-
Certo, conforme no InterPARES 2 Project:
A6. Redundância e localização geográfica. A duplicação de entidades digitais e o armazenamento de cópias múltiplas resultantes em meios físicos diferentes as protegem de problemas nos suportes. O armazenamento em diferentes locais físicos também as protege de condições ambientais adversas, fogo, enchentes, entre outros
Fonte: http://www.interpares.org/ip2/display_file.cfm?doc=ip2_preserver_guidelines_booklet--portuguese.pdf (pág. 11)
-
CORRETO. De acordo com as diretrizes do preservador, as estratégias de manutenção são as seguintes:1) atribuição clara de responsabilidades; 2) fornecimento da infraestrutura técnica adequada; 3) manutenção, suporte e substituição do sistema; 4) transferência regular de dados para novos meios de armazenamento; 5) adote condições adequadas para meios de armazenamento; 6) redundância e localização geográfica; 7) Segurança do sistema; 8) planejamento em caso de desastre. O mesmo documento define estratégias de manutenção como: "Conjunto coerente de objetivos e métodos para a proteção e manutenção da acessibilidade de cópias autênticas de documentos arquivísticos digitais ao longo dos estágios iniciais na cadeia de preservação".
Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Diretrizes_preservador.pdf
-
Direto ao ponto
Existem estratégias de preservação e estratégias de manutenção de documentos arquivísticos digitais. As estratégias de manutenção incluem a redundância e a localização geográfica.
GABARITO: CERTO
Outra questão:
Q602875 DPU - 2016
Existem estratégias de preservação e estratégias de manutenção de documentos arquivísticos digitais. As estratégias de manutenção incluem o planejamento em caso de desastre.
GABARITO: CERTO
Resumo:
Estratégias de Manutenção de docs arq. digitais:
- Redundância
- Loc. geográfica
- Planej. contra desastres
Fonte: Questões de concurso Cespe
-
Segundo as Diretrizes do Preservador, documento produzido pelo Projeto InterPARES 2, os conceitos de Estratégia de Manutenção e Estratégia de Preservação são:
Estratégia de manutenção:
"conjunto coerente de objetivos e métodos para a proteção e manutenção da acessibilidade de cópias autênticas de documentos arquivísticos digitais ao longo dos estágios iniciais na cadeia de preservação."
Estratégia de preservação:
"conjunto coerente de objetivos e métodos para a manutenção, ao longo do tempo, dos componentes digitais e das informações a eles relacionadas, e para a reprodução dos documentos arquivísticos autênticos e/ ou agregações arquivísticas relacionados a esses componentes e informações."
Segundo o mesmo manual, as estratégias de manutenção são:
- atribuição clara de responsabilidades;
-
fornecimento da infraestrutura técnica adequada
manutenção;
- suporte e substituição do sistema
transferência regular de dados para novos meios de armazenamento;
- adoção de medidas adequadas para meios de armazenamento;
- redundância e localização geográfica.
segurança do sistema
planejamento em caso de desastre
Já as estratégias de preservação incluem:
- uso de padrões;
- formatos autodescritivos;
- encapsulamento;
- restrição da gama de formatos a serem geridos
conversão
dependência tecnológica;
- preservação da tecnologia;
- confiança na compatibilidade descendente ou reversa;
- reengenharia de software;
- visualizadores e conversão no ponto de acesso;
- emulação;
- abordagens não digitais
restauração de dados.
A questão afirma que a redundância e a localização geográfica é uma estratégia de manutenção, o que está correto.
A redundância e a localização geográfica são ações que buscam armazenar os documentos em diferentes locais, fazendo com que eles estejam protegidos de intempéries, como enchentes e fogo.
Fonte: CONARQ. Implementação de Repositórios Arquivisticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq / 2015. Acesso em: 10 de outubro de 2021. Disponível em: Portal do Conarq.
Gabarito do Professor: CERTO.