SóProvas


ID
1809250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito do Poder Executivo, julgue o item que se segue.

No presidencialismo brasileiro, a chefia de Estado é exercida pelo presidente da República, enquanto a chefia de governo fica a cargo dos ministros de Estado.

Alternativas
Comentários
  • Errado


    Parlamentarismo: É o regime de governo com chefia dual, ou seja, a chefia de Estado é exercida pelo Rei ou Presidente (monarquia constitucional ou república) e a chefia de Governo é exercida pelo Ministério (chefiado pelo Primeiro Ministro).

  • Atribuições constitucionais do Presidente da República:

    - Chefe de Estado: Representa o país externamente.
    - Chefe de Governo: É responsável pela administração e pela política do governo.

  • No brasil, a figura do chefe de gonerno e chefe de estado se misturam na mesma pessoa.
  • Presidente da República é um agente político que possui dois status: De chefe de Estado, representando a República Federativa do Brasil em relações internacionais e status de Chefe de Governo, comandando a União Federal internamente, organizando os Estados Federados.


  • Chefe de Governo e chefe de Estado: Diferenças entre parlamentarismo e presidencialismo.

    Parlamentarismo

    No caso do governo parlamentar, suas origens estão ligadas às monarquias constitucionais europeias, especialmente a britânica. No parlamentarismo inglês, o chamado cabinet government, os eleitores escolhem, entre dois partidos, seus representantes no Parlamento. O partido que obtiver a maioria dos votos é, automaticamente, responsável pelo governo, para o qual escolhe um chefe - um primeiro-ministro.


    Presidencialismo

    A maioria dos regimes presidencialistas inspirou-se na forma de governo dos Estados Unidos da América, chamada de presidencial government. Em seu estado puro, esse tipo de governo é caracterizado pela concentração, nas mãos do presidente da República, dos poderes de chefe de Estado e de Governo.

    Eleito pelo voto popular, o presidente escolhe seu ministério ou secretariado, representa o país nas relações internacionais, dita grande parte da pauta do Parlamento, pode declarar guerra a outra nação, etc. Ou seja, possui amplos poderes, inclusive o de nomear os membros das mais altas cortes do Judiciário. Centro do sistema governamental, o presidente determina ou interfere diretamente em tudo, inclusive nas questões mais corriqueiras da luta política entre os diferentes partidos.

    Para alguns estudiosos, o presidencialismo é um sistema de governo que parece conferir estabilidade e eficiência ao Poder Executivo, mas que, ao mesmo tempo, enfraquece a iniciativa do Legislativo - e principalmente seu poder de controle e fiscalização.


    http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cidadania/chefe-de-governo-e-chefe-de-estado-diferencas-entre-parlamentarismo-e-presidencialismo.htm



  • Acumulações do PRESIDENTE DA REPÚBLICA:

    1-CHEFE DE GOVERNO: atribuições internas, ou seja, nacionais.

    2-CHEFE DE ESTADO: relações externas do País;

    3-CHEFE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL.

     

    Confie e espere no SENHOR!

  • O presidencialismo é o sistema de governo que tem como características principais a forte concentração das funções executivas na figura do Presidente da República e a existência de uma separação de funções mais acentuada entre os Poderese Executivo e Legislativo. A concentração da atividade executiva na figura do Presidente da República ocorre porque, no sistema presidencialisata, a chefia do Poder Executivo é monocrática ou unipessoal, isto é, incumbe unicamente ao Presidente da República, que exerce, simultaneamente, a chefia de Governo, de Estado e de Administração. Tendo os Ministros de Estado como meros auxiliares. 

    O que difere do sistema parlamentarismo
    Fonte: Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino -  Direito Constitucional Descomplicado

    GAB ERRADO

  • Prova: Nível Superior; Ano: 2014; Banca: CESPE; Órgão: SUFRAMA - Direito Constitucional 

     

    Uma vez que o Brasil adotou o sistema presidencialista, as funções de chefe de Estado e de chefe de governo acumulam-se na figura do presidente da República, competindo-lhe, privativamente, expedir decretos e regulamentos para fiel execução da lei.

     

    GABARITO: CERTA.

  • Sistema presidencialista no Brasil é monocrático, ou seja, O Presidente da República acumula chefe de governo(interno) e chefe estado(externo).

