-
Acredito que a alternativa D seja a mais propícia a estar correta.
-
O que quer dizer: A afirmação final independe da inicial.
-
Olá, colegas. Espero ajudá-los nessa questão:
Vou me basear no seguinte esquema:
“O maior país da América Latina, com a maior população católica
do mundo, não nasceu de forma tranquila".
( M a r c a s i n i c i a i s ) ( A f i r m a ç ã o f i n a l )
a) informações históricas relativas ao início de nossa história;
Ao contrário, apresenta informações atuais: é o maior país da América Latina e tem o maior número mundial de católicos.
b) características iniciais que fazem supor um nascimento
diferente;
Me diga, só porque o Brasil tem a maior população católica e é o maior país da América Latina eu posso prever como foi seu surgimento ou mesmo contrastá-lo com como foi o real? Claro que não!
c) oposição implícita entre as características iniciais;
O Brasil ter a maior população católica do mundo não se opõe ao fato de ele ser o maior país da América Latina, aliás, colabora um pouco para isso, já que esperamos que, quanto maior o país, maiores serão as populações das diferentes classes/segmentos de pessoas, no entanto o tamanho não é decisivo nem opositivo.
d) (GABARITO) afirmação final independente das marcas inicialmente
fornecidas:
“O maior país da América Latina, com a maior população católica
do mundo, não nasceu de forma tranquila".
( M a r c a s i n i c i a i s) (A f i r m a ç ã o f i n a l)
O fato do Brasil ter nascido de maneira não tranquila nada tem a ver com o fato dele ser católico ou ser o maior país da América Latina, pois ele poderia ser isso se tivesse tido um nascimento tranquilo.
e) importância geográfica e econômica do Brasil de hoje.
Nenhum aspecto econômico é mencionado no trecho.
-
Meu Deus, alguém pare esta banca.
-
Que isso, papai!
-
FGV é muito ruim
-
Haja paciência...
-
Timóteo Sampaio esclareceu bem a questão, mas não há como não concordar com a colocação do José Júnior, quanto à alternativa B. Banca nojenta!
-
Pra quem ta reclamando da prova de português vá dar uma olhadinha na de inglês.
kkkkkkkkkk
-
Marquei a letra D.. fui pela lógica da frase.. que diz:
“O maior país da América Latina, com a maior população católica do mundo, não nasceu de forma tranquila".
nesse caso a Afirmação final: NÃO NASCEU DE FORMA TRANQUILA.. independente das marcas inicialmente: MAIOR PAÍS DA AMÉRICA LATINA, COM MAIOR POPULAÇÃO CATÓLICA DO MUNDO.. portanto essa foi a minha análise referente à questão.
-
concordo josé junior, estou cada dia mais decepcionada comigo, estudando para fgv, parece que nao sei é de nada, nada nada....... afffff
marquei a b também. assim como outras questões já relacionadas desse texto é complicado observar que há interpretações possiveis de nao ser a que o gabarito mostra. Mas fazer o que..... se dizem que é, então é ne.
-
Pensei como a Lourena. O fato dele não ter nascido de forma tranquila foi independente dele ser ou não o maior país e com maior população catolica.
-
Péssima questão. Para mim, a mais correta é a A.
-
Essa foi para eu aprender a ir sorrindo fazer as provas da ESAF. ¬¬'
-
Saudade do Cespe
-
Como analisei a questão:
a) 'relativas ao INÍCIO de nossa história' - O erro está no uso do termo INÍCIO, pois o Brasil só se consolidou como o maior país católico do mundo bem depois do seu descobrimento, então não é no início.Assim como muitos países da América Latina só tiveram território definido bem depois do 'início' da história brasileira, logo não teria como comparar os territórios desses países ao brasileiro naquela época, para dizer que o Brasil é o maior.
b) 'características iniciais FAZEM SUPOR um nascimento diferente' - As características iniciais que a questão considera são as expressões "maior país da América latina" e "maior população católica do mundo".Elas não fazem supor que o Brasil 'NÃO nasceu de forma tranquila", mas sim o contrário, seria de se supor que NASCESSE SIM de forma tranquila, pois, pelo menos teoricamente (existem muitas controvérsias) seria de se supor que um país cujas pessoas adotem os princípios católicos não construa sua história baseada em massacres (?).
c) 'OPOSIÇÃO implícita' - Não se pode visualizar nenhuma oposição implícita entre "maior país da América latina" e "maior população católica do mundo".Tem até uma certa proximidade, se considerarmos que, por ele ser o maior da América Latina, sua população católica também seja numerosa.
d) 'INDEPENDENTE' das marcas inicialmente fornecidas - Ou seja, o fato do Brasil NÃO ter nascido de forma tranquila, pacífica, não dependeu das 'marcas' ou 'características' iniciais fornecidas, que fariam supor o contrário.A questão parece ter adotado a premissa de que não seria natural que um país com imensa população católica surgisse de forma violenta.
e) 'Brasil DE HOJE' - Errado, o que a banca está querendo saber é o que a ESTRUTURAÇÃO DO PERÍODO pretendeu transmitir, ou seja, o foco foi mostrar DE QUE FORMA FOI O INÍCIO DA HISTÓRIA DO PAÍS, apesar das características apontadas TAMBÉM refletirem o tamanho e importância do Brasil.
