-
Gabarito E / VALENTI (2014) = A partir da análise das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e do estudo do acervo, podemos definir o quadro de arranjo nos arquivos de 3a idade, com as seguintes divisões: Fundo, Grupo ou Seção, Subgrupo ou Subseção, Série e Subsérie (hierarquicamente o fundo se sobrepõe às demais divisões).
As tarefas de arranjo são de 2 tipos: intelectuais e físicas. As primeiras compreendem a análise documental no que tange a sua forma, conteúdo e origem funcional. As segundas referem-se à arrumação dos papéis nos locais adequados, seu empacotamento, entre outras.
Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.
O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística)
-
Princípio da Proveniência = Respeito aos Fundos = Procedência
Não se pode misturar documentos de instituições ou pessoas distintas.
A proveniência e a ordem original fundamentam a classificação e a organização dos arquivos.
1º) PROVENIÊNCIA: Quais documentos compõem o fundo da instituição?
2º) ORDEM ORIGINAL: Como a instituição guarda esses documentos?
Fonte: Aula professor Darlan Eterno.
-
É o princípio basilar, principal de arquivologia, como que não vai ter muita repercussão? ??
ERRRADO beeem grande
-
ERRADA!
Princípio da proveniência, procedência ou ordem original:
É o princípio básico (primeiro princípio) da organização de arquivos, segundo o qual deve ser respeitado a autonomia de cada fundo ou núcleo, não misturando os seus documentos com os de outros. A proveniência transmite informação importante sobre o contexto em que os documentos foram criados.
-
O princípio da proveniência tem repercussão na classificação de documentos arquivos, pois, ao se classificar os arquivos, deve-se respeitar o princípio da proveniência.
"CLASSIFICAÇÃO DOCUMENTAL
De acordo com Wadson Faria (2006), o esforço de organização do conjunto de documentos (arquivo)de uma instituição ou pessoa física por meio da função arquivística de classificação gera, na maioria dos casos, um instrumento de gestão arquivística denominado plano de classificação documental - PCD. Portanto, o plano de classificação é o instrumento desenvolvido por arquivístas para auxiliar na organização das informações para a recuperação futura e para o armazenamento ordenado; ele traduz o conhecimento dos gestores sobre o estoque informacional arquivístico da instituição.(Faria, 2006, p.35)".
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_documental
"2. O PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA
CONCEITO
Princípio básico da organização de arquivos segundo o qual deve ser respeitada a autonomia de cada fundo arquivístico, não misturando os seus documentos.
CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO
Este princípio é atribuído a Natalis de Wailly, um historiador francês, chefe da Secção Administrativa dos Arquivos Departamentais do Ministério do Interior francês que, em 1841, faz promulgar que daí em diante os documentos que provenham de um corpo, de um estabelecimento, de uma família ou de um indivíduo deverão ser agrupados e não misturados com outros que não lhes digam respeitam.
Por definição, o fundo de arquivo não pode existir sem que o princípio da proveniência seja aplicado".
Fonte: http://clips-e-postits.blogspot.com.br/2007/07/os-princpios-da-arquivstica.html
-
Pessoal a questão mais votada está errada, ao afirmar que o princípio da proveniência ou respoeitos aos funtos é o mesmo que procedência
Conteitos tirados do dicionário de terminilogia arquivística:
princípio da proveniência: Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos
Procedência: Termo em geral empregado para designar a origem mais imediata do arquivo, quando se trata da entrada de documentos efetuada por entidade diversa daquela que o gerou. Conceito distinto do de proveniência.
Vide questão: Q768764
-
Princípio da Proveniência (Respeito aos Fundos ou Procedência) = Princípio básico da Arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família, não devem ser misturados aos de outras entidades produtoras.
-
proveniência ( respeito aos fundos - similar a palavra arquivo)
não se deve misturar arquivos de entidades/pessoas distintas
-
O princípio da Proveniência determina que os documentos de arquivo que pertencem a um conjunto não podem ser misturados a documentos que pertencem a outros conjuntos de documentos. Os conjuntos de documentos do arquivo são formados tendo como critério a instituição produtora. De fato, caso haja esta mescla entre documentos de arquivos diferentes, os mesmos perderão a razão de sua existência, que é servir de prova e informação sobre as ações da instituição produtora.
A atividade de avaliação é realizada para identificar o valor do documento para a instituição e para a sociedade. Com base neste valor são definidos os prazos de guarda e a destinação dos documentos, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.
Como se pode notar, o princípio da Proveniência é aplicado para a formação do conjunto, tendo influência de modo geral; enquanto a avaliação atua de maneira mais específica, em cada documento de maneira isolada. Além disso, a Proveniência serve para "dizer quem pertence e quem não pertence ao arquivo", enquanto que a avaliação serve para dizer, dentro do arquivo, "quem é ou não é importante".
Gabarito da banca: Errado
Gabarito do professor: Errado
-
Existe Deus e existe o princípio da proveniência.
Não dá para ignorar um princípio que define o que faz e o que não faz parte de um fundo de arquivo, não é?
Não dá para ignorá-lo na avaliação porque na avaliação eu defino a importância do documento para a instituição e, a partir daí, digo o valor daquele documento ao longo do tempo. Se não sei a qual instituição pertence, como posso atribuir valor a ele?
Não dá para ignorar também na classificação, porque seja classificando intelectualmente ou atribuindo um código, vou estar avaliando em que contexto se encaixa aquele documento para a instituição. Se não sei a proveniência, se não sei a quem pertence, como posso classificá-lo?
Eu pensei dessa forma. Espero que ajude.
-
Não sei se tô certo mas eu fui por essa lógica:
Lógica 01 : Principios são bases de algo ou alguma coisa, se são bases podem servir de guia para certas ações
Lógica 02 : O Principio da Proveniência é o principio mais importante da Arquivologia e por ser de todo importante, com certeza tem bastante influência sobre as estrategias de classificação
Então marquei ERRADO, já que a questão fala que o Principio da Proveniência tem pouca percurssão na classificação dos documentos de arquivo
Fé em Deus que a nomeção sai !
-
É ao contrário:
O princípio da proveniência;
- tem a ver com a classificação dos documentos (quem faz ou não parte do arquivo)
- não define as estratégias de avaliação dos documentos de arquivo (quem é ou não é importante)
-
O princípio da proveniência/respeito aos fundos é considerado como basilar da arquivística, influenciado todas as etapas e atividades da gestão de documentos.
Amiguinho concurseiro, vou te dar um exemplo:
Imagine você tentando fazer todas as atividades da gestão de documentos com os seus resumos/materiais enquanto os mistura com os de um outro concurseiro/concurseira. Uma loucura, não ?
Abraços do macaco diabético concurseiro <3
-
ERRADO
Pouca repercussão? Erradooooooooooo ! Esse princípio é base da arquivologia !
" ...Princípio básico da organização de arquivos, segundo o qual deve ser respeitada a autonomia de cada fundo ou núcleo, não misturando os seus documentos com os de outros. "
Dicionário de Terminologia Arquivística,(pág. 77)
-
é a base
-
Perdi supostas 4896 posiçoes errando essa maldita questão.
Bom apanhar aqui e na prova fazer bonito.
#VEM-MPU
-
É o mais importante Princípio arquivístico.
-
Princípio imprescindível para classificação do documento
-
ou seja esse principio é muito importante, porque ele é quem padroniza o respeito a autonomia de cada fundo ou nucleo, não misturandos os seus documentos com o de outras pessoas. ( não misture os documento, principio da proveniência)