  • O Presidente da República (PR) é o chefe do Poder Executivo Federal e exerce duas funções:

    Chefe de Estado => Quando representa o Brasil em duas relações internacionais.

    Chefe de Governo => Quando exerce a direção superior da Administração Federal.

  • Questão mamão com açucar para o candidato não zerar a prova.

  • Ambos são exercidos pelo presidente da república. 

  • ERRADO -  ambas são do Presidente.

  • Chefia do Governo, do Estado e da Administração Pública Federal= Presidente da República.

  • gab.Errado

    Ambas são exercidas pelo Presidente da Rep. Chefia de Estado= quando representa o Estado internacionalmente; Chefia de governo= Quando exerce suas atribuições internamente.

  •                              Forma de Governo                           Sistema de Governo                                Forma de Estado 

                                      República(BR)                                Presidencialismo(BR)                                  FEderativa(BR)

                                         Monarquia                                     Parlamentarismo                                          Unitária

     

    Vale resaltar que o PRESIDENCIALISMO o presidente é chefe de governo e chefe de estado.  No PARAMENTARISMO ele é apenas chefe de estado. 

  • .

    No presidencialismo brasileiro, a chefia de Estado é exercida pelo presidente da República, enquanto a chefia de governo fica a cargo dos ministros de Estado.

     

     

    ITEM - ERRADO – Segundo o professor Pedro Lenza ( in Direito constitucional esquematizado. 19ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2015. P.1212):

     

    “No sistema presidencialista, as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo encontram-se nas mãos de uma única pessoa, o Presidente da República. Já no parlamentarismo, a função de Chefe de Estado é exercida pelo Presidente da República (República parlamentarista) ou Monarca (Monarquia parlamentarista), enquanto a função de Chefe de Governo, pelo Primeiro-Ministro, chefiando o Gabinete. Vejamos algumas outras características:

     

    ■ presidencialismo: criação norte-americana; eleição do Presidente da República pelo povo, para mandato determinado; ampla liberdade para escolher os Ministros de Estado, que o auxiliam e podem ser demitidos ad nutum, a qualquer tempo;

     

    ■ parlamentarismo: produto de longa evolução histórica; adquiriu os contornos atuais no final do século XIX, recebendo forte influência inglesa; o Primeiro-Ministro, que é quem exerce, de fato, a função de Chefe de Governo, é apontado pelo Chefe de Estado, só se tornando Primeiro-Ministro com a aprovação do Parlamento; o Primeiro-Ministro, também, não exerce mandato por prazo determinado, pois poderá ocorrer a queda de governo por dois motivos, a saber: se perder a maioria parlamentar pelo partido a que pertence, ou através do voto de desconfiança; possibilidade de dissolução do Parlamento, declarando-se extintos os mandatos pelo Chefe de Estado e convocando-se novas eleições.” (Grifamos)

  • As funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo comanda pelo Presidente da República

    questão-> errada

    #RumoPosse

  • GALERA , GUARDEM ISSO . PRESIDENTE COMO :

     

    CHEFE DE ESTADO : EXTERNO .

    CHEFE DE GOVERNO : INTERNO .

     

    Força , Guerreiro !

  • GABARITO - ERRADO

     

    A função de Chefe de Estado e Chefe de Governo é exercida pelo Presidente da República.

     

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

  • O Presidente é Chefe:

     

    - de Estado (nas relações internacionais)

    - de Governo (na órbita interna)

    - da Administração Pública Federal

  • essa é uma característica do parlamentarismo. 

  • Acorda Brasil, nós não estamos na INGLATERRA não. "ah se sesse"

  • Errado.

    Uma das caracteristicas do sistema presidencialista é o chefe de governo e o chefe de estado serem a mesma pessoa (presidente da república)

     

  • Sistema presidencialista ~> Chefe de Estado e Chefe de governo é exercido pelo Presidente da República, ou seja, mesma pessoa.

  • No sistema presidencialista brasileiro, O PR acumula a poha toda.

  • Sistema Presidencialista = Chefe de estado + Chefe de governo + meu chefe ;)

     

    VÁ E VENÇA! SEMPRE!

  • A banca inverteu os conceitos. Presidencialismo ocupa as duas funções. Agora ele colocou o conceito de parlamentarismo.
  • Chefia UNA/PESSOAL/MONOCRÁTICA = A mesma pessoa exercendo as atribuições de Chefe de Estado e Chefe de Governo.