-
Saudade do Cespe 2
-
Esse povo q faz a prova da FGV de portugûes fuma uma estragada antes...
-
A questão é de compreensão e não de interpretação, por isso que a letra B não pode ser a resposta. O comando da questão pede o que o texto mostra e a letra B apresenta uma suposição.
-
Também marquei a B. Mas a pergunta foi 'o que mostra o período' e não 'o que o período te faz supor'. Por isso acho que a D é a certa mesmo. O problema não está na resposta, mas sim na pergunta.
-
É preciso lembrar o conceito de período que tem como marca o ponto final, sendo assim, deve-se analisar o período como todo e não seu início ("O maior país da América Latina, com a maior população católica do mundo,...") apenas em relação ao fim (... não nasceu de forma tranquila".). Na verdade a D diz a mesma coisa que a B só que de forma diferente.
INDICAR PARA COMENTÁRIOS!!!
-
Gabriela mesmo 01:37 h da madrugada mandou bem!!! Acho que você esclareceu!!!
-
Fgv é a vergonha carioca e decepção nacional affff
-
A FGV faz de tudo para o candidato errar questões para ficar com "fama" de uma banca de nível, uma banca difícil, sinceramente essa banca é um lixo uma vergonha eles não agem com a verdade nas questões e se aproveitam disso pq a lei é falha pois a B e a D são a mesma coisa porém ditas com outras palavras vou começar a parar de fazer prova dessa banca para ela perder credibilidade e tomar vergonha na cara e trocar essa banca de português pq eles não acrescentam em nada só diminuem, por isso o concurso reabriu as inscrições pois quase ninguém se arrisca a fazer uma prova onde sabe que vão errar pq a banca age de má fé fazendo questões de amplo sentido, traduzindo o que prevalece é o que eles querem
-
Qual a diferença entre as questões b e d... Faça-me o favor FGV!
-
A letra B nos diz que as características apresentadas no início do período levam a suposição de um país nascido em berço de ouro, mas as inquisições (inclusive contra índios) provam que o catolicismo não está livre de violência logo a suposição construída é eliminada e o tamanho físico do país não possui base para a suposição de um nascimento tranquilo enquanto a assertiva da letra D diz o contrário, afirmando que o nascimento conturbado independe das proposições iniciais o que se mostra verdade já que países menores e com religiões diferentes podem nascer de forma tranquila (ou não).
-
Na minha opinião todas as questões de português da FGV tem que ser explicadas pelos professores do QConcurso. A impressão que dar é que nem os docentes querem descascar esse "abacaxi". Pouqissimo comentários explicado por eles.
-
Acabei de entender: É só tirar o aposto explicativo para entender que a frase é uma afirmação.
O maior país da América Latina não nasceu de forma tranquila. (com ou sem aposto explicativo é uma afirmação independentemente de qualquer outra que se faça.)
Informações históricas relativas ao início da nossa história não pode ser porque a frase não traz as informações históricas, ela apenas nega uma informação implícita (que o país nasceu de forma caótica, por exemplo).
Características iniciais que fazem supor um nascimento diferente não é porque a frase não indica adjetivos ou características do país que sustentem uma suposição específica, apenas nega uma hipótese implícita ("de que o país nasceu de forma caótica" é um dos entendimentos que eu posso ter... não é possível supor apenas uma coisa pelas características dadas).
Oposição, ainda que implícita, só pode ser construída em relação a 2 afirmações contraditórias. A frase nos traz apenas uma afirmação.
Importância geográfica e econômica também não porque afirma que o país é o maior da América Latina não é o suficiente para dizer que a frase implica o sentido econômico e geográfico dos dias atuais.
-
A questão é complicada, mas com a explicação do Timoteo Sampaio eu conseguir entender.
-
Para eliminar a (a), verifiquemos que é fornecida 1 informação histórica ("não nasceu de forma tranquila") e 2 informações atuais ("é o maior país" e "tem a maior população católica"). O plural "informações históricas" invalida a alternativa. Fé e disciplina! Cuidado aos detalhes!!! Abraços #pluraltbcainaprova #acabarcomatuavida #enganaoinimigo
-
É aquela historia, em se tratando de FGV, vc sempre marca algo que vc supoe ter um misterio nela. Mas as vezes não tem, nós é que estamos paranoicos com essa banca.
O fato do Brasil ter nascido de maneira não tranquila nada tem a ver com o fato dele ser católico ou ser o maior país da América Latina, pois ele poderia ser isso se tivesse tido um nascimento tranquilo.
