SóProvas


ID
1809076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

      Considere que a Defensoria Pública da União (DPU) tenha contraído, em janeiro de 2014, um empréstimo internacional junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor R$ 100 milhões, para pagamento em vinte anos, com carência de cinco anos.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A dívida fundada da DPU será acrescida de R$ 100 milhões.

Alternativas
Comentários
  • Sem blá blá blá...


    Divida Flutuante = Menor que 12 meses 

    Divida Fundada = Maior que 12 meses

    Divida interna = Com entidades nacionais e moeda nacional corrente.


    Gabarito( C )

  • Sem bla, blá, blá merece um joinha!

  • Errei a questão, e se tivesse feito a prova entraria com recurso. Acho que quase todo munda já sabe sobre a questão temporal que difere fundada e flutuante. O que me pegou foi que, DPU não tem personalidade jurídia e, logo, a dívida fundada (consolidada) será da União e, não da própria DPU, o que tornaria a questão errada!

  • LRF 

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

            I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

  • lei 4320

    Art. 98. A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos.

  • AHAH AGORA SIM.

  • Só uma consideração, caso o examinador não tivesse relatado que houve carecia de 5 anos, a questão estaria errada porque parte integraria a flutuante,

  • A questão temporal está beleza. Mas, a dívida será exatamente 100 milhões de reais? Não terá juros, contando que será paga no prazo de 20 anos!?

  • o pagamento de juros entraria na divida fundada também?

  • Cuidado, padawans...

    Também integram a dívida pública consolidada as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento.

  • Tenho a mesma dúvida de alguns colegas: como a dívida fundada será acrescida de 100 milhões se o empréstimo foi nesse mesmo valor? Onde estão os juros?

  • CERTO

    Divida pública consolidada ou fundada é o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados da realização de operação de crédito de prazo superior a 12 meses, e ainda, as operações de créditos de prazo inferior a 12 meses cujas receitas tenham constado do orçamento.

  • De acordo com o Glossário do Tesouro Nacional, a dívida pública fundada (ou consolidada) é composta por compromissos de exigibilidade superior a 12 meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financiamento de obras e serviços públicos.

    Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a dívida fundada (ou consolidada) é definida como o “montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses”.

    Pois bem. A questão informa que a DPU contraiu empréstimo (internacional) para pagamento em 20 anos, com carência de cinco anos. Esse empréstimo, portanto, enquadra-se como dívida fundada (ou consolidada).

    Gabarito do professor: CERTO

  • De acordo com o Glossário do Tesouro Nacional, a dívida pública fundada (ou consolidada) é composta por compromissos de exigibilidade superior a 12 meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financiamento de obras e serviços públicos.

    Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a dívida fundada (ou consolidada) é definida como o “montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses".

    Pois bem. A questão informa que a DPU contraiu empréstimo (internacional) para pagamento em 20 anos, com carência de cinco anos. Esse empréstimo, portanto, enquadra-se como dívida fundada (ou consolidada).


    Gabarito do Professor: CERTO.