SóProvas


ID
1809073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

      Considere que a Defensoria Pública da União (DPU) tenha contraído, em janeiro de 2014, um empréstimo internacional junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor R$ 100 milhões, para pagamento em vinte anos, com carência de cinco anos.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A dívida interna da DPU será acrescida de R$ 100 milhões.

Alternativas
Comentários
  • Errado:

    Entendo que seja o Conceito de Divida Publica Fundada.

    Dívida Fundada Pública Compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financiamento de obras e serviços públicos. Dívida Interna Pública Compromissos assumidos por entidade pública dentro do país, portanto, em moeda nacional.

    Fonte: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/servicos/glossario/glossario_d.asp

    Lei 4.320/64

    Art. 98. A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos.       (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

    Parágrafo único. A dívida fundada será escriturada com individuação e especificações que permitam verificar, a qualquer momento, a posição dos empréstimos, bem como os respectivos serviços de amortização e juros.

  • Não seria dívida externa?
  • Também entendo tratar-se de dívida externa e não interna como afirma a questão, visto que o empréstimo é internacional

    Gabarito: errado

  • Dívida interna é a parte da dívida pública que representa o somatório dos débitos, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos por um governo, com entidades financeiras e indivíduos (no Brasil, por exemplo, através do Tesouro Direto) de seu próprio país. A dívida interna é complementada com a dívida externa para formar a dívida pública.

    As dividas internas podem ter três origens, são elas, o financiamento de gastos públicos com bens e serviços como educação e obras, gastos com juros de dívidas anteriores e a política cambial e monetária que ocorre no caso do banco central. A divida interna abrange as administrações federais, estaduais e municipais e também suas empresas estatais. Também fazem parte deste valor os saldos os fundos públicos, previdência social e das contas de autoridade monetária.

  • Dívida externa é o somatório dos débitos de um país, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos no exterior pelo próprio governo, por empresas estatais ou privadas. Esses recursos podem ser provenientes de governos, entidades financeiras internacionais (FMI, Banco Mundial, etc.), bancos ou empresas privadas

    FONTE:WIKI

  • Putz! Um prova para Contador e para o DPU, ter uma questão dessas...caramba!!!

  • Simples, o recurso foi obtido fora do Brasil, como diz a pergunta.

    Assim podemos concluir que a dívida é externa.

  • LRF 

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

            I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

  • Dívida externa (consolidada).

  • FORA do país, logo DÍVIDA EXTERNA.

    De melhor em melhor, você chega lá!!!!!

  • Empréstimo internacional = dívida externa

  • QUESTÃO ERRADA !

    A dívida veio de dentro ou de fora do Brasil?

    De fora (internacional) então é EXTERNA.