SóProvas


ID
1808695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da dimensão investigativa, do processo de planejamento e da intervenção profissional, julgue o item subsecutivo.

Para fundamentar um estudo social, o assistente social deve buscar informações a partir da dinâmica da realidade social, política, econômica e cultural, de maneira a provocar ações cotidianas que garantam e efetivem direitos.

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala em fundamentos e base teórica, não se está falando de algo abstrato, fora da realidade e da possibilidade de efetivação. Fala-se de informações – descritas e interpretadas com base na dinâmica da realidade social, política, econômica e cultural, de maneira a provocar ações cotidianas que garantam e efetivem direitos. Assim, ao desenvolver um estudo social e registrá-lo em documento pertinente, informações como as descritas dão suporte à sua fundamentação. É essa fundamentação que pode fornecer elementos para que o magistrado forme seu juízo, de maneira a poder tomar uma decisão justa. Se a decisão judicial for considerada pelos envolvidos como injusta, ao não levar em conta, por exemplo, informações relevantes contidas no registro do estudo social, ela poderá ser questionada por meio de recurso a instância superior, com suporte, entre outros, nesse estudo. 

    Instruções sociais de processos, sentenças e decisões Eunice Teresinha Fávero


  • A questão é bem tranquila, pois se marcar como "errado" estaríamos dizendo que: "o assistente social (NÃO DEVE) buscar informações a partir da dinâmica da realidade social, política, econômica e cultural, de maneira a provocar ações cotidianas que garantam e efetivem direitos."

    Viu? Fica estranho né? Então conforme o aludido infere-se que a questão é "VERDADEIRA" (CERTA)