SóProvas


ID
1808989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma vez ajustados formalmente os valores dos componentes patrimoniais, é possível reconhecer os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional nos registros contábeis. Nesse sentido, julgue o item seguinte, acerca de atualização monetária.

Na perspectiva do setor público, é possível recompor monetariamente o valor de aquisição de determinado elemento patrimonial que esteja defasado no tempo, desde que a taxa acumulada de inflação no triênio seja igual ou superior a 100%, exigindo-se, nesse caso, a evidenciação da taxa utilizada nas notas explicativas que acompanham as demonstrações financeiras.

Alternativas
Comentários
  • RES. CFC 1.111 de 2007 + RESOLUÇÃO CFC 1.367 de 2011


    Antigo Princípio da Atualização Monetária


    Perspectivas do Setor Público

    Na hipótese de que o consenso em torno da mensuração dos elementos patrimoniais identifique e defina os valores de aquisição, produção, doação, ou mesmo, valores obtidos mediante outras bases de mensuração, desde que defasadas no tempo, necessita-se de atualizá-lo monetariamente quando a taxa acumulada de inflação no triênio for igual ou superior a 100%, nos termos da Resolução CFC nº. 900/2001.  (Itens 1.5 e 1.5.1 revogados pela Resolução CFC nº. 1.367/11)


    gab: E

  • Alguém pode apontar qual o erro? Seria o "é possível" ao invés de "necessita-se", conforme a norma transcrita pelo colega Thiago? A regra é imperativa e não uma faculdade?

  • Onde está o erro?

  • Bom, eu julguei a questão errada porque conheço tal regra como constante para a contabilidade geral e não para o enfoque público.

  • Essa resolução foi revogada. Não está mais em vigor. Este é o erro.