco deixa de ser o desempenho das tarefas e passa para o encerramento dos trabalhos. Nesta etapa, podem surgir sentimentos conflitantes dentro do grupo – enquanto alguns membros se sentem mais felizes com o fim de uma etapa, outros ficam abatidos com o encerramento do grupo
-
A turbulência/tormenta é uma das fases da formação das equipes. Essas turbulências normalmente acontecem quando se disputa espaço e poder na sua estrutura, mas também podem gerar discussões destrutivas, sem sombra de dúvidas.
Gab: Certo
Fonte: Estrategia Concursos.
-
"O trabalho em equipe também gera conflitos de relações interpessoais denominados conflitos disfuncionais "
Questão Cespe.
conflitos disfuncionais ( também chamados de destrutivos)
-
Estranho, pois a questão falou em “progredir”, o que nesse caso poderia ser o exemplo de um conflito funcional, ou seja, aqueles que contribuem para o funcionamento da equipe ou grupo.