  • PRESIDENTE BRA: CHEFE DE : ESTADO, GOVERNO E DA ADM PUB ...

  • No BR, o presidente da república acumula as atribuições de Chefe de Estado e Chefe de Governo

  • No BR, o presidente da república acumula as atribuições de Chefe de Estado e Chefe de Governo

    Nas relações fora do pais o Presidente figura como chefe de estado e nas relações dentro do pais figura como chefe de governo.

     

  • eeeeh... Não tá facil pra ninguém. Até o Vinicius Junior, recém apresentado no Real Madrid ta estudando pra concurso. Que futebol que nada, bora estudar pra concurso! kkkkkkkkkkk

     

  • ERRADA

     

    NO PRESIDENCIALISMO, A CHEFIA É UNIPESSOAL,OU SEJA, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA ACUMULA EM SUAS MÃOS TODAS AS FUNÇÕES EXECUTIVAS. ELE É CHEFE DE ESTADO E DE GOVERNO.

  • É só lembrar da Rochelly de todo mundo odeia o Chris: ''meu marido tem dois empregos!''

    O PR acumula as duas funções.

  • Gabarito "errado". A essência do Presidencialismo está em concentrar no Presidente da República 2 atribuições:

    1- Chefe de Estado: o Presidente da República atua externamente, na condição de Chefe da República Federativa do Brasil. Exerce soberania.

    2- Chefe de Governo: o Presidente da República atua internamente, na condição de Chefe da União (governo federal). Exerce autonomia.

  • Presidente EXtado --> EXterior

  • Errado

    O nosso pais têm a como chefe de Estado e, Governo.

  • Chefia de governo  é governador

  • rápido e rasteio, tal divisão é típica de sistemas parlamentaristas: como o inglês - a rainha e o 1° ministro britânico

  • Isso é no Parlamentarismo.

    Gabarito, errado.

  • O brasil adota o estado monocrático, sendo assim o Presidente da República é chefe de governo (cuida das questões nacionais) e chefe de estado (cuida das questões internacionais).

  • No presidencialismo a chefia é una, ou seja, o Presidente da República exerce a chefia de Estado e a chefia de Governo. Os ministros de Estado, de acordo com o art. 76, CF/88, são meros auxiliares do Presidente da República. Desta forma, a afirmativa é falsa.

    Gabarito: Errado

  • Erradíssimo!

    No sistema presidencialista, as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo encontram-se nas mãos de uma única pessoa, chamada de Presidente da República.

  • GABARITO E

    Presidencialismo: as funções de chefe de Estado (plano externo e representante moral) e de governo (plano interno) são exercidas por uma só pessoa = monocrático.

    Parlamentarismo: as funções de chefe de Estado (rei ou presidente - função simbólica, protocolar) e de governo (primeiro ministro) são exercidas por pessoas distintas = dual.

  • O presidente da república acumula atribuição de chefe de estado e chefe de governo.

  • Errado

    No presidencialismo brasileiro, o Presidente da República acumula as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo.

  • GABARITO: CORRETO

    Questão fácil, pois basta observar que quem representa o país nacionalmente e internacionalmente é o Presidente da República. Para motivos de curiosidade sobre como funciona a separação dessas competências, há a organização do Reino Unido, que tem a Rainha Elizabeth como chefe de estado.

  • Os ministros apenas auxiliam.

  • Exercendo funções típicas, o órgão executivo, pratica atos de chefia de Estado, chefia de governo e atos de administração. Atipicamente, o Executivo legisla, por exemplo, via medida provisória (art. 62) e julga, no “contencioso administrativo”.

    No sistema presidencialista, as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo encontram-se nas mãos de uma única pessoa, o Presidente da República. 

    Direito constitucional esquematizado® / Pedro Lenza. – 23. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2019. (Coleção esquematizado ®) 

  • No presidencialismo brasileiro, tanto a chefia do Estado quanto a chefia de Governo é exercida pelo presidente. É no parlamentarismo que a chefia é dividida: A chefia de Estado é do monarca e a chefia do governo é do primeiro ministro.

  • ERRADO.

    Presidente da República é chefe de estado e chefe de governo.

  • Assertiva: ERRADA

    No presidencialismo brasileiro a chefia de Estado e de Governo estão agregadas no mesmo indivíduo que é o Presidente da República.

