-
CERTA.
Mesmo com o público insatisfeito com o atendimento, o servidor deve preservar a dignidade de seu cargo, uma vez que a culpa da falta de qualidade não é exclusivamente dele.
-
Pensei como exemplo no caso de um cidadão mostrar-se insatisfeito com o serviço e criar uma situação desfavorável por conta disso. Ex: começar a ofender o servidor ou partir para agressão... nestes casos, cabe ao servidor manter-se calmo e tentar resolver o problema da melhor forma possível já que ele tem que preservar a dignidade do cargo. Ele representa o órgão.
-
Certa.
Têm pessoas que dá vontade de meter a voadora, mas o servidor tem que manter a calma e tentar resolver o problema da melhor forma possível, pois a preservação da dignidade do cargo é o mais importante... :/
-
Gabarito E.
A questão é abrangente. A ética e o bom senso nos impede de revidar uma agressão em todos os âmbitos sociais. Quem trabalha com o público, sabe que pode se deparar com situações inusitadas.
-
É SÓ FICAR 5 MINUTOS DENTRO DE UMA AGÊNCIA QUALQUER DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. A INSATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS AINDA BUROCRATIZADOS, É NÍTIDA. E A ATUAÇÃO DO AGENTE PÚBLICO PERANTE AS REVOLTAS É ESTÁVEL E FIRME.
GABARITO CERTO
-
Gabarito: certo.
Imaginem que um servidor, diante da revolta de alguns cidadãos, deixe de agir de acordo com a dignidade do cargo e comece a agredir ou ofender verbalmente tais pessoas. Estaria agindo errado.
-
o examinador retirou a questão deste texto:
" Um valor que demanda especial abnegação diante de uma opinião pública desfavorável é o da preservação da dignidade do cargo: identificar-se como servidor público e mediante a denominação profissional, informar adequadamente acerca das funções exercidas e dos respectivos indicadores de desempenho e de eficiência e construir, no ambiente familiar e social, o bom conceito e o apreço pela atividade do serviço público. É preciso lembrar, no entanto, que a dignidade é alcançada com uma quota de sacrifícios, separando as atividades profissionais dos relacionamentos pessoais e familiares (excetuadas as situações protocolares descritas mais adiante), empenhando-se na apuração e divulgação de irregularidades e na sua solução e defendendo proativamente os direitos do servidor público e a ética no serviço público."
(Ética na Administração pública, apontamentos para uma abordagem pratica. Lins, Bernardo. http://www.belins.eng.br/ac01/papers/aslegis47_etica.pdf )
-
PedroMatos, Nem tudo é tão burocratizado assim, na verdade a maioria dos funcionários lá dificultam o serviço por vontade por vontade própria. Eu estudo aqui administração e no dia a dia no trabalho percebo com os funcionários fazem de forma diferente, mesmo sem necessidade. Quando percebo que posso estar indo por esse caminho sempre tanto modificar meus hábitos, em prol do interesse público, do Cidadão e da instituição.
-
CERTO
-
Para resolução da questão em
análise, faz-se necessário o conhecimento Ética no serviço público.
Diante disso,
vamos a uma breve contextualização.
Para
facilitar o entendimento da questão, transcrevemos abaixo o inciso I das regras
deontológicas constantes no Código de Ética Profissional do Servidor Público
Civil do Poder Executivo Federal.
I - A dignidade, o decoro, o zelo, a
eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem
nortear o servidor público, seja no
exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da
vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão
direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
Deste modo, o
servidor, mesmo que seja alvo de críticas sobre o serviço oferecido em
determinado órgão da administração pública, deve manter a dignidade, zelo e
decoro do cargo e colher as oportunidades de melhoria que forem pertinentes, ou
seja, preservar a dignidade do cargo, mesmo diante de opiniões desfavoráveis.
Gabarito do Professor: CERTO.
DECRETO Nº 1.171, DE
22 DE JUNHO DE 1994.
-
CERTO
-
Questão sobre Ética no serviço público. Certo.
-
a tá, se o cliente for pra cima agredir , é só prende-lo. isso é ético.
-
Façam assim que ajuda muito.
Um valor que demanda especial dedicação por parte do servidor é o da preservação da dignidade do cargo, mesmo que diante de uma opinião pública desfavorável.
-
No que se refere à influência da opinião pública nos serviços públicos, é correto afirmar que: Um valor que demanda especial dedicação por parte do servidor, mesmo que diante de uma opinião pública desfavorável, é o da preservação da dignidade do cargo.
-
Preservar o ético e os padrões exercidos (em seu código (o de ética), princípios e normativas). Buscando ser influenciados e direcionados pela ética sempre devem prevalecer, não em atendimentos a outros anseios ( por exemplo, o moral). As emoções e questões de moral dos cidadãos não podem intervir, ou servir de justificativa/base para prática de atrocidades. Ou seja, o padrão ético que deve ser preservado/estabelecido na execução do serviço público, bem como na vida particular do cidadão.
-
O servidor público deve apresentar comportamentos e atitudes direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos, tanto no exercício de seu cargo ou função quanto fora dele.
A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
Ou seja, são os servidores e agentes públicos que, acima de tudo, devem zelar por uma boa conduta ética ao representarem os atos do Estado e durante a sua vida particular.
Resposta: Certo
-
CERTO
GABARITO COMENTADO:
"Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento Ética no serviço público.
Diante disso, vamos a uma breve contextualização.
Para facilitar o entendimento da questão, transcrevemos abaixo o inciso I das regras deontológicas constantes no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
Deste modo, o servidor, mesmo que seja alvo de críticas sobre o serviço oferecido em determinado órgão da administração pública, deve manter a dignidade, zelo e decoro do cargo e colher as oportunidades de melhoria que forem pertinentes, ou seja, preservar a dignidade do cargo, mesmo diante de opiniões desfavoráveis.
DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994."
-
CERTA
faz parte do comprometimento ético , nunca falar mal da empresa e do cargo que vc trabalha. infelizmente isso não acontece na pratica .