SóProvas


ID
1809319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das características das organizações, julgue o item que segue.

Padronização dos trabalhos, criação de rotina nas tarefas e proliferação de normas e regulamentos são características de uma organização configurada conforme a estrutura simples.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. A estrutura simples é exemplificada por uma pequena empresa: não há uma padronização das tarefas; não há rigor na divisão do trabalho; e sua estrutura organizacional não existe ou é muito básica (proprietário/subordinados). A padronização dos trabalhos, criação de rotina nas tarefas e proliferação de normas e regulamentos são características de uma organização com a estrutura mais complexa. A Escola Clássica da Administração (Administração Científica com Taylor, Teoria Clássica com Fayol e a Teoria da Burocracia com Weber) surge exatamente nesse contexto: as empresas crescem e necessitam da padronização, rotina e normas para se desenvolverem. Espero ter esclarecido o gabarito! 

  • Errado. De acordo com Mintzberg, essa seria a estrutura "Burocracia Mecânica": ocorre em organizações maiores que apresentam alta divisão e padronização dos processos.

  • Errado. A estrutura simples é, como o próprio nome indica, a mais simples das estruturas organizacionais. Constituída por apenas dois níveis hierárquicos: o gestor-proprietário (“o patrão”) e os empregados que a ele se reportam diretamente, é a estrutura típica de muitas empresas familiares de pequena dimensão. A estrutura mencionada é burocrática e complexa.

  • Padronização dos trabalhos(SIM)

    criação de rotina nas tarefas e proliferação de normas e regulamentos(NÃO)

    são características de uma organização configurada conforme a estrutura simples: pouco controle e formalização, pouco planejamento, padronização, pequena empresa.

  • Estrutura simples : baixo grau de departamentalização , grande amplitude, pouca formalização !

  • A questão traz o conceito de estrutura burocrática.

     

    A burocracia é calcada na padronização de normas e procedimentos para o funcionário, se caracterizando por tarefas operacionais rotineiras,
    grande especialização, alta formalização de regras e regulamentos, departamentalização funcional, centralização de autoridade, baixa amplitude de controle, e processo decisório que acompanha a cadeia de comando.

     

    Prof Carlos Xavier

  • Burocrácia - Especialização, padronizaçao e formalização

  • O item trouxe um modelo da classificação de Mintzberg. Dentre as estruturas organizacionais previstas pelo autor, a que mais se encaixa na descrição é a Burocracia Mecanizada/Mecânica, na qual: as funções são padronizadas; há centralização vertical e descentralização horizontal; as ações são planejadas; o trabalho se torna repetitivo e rotineiro. Tal estrutura tende a existir em organizações mais antigas e maiores, e em ambientes estáveis. É a que mais se aproxima do modelo burocrático de Weber.

     

    O oposto ocorre na Estrutura Simples.

  • Estrutura simples > Organização empreendedora

     

    Burocracia mecanizada > padronização dos processos de trabalho que é repetitivo e especializado.

     

    Rennó.

  •                                                      MODELOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

     

     -  DESENHO MECANICISTA: (linear)

    Forma burocrática, ou seja, estável, duradoura, especializada; autoridade centralizada; regras e procedimentos padronizados, ou seja, formalizada; divisão de trabalho; amplitude de trabalho estreita e meios formais de coordenação.

     

     

     -  DESENHO ORGÂNICO: (simples)

    Adhocráticos, ou seja, equipes de trabalho autônomas, temporárias e multidisciplinares; adaptativos; mais horizontais; autoridade descentralizada; poucas regras e procedimentos; pouca divisão de trabalho; amblitudes administrativas maiores e mais pessoas coordenando.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A simples seria o mesmo que estrutura divisional?

  • Estrutura Simples: Trata-se de uma estrutura comum nos pequenos negócios, possuindo baixo grau de departamentalização, grande amplitude de controle, autoridade centralizada e pouca formalização. Os principais pontos fortes desse tipo de estrutura são a sua simplicidade, agilidade, flexibilidade, manutenção barata e clareza das responsabilidades. Esse tipo de estrutura se torna inadequado à medida que a organização cresce, dada a necessidade de maior descentralização.

  • Estrutura simples são indicadas para pequenas empresas, na qual consequentemente não possuem rotina nem tampouco proliferação de normas e regulamentos.

    G: errado

  • Empresa pequena não tem por que ter muitas normas e regulamentos, nem padronização de trabalhos. 

    Gabarito: errado.

  • Estrutura simples: trata - se de uma estrutura comum nos pequenos negócios, possuindo baixo grau de departamentalização, grande amplitude de controle, autoridade centralizada e pouca formalização.

     

    * características principais: simplicidade, agilidade, flexibilidade, manutenção barata e clareza da responsabilidade.

  • Errado

    A estrutura simples possui poucas regras e normas, pouca formalização, grande amplitude de controle , autoridade centralizada...

  • MELHORES RESPOSTA ESQUEMATIZADAS.     ( COM AJUDA DE TODOS CONSEGUIREMOS DEIXAR MELHOR PARA ESTUDAR! )

    A estrutura simples é justamente o oposto: possui poucas regras e 
    normas, pouca formalização, grande amplitude de controle a ainda a 
    autoridade centralizada. 
    ________________________________________________________________________________________ 
    GABARITO: Errado. 

    ________________________________________________________________________________________________________________________
    MODELOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

    _________________________________________________________________________________________________________________________

    - DESENHO MECANICISTA: (linear)

    Forma burocrática, ou seja, estável, duradoura, especializada; autoridade centralizada; regras e procedimentos padronizados, ou seja, formalizada; divisão de trabalho; amplitude de trabalho estreita e meios formais de coordenação. 
    __________________________________________________________________________________________________________________________

    - DESENHO ORGÂNICO: (simples)

    Adhocráticos, ou seja, equipes de trabalho autônomas, temporárias e multidisciplinares; adaptativos; mais horizontais; autoridade descentralizada; poucas regras e procedimentos; pouca divisão de trabalho; amblitudes administrativas maiores e mais pessoas 
    __________________________________________________________________________________________________________________________ 
    A estrutura simples é exemplificada por uma pequena empresa: não há uma padronização das tarefas; não há rigor na divisão do trabalho; e sua estrutura organizacional não existe ou é muito básica (proprietário/subordinados). 
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 
    A padronização dos trabalhos, criação de rotina nas tarefas e proliferação de normas e regulamentos são características de uma organização com a estrutura mais complexa. A Escola Clássica da Administração (Administração Científica com Taylor, Teoria Clássica com Fayol e a Teoria da Burocracia com Weber) surge exatamente nesse contexto: as empresas crescem e necessitam da padronização, rotina e normas para se desenvolverem. 
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • • Estrutura simples

     

    * Baixo grau de departamentalização

    *Grande amplitude de controle

    * Autoridade centralizada

    * Pouca formalização

     

    • Estrutura Burocratica

     

    * Padronização de normas e procedimentos

    * Tarefas operacionais rotineiras

    * Grande especialização

    * Alta formalização de regras e regulamentos

    * Departamentalização funcional

    (Modelo Mecanicista)