  • chefe de "extado" = externo

  • BOLSONARO FAZ OS 2 PAPEIS

    #BORA VENCER

  • (E)

    Chefia De estado--->Âmbito Externo / Internacional

    Chefia De Governo->Âmbito Interno / Nacional

    Forma De Governo->Republicano

    Sistema De Governo->Presidencialismo

    Outras da CESPE que ajudam a responder:

    Se determinado Estado soberano adotar, como sistema de governo, o sistema presidencialista, então as funções de chefe de Estado e de chefe de governo serão exercidas por uma única pessoa, o presidente da República, como ocorre no Brasil.(C)

    Uma vez que o Brasil adotou o sistema presidencialista, as funções de chefe de Estado e de chefe de governo acumulam-se na figura do presidente da República, competindo-lhe, privativamente, expedir decretos e regulamentos para fiel execução da lei.(C)

    A responsabilidade do chefe de governo e a temporariedade do seu mandato caracterizam, entre outros aspectos, a forma republicana de governo.(C)

  • unipessoal

  • Poder Executivo

    Âmbito Federal: exercido pelo PR + auxílio dos Ministros de Estado

    A Chefia é Una: PR é Chefe de Estado e de Governo

  • Presidencialismo (adotado no Brasil): chefe do executivo é unipessoal (chefe de governo + chefe de estado)

    Parlamentarismo (Reino Unido): chefe do executivo é dual --> tem um chefe de estado e um chefe de governo

    Legislação facilitada PRF: https://go.hotmart.com/X46019841L

  • O Presidente é Chefe de Governo e Chefe de Estado.

  • (E)

    Outras questões CESPE que ajudam a responder:

    Se determinado Estado soberano adotar, como sistema de governo, o sistema presidencialista, então as funções de chefe de Estado e de chefe de governo serão exercidas por uma única pessoa, o presidente da República, como ocorre no Brasil.(C)

    Uma vez que o Brasil adotou o sistema presidencialista, as funções de chefe de Estado e de chefe de governo acumulam-se na figura do presidente da República, competindo-lhe, privativamente, expedir decretos e regulamentos para fiel execução da lei.(C)

    A responsabilidade do chefe de governo e a temporariedade do seu mandato caracterizam, entre outros aspectos, a forma republicana de governo.(C)

  • GABARITO ERRADO

    Está trocado a ordem!

  • O Presidente da República acumula ambas funções.

    Ministros de Estado: auxiliam o Presidente.

  • Errado.

    Presidente é chefe de governo e de Estado.

  • Ademais

    Em quanto chefe de Estado > Âmbito externo

    Em quanto chefe de Governo > Âmbito interno

  • Gabarito: Errado, porque ambas funções são do Presidente da República.

  • (QUADRIX- Q1029920) O presidente da República no Brasil possui o papel de chefe de Estado e chefe de governo. Como chefe de Estado, representa o Estado Brasileiro nas suas relações internacionais e, como chefe de governo, gerencia os negócios internos, sejam de natureza política ou de natureza administrativa. CERTO

    Lembrem-se:

    EF = Estado Fora

    GD = Governo Dentro

    gab.: ERRADO!

  • Gabarito: E

    A função típica do Poder Executivo é a função executiva, que abrange atividades de Chefia de Governo, Chefia de Estado e de Chefia da Administração Pública. A doutrina considera que a função executiva subdivide-se em duas: i) função de governo (atribuições de decisão política) e; ii) função administrativa (atribuições relacionadas à prestação de serviço público).

    SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 35ª edição, Ed. Malheiros, São Paulo, 2012.

    MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet, COELHO, Inocêncio Mártires. Curso de Direito Constitucional, 5ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010, pp. 935

    PDF Estratégia

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca do presidencialismo brasileiro.

    2) Base doutrinária

    No presidencialismo, o Presidente acumula as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo, cabendo à mesma pessoa física representar o país no âmbito internacional e chefiar o Poder Executivo, internamente. (CAVALCANTI FILHO, João Trindade. Direito constitucional objetivo. Alumnus: Brasília, 2011).

    3) Exame do enunciado e identificação da resposta

    À luz da doutrina supracitada, no presidencialismo, o Presidente da República exerce a função de Chefe de Estado e de Chefe de Governo.

    Resposta: ERRADO.

