-
Certo.
guia
Instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentes
em um ou mais arquivos(2).
-
A colega Vanessa só se equivocou em relacionar Arquivo com Coleção!
-
Matheus, ela não esta equivocada não. Até um tempo, na verdade sempre soube que coleção nunca foi objeto de trabalho para arquivista, mas, por muito ver o termo ser empregado na área, busquei compreender a tal inserção. Percebi que coleções também são conjuntos de documentos, não são? então porque não consideralos na concepção arquivistica? Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivistica, a definição de coleção: "Conjunto de documentos com características comuns, reunidos intencionalmente." Logo, já que são conjuntos documentais podemos associar a arquivos. A Arquivologia é assim mesmo, cheia de pormenores.
A única diferença é que esses conjuntos documentais (coleção) são produzidos intencionalmente, diferentemente dos documentos arquivistico, que não possui intencionalidade, ou seja, são produzido de forma totalmente involuntária para atender a uma necessidade administrativa de atestar/formar/exercer/cumprir um ato. Por isso dizemos que o documento arquivistico é aquele produzido no curso de uma atividade.
Abç
sucesso nos estudos!
-
o “guia”, de acesso fácil para o grande público por ter linguagem abrangente e popular.
https://descricaoarquivistica.files.wordpress.com/2010/08/aula-4-2010.pdf
-
O GUIA DE FUNDOSé um instrumento de pesquisa que oferece ao usuário uma visão panorâmica dos fundos de arquivos (conjuntos documentais produzidos ou acumulados por entidades públicas, empresas privadas e/ou indivíduos no curso das atividades finalísticas e recolhidos ao Arquivo Público para guarda, preservação e acesso), com a função de explorar e disponibilizar a potencialidade do acervo.
-
Guia - Informações Gerais
-
Instrumentos de pesquisa são ferramentas criadas no âmbito dos arquivos permanentes para facilitar a busca ao conjunto documental.
Cada instrumento possui um objetivo e um nível de detalhamento. São exemplos de instrumentos de pesquisa: guia, catálogo, inventário, índice, entre outros.
A questão trata do instrumento mais abrangente e que possui uma linguagem acessível, pois seu objetivo é informar o público em geral. Esse instrumento seria o guia.
O guia é o instrumento de pesquisa mais geral, e, segundo Heloísa Liberalli Belloto,
"o mais popular, pois está vazado numa linguagem que pode atingir também o grande público e não especificamente os consulentes típicos de um arquivo: historiadores e administradores. A estes devem ser fornecidos, com detalhamento progressivo, além do guia, instrumentos de pesquisa mais específicos. "
Características do guia: visão geral do conjunto documental; prático; representa um só arquivo; serve para divulgar e promover o arquivo; deve conter informações sobre localização do acervo, acesso, funcionamento; deve informar sobre serviços adicionais, como digitalização; se o acervo possui outros instrumentos de pesquisa; e quaisquer informações que situem o interessado sobre o acervo documental de interesse.
Fonte: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
Gabarito do Professor: CERTO.