SóProvas


ID
1809061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca dos procedimentos e testes de auditoria no setor público, julgue o seguinte item. 

Ao realizar auditoria no SIAFI, o auditor pode aplicar testes substantivos para verificar se os valores licitados foram corretamente registrados pela contabilidade da auditada.

Alternativas
Comentários
  • Testes substantivos: visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade e são divididos em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

  • Substantivo = Sistema

  • Certo.

     

    Outra questão ajuda fixar.

     

    (FCC/TRE-SP/2012) Na auditoria governamental, os testes que têm por objetivo certificar uma segurança razoável de que os
    procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e estão sendo
    cumpridos corretamente são denominados testes:

    a) substantivos;
    b) de revisão analítica;
    c) de observância;
    d) de detalhes;
    e) de inspeção.

    Comentários:

    Em relação aos testes executados em uma auditoria (observância e substantivos), as questões são simples. Se a análise a ser realizada pelo
    auditor é para verificar os controles internos do órgão auditado, temos uma aplicação dos testes de observância. Se estivéssemos buscando
    verificar a suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil, nesse caso estaríamos aplicando os testes
    substantivos.

     

    Gabarito: C

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • De acordo com o disposto na NBC TI 01, os testes substantivos
    visam a obtenção de evidência quanto a suficiência, exatidão e validade
    dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
    fonte: Prof. Claudenir Brito www.estrategiaconcursos.com.br
     

  • Enquanto os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento, os testes substantivos visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativo da entidade.
    Assim, podemos concluir que os testes aplicados para a verificação dos valores licitados e seu correto registro pela contabilidade da entidade auditada podem ser classificados em testes substantivos.

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Testes de observância: Tenta obter segurança razoável e verifica os controles internos do órgão auditado.


    Teste de substantivos: Tenta obter evidências e verifica os valores quanto a suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil.

  • GABARITO: CERTO

      

    Para quem for fazer a Prova do TCDF - Auditor

      

    MANUAL DE AUDITORIA DO TCDF

      

    TESTES SUBSTANTIVOS / TESTES COMPROBATÓRIOS

      

      

    4.12.6 Procedimentos

    Por meio dos procedimentos, serão realizados testes de auditoria, que se dividem em: 

      

    a) Testes de procedimento: consiste em selecionar uma operação e acompanhar o seu fluxo ao longo de todo o seu processamento e controle, de forma a assegurar e confirmar o entendimento do auditor sobre o sistema — aplica-se comumente na documentação e avaliação de controles internos;

       

    b) Testes de observância: são os testes destinados a obter razoável, embora não absoluta, segurança de que os controles internos, nos quais o controle externo se apoia, estão funcionando adequadamente ou seja, visa a avaliação da confiabilidade do sistema de controle interno. São conhecidos, também, como testes de controle;

       

    c) Testes Substantivos: são os exames que visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil, administrativo ou operacional do auditado. Esses exames são (também conhecidos como testes comprobatórios).

       

     

    5. EXECUÇÃO DE AUDITORIAS

    No processo de execução da auditoria, especialmente em situações em que os sistemas de informações e controles gerenciais apresentam fraquezas, a equipe de auditoria pode necessitar ir além de exames de procedimentos e conduzir testes substantivos para auxiliar e determinar a proporção em que a economicidade, a eficiência e a eficácia têm sido afetadas.

       

    5.1 OBTENÇÃO DE EVIDÊNCIAS

    A utilização exclusiva de testes substantivos ocorre, tão somente, quando não for possível confiar nos sistemas de controle interno. Conforme já salientado, a quantidade de testes substantivos depende, exclusivamente, do grau de confiança depositado nos sistemas de controle interno.

      

     

       

     

      

     

      

     

     

  •  Testes Substantivos: são os exames que visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil, administrativo ou operacional do auditado. Esses exames são (também conhecidos como testes comprobatórios).

  • Existem dois tipos de testes de auditoria:

    • Testes de Controle (Testes de Observância): Como o nome diz, visa testar os controles do órgão. Antigamente, eram chamados de “Testes de Observância”.
    • Procedimentos Substantivos: Avalia afirmações, transações e informações contidas nos sistemas da entidade. É dividido em testes de detalhes (transações, saldos de contas) e Procedimentos Analíticos (relações entre dados financeiros e não financeiros, flutuações, etc).

    Como o SIAFI é o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. Assim, é um sistema. 

    Os testes de auditoria na modalidade procedimentos substantivos visam justamente avaliar afirmações e transações, além das informações contidas nos sistemas da entidade. 

    Como o SIAFI é um sistema, o teste adequado para avaliar as informações contidas nele são mesmo os procedimentos substantivos.  

    Resposta: Certo

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre testes de auditoria!

    Existem dois tipos de testes de auditoria:

    - Testes de Controle (Testes de Observância): Como o nome diz, visa testar os controles do órgão.

    Antigamente, eram chamados de “Testes de Observância".

    - Procedimentos Substantivos: Avalia afirmações, transações e informações contidas nos sistemas da entidade. É dividido em testes de detalhes (transações, saldos de contas) e Procedimentos Analíticos (relações entre dados financeiros e não financeiros, flutuações, etc.).

    Como o SIAFI é o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. Assim, é um sistema.

    Os testes de auditoria na modalidade procedimentos substantivos visam justamente avaliar afirmações e transações, além das informações contidas nos sistemas da entidade.

    Como o SIAFI é um sistema, o teste adequado para avaliar as informações contidas nele são mesmo os procedimentos substantivos.


    Gabarito do Professor: CERTO.