  • Gabarito:Errado

    Principais Dicas de Poder Executivo:

    • O Brasil exerce o estado monocrático. Presidente é chefe de estado (internacional) e governo (nacional).
    • Duração do Mandato de 4 anos podendo se reeleger 1 vez por igual período.
    • Só existem COMPETÊNCIA PRIVATIVAS DO PRESIDENTE. Os principais incisos cobrados que eu já vi em questões são (ART 84): 3,4,5, 6 (delegável), 7,8, 12(delegável),13, 14, 18, 25 (delegável a parte da criação).
    • Mandato Tampão: Se o presida e o vice falecerem, será feito o seguinte - novas eleições em 90 dias e o povo elege (2 primeiros anos de mandato) e novas eleições em 30 dias e o congresso nacional elege (2 últimos anos de mandato).
    • Art 85 (Crimes de Responsabilidade).
    • Em caso de crime comum e de responsabilidade, como ocorrerá o procedimento? Crime Comum (Após queixa do STF o presidente é afastado. 2/3 da câmara dos deputados autoriza a instalação do processo. Presida do STF quem irá comandar a sessão do julgamento e STF quem julga) e Crime de Responsabilidade (Após a instauração do processo pelo senado federal. 2/3 da câmara dos deputados autoriza a instalação do processo. Presida do STF quem irá comandar a sessão do julgamento e senado federal quem julga). Vale ressaltar, averiguei em apenas 1 questão: Durante o prazo de vigência, o presidente não poderá ser culpado por crime comum, isto é, se o presidente matar alguém (isso é FORA DA SUA FUNÇÃO), ele só vai ser julgado pós mandato pela justiça comum.

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Gabarito:Errado

    Principais Dicas de Poder Executivo:

    • O Brasil exerce o estado monocrático. Presidente é chefe de estado (internacional) e governo (nacional).
    • Duração do Mandato de 4 anos podendo se reeleger 1 vez por igual período.
    • Só existem COMPETÊNCIA PRIVATIVAS DO PRESIDENTE. Os principais incisos cobrados que eu já vi em questões são (ART 84): 3,4,5, 6 (delegável), 7,8, 12(delegável),13, 14, 18, 25 (delegável a parte da criação).
    • Mandato Tampão: Se o presida e o vice falecerem, será feito o seguinte - novas eleições em 90 dias e o povo elege (2 primeiros anos de mandato) e novas eleições em 30 dias e o congresso nacional elege (2 últimos anos de mandato).
    • Art 85 (Crimes de Responsabilidade).
    • Em caso de crime comum e de responsabilidade, como ocorrerá o procedimento? Crime Comum (Após queixa do STF o presidente é afastado. 2/3 da câmara dos deputados autoriza a instalação do processo. Presida do STF quem irá comandar a sessão do julgamento e STF quem julga) e Crime de Responsabilidade (Após a instauração do processo pelo senado federal. 2/3 da câmara dos deputados autoriza a instalação do processo. Presida do STF quem irá comandar a sessão do julgamento e senado federal quem julga). Vale ressaltar, averiguei em apenas 1 questão: Durante o prazo de vigência, o presidente não poderá ser culpado por crime comum, isto é, se o presidente matar alguém (isso é FORA DA SUA FUNÇÃO), ele só vai ser julgado pós mandato pela justiça comum.

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Comentários: Questão errada. No Presidencialismo Brasileiro, o presidente da República exerce as funções de Chefe de Estado e de Chefe de Governo. Os Ministros de Estado auxiliam o Presidente na condução da Administração.

  • No PRESIDENCIALISMO, a Chefia do Poder Executivo é UNIPESSOAL ou MONOCRÁTICA: Presidente da República exerce a função de Chefe de Estado (representando o País nas relações internacionais) e Chefe de Governo (dirigindo as políticas públicas do Estado e chefiando a Administração Pública federal).

  • Errado.

    Nas repúblicas presidencialistas, o presidente eleito acumula as funções de Chefe de Governo e Chefe de Estado.

    • Chefe de Governo - Governo Federal/ União (Tem Autonomia). Interno (Relações Nacionais).

    • Chefe de Estado - República Federativa do Brasil (Tem Soberania). Exterior (Relações Internacionais).

  • Chefia de Estado e Chefia de governo: Ambos exercido pelo Presidente da República.