-
Comentário do Prof. Adriel, do site TecConcursos.
O item está CERTO.
Indexação é o processo pelo qual documentos ou informações são representados por termos, palavras-chave ou descritores, propiciando a recuperação da informação.
No âmbito das atividades intelectuais de classificação, é necessária a produção de terminologias, sobre as quais podem ser aplicados princípios de harmonização de conceitos e termos. Ou seja, a atividade de classificação requer uma organização de termos que facilitarão a busca das informações nos documentos.
A descrição é a única maneira de possibilitar que os dados contidos nas séries/ou unidades documentais cheguem até os pesquisadores. E o objetivo da descrição é alcançado com a elaboração dos instrumentos de pesquisa, que são as ferramentas utilizadas para fornecer informações sobre os documentos e fundos, bem como sua localização.
Assim, por exemplo, temos que a descrição dos catálogos seletivos e índices são mais analíticas que as dos guias, por exemplo. Logo, a indexação se torna mais complexa à medida que o nível de descrição se torna mais específico.
GABARITO: CERTO.
-
Q602859 - Arquivologia Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Arquivista
A respeito da indexação de documentos, julgue o próximo item.
Indexação é a representação de documentos ou informações por termos, palavras-chaves ou descritores, com o objetivo de recuperar a informação. (CERTO)
-
Para responder a questão, é necessário saber o que significa nível hierárquico, descrição e indexação.
Indexação, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, é:
"Processo pelo qual documentos ou informações são representados por termos, palavras-chave, ou descritores propiciando a recuperação da informação."
Já a descrição é:
"Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa."
Nível hierárquico de descrição, que é o mesmo que descrição multinível, é:
"Descrição que, levando em consideração a estrutura de organização de um acervo, permite a
recuperação das informações dos documentos que o integram em diferentes níveis, do
mais genérico ao mais específico, estabelecendo relações verticais e horizontais entre eles."
Em outras palavras, termos/palavras-chave ou descritores são descritos em níveis hierarquizados.
Quanto mais níveis de hierárquicos são utilizados, mais relações do geral para o particular vai ser necessário estabelecer, e mais complexa fica a indexação, pois mais termos/palavras-chave e descritores serão necessários.
Exemplo: ao produzir um instrumento de pesquisa (que são ferramentas criadas para facilitar a busca do pesquisador à informação de interesse), eu posso escolher descrever um conjunto documental de uma forma superficial ou descrever um conjunto documental analisando documento por documento. Se a escolha for criar um instrumento geral, o nível hierárquico poderá até mesmo ser único: descrição do fundo documental. Se a escolha for criar um instrumento mais específico, a descrição pode ir até o item documental, descrevendo documento a documento.
Dessa forma, quanto mais geral for a descrição, menos níveis serão utilizados e mais fácil será a sua aplicação. Em contrapartida, quanto mais específica for a descrição, mais níveis serão necessários e mais complexa será a descrição, que trabalhará com mais níveis, mais termos e palavras-chave, o que torna a questão correta.
Gabarito do Professor: CERTO.
Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.