Eu pensei justamente ao contrario, achei q a banca tivesse colocado algo subentendido, tipo "se o pais é de maioria catolica, presume-se que ele seja cordial, amigável, etc" e isso se contrapos a formação violenta dele.
-
Questão extremamente mal formulada, como é costume da FGV... Você tem que ter uma bola de cristal para adivinhar qual alternativa eles vão considerar a certa, já que, pelo menos duas sempre vão estar certas! A questão é ver qual está "menos certa" e isso não é compreensão e interpretação de textos, isso chama-se má fé...
-
Parabéns Timoteo Sampaio pela clareza na explicação
-
Entendo que o fato primeiramente mencionado de o Brasil ser o maior país católico do mundo tem ligação sim com a última proposição do texto, "não nasceu de forma tranquila". Afinal, subentende-se que países católicos são pacíficos e avessos a guerras. Não concordo 100% não.... Só 50%... (com esse gabarito).
-
Meu Deus do céu que prova endiabrada é essa ..kkkkkkkk ow questão vea doida. dentre as duas alternativas que fiquei em dúvida não eram nenhuma das duas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa fgv é demais ... se desse pra evitar fazer prova dessa banca mas enfim... concurseiro não escolhe, se adapta. perseverar e nunca desistir. :)
-
Nossa!!
Juro que não entendi, achei outras respostas mais próximas que esta.
-
gabarito D
em relação a B o comando da questão pede o q a alternativa mostra e ñ para supor algo .
-
Socorro alguém sabe explicar está questão?
-
Essa banca é louca!
-
Gente, olhem as estatísticas da questão, a maioria marcou B (inclusive eu), e no próprio gráfico, o índice de erros supera o de acertos, 75% das pessoas ERRARAM, apenas 25% acertaram (isso sem levar em consideração os chutes, que no caso, fariam a porcentagem cair ainda mais). E aí, o que a FGV tem a dizer sobre isso? Que os culpados são os estudantes que não se prepararam o suficiente pra prova? Ou que a banca lançou a questão exatamente com essa intenção? Complicado né? Pra quem reclamava da CESPE, taí uma banca pra "superar". Complicado...
-
Timoteo, excelente explicação, mas ainda assim, na hora da prova é muito complicado fazer essa análise minuciosa. Na letra B, como vc disse, eu não posso prever, mas "SUPOR" , eu poderia: "O maior país da América Latina, com a maior população católica do mundo, não nasceu de forma tranquila". Ele introduz "população católica" como um aposto, trazendo a ideia de que um país com bases e formação religiosas traria a ideia de uma formação tranquila.. suposição. Realmente, prever não. Não há como prever isso.. mas supor............ muito subjetivo e na hora da prova derruba muita gente, como eu, que errei a questão.
-
O fato de o Brasil ser o maior país da América Latina e ter a maior população católica do mundo não leva a crer que o seu nascimento teria se dado de forma tranquila ou intranquila. A forma como nasceu o país nada tem a ver com esses dados inicialmente fornecidos pela questão.
-
O que não nasceu de forma tranquila?
Não foi o maior país da américa latina, com maior população católica do mundo? Não depende sintaticamente?
Tudo bem que não foi o motivo disso ocorrer, mas dizer que não tem dependência?
Forçaram DEMAIS! Mais uma pra lista da FGV
-
Ótima explicação no comentário do Timoteo Sampaio
-
-
As informações dadas no período são três:
1) O maior país da América Latina (referencia ao tamanho da área geográfica do país)
2) com a maior população católica do mundo (referência à religiosidade)
3)não nasceu de forma tranquila (modo que se deu o nascimento)
Ora, o modo que se deu o nascimento da nação nada tem a ver com o seu tamanho geográfico, ou com a religiosidade da sua população hoje, constituindo-se "afirmação final independente das marcas inicialmente fornecidas". A oposição seria "hoje uma nação que prima pela resolução pacífica dos conflitos", por exemplo. O catolicismo indicado não se relaciona à paz (lembrem-se das cruzadas por exemplo).
A única informção histórica INICIAL é a terceira, as demais falam do Brasil de hoje.
-
Eu marcaria a B também, como a maioria, mas após ver a explicação do Timóteo, entendi perfeitamente.
D
-
Quarta vez que faço e quarta vez que erro. E contando...
-
FGV eu te amo :D kkkk :')
-
Acho que nem o autor do texto acertaria essa questão.. Pra mim ficou clara a suposição/previsão de um nascimento diferente.. Não teria nem sentido para o autor "jogar" uma informação independente das antecedentes no final do texto.
-
Errei, mas depois que vi a explicação do Timóteo só tive uma certeza: questões de interpretação da FGV tem que ser tratadas com um carinho imenso. Acho que o melhor é deixar de lado essas questões mais complicadas e trabalhá-las no final, com o tempo que sobrar.
-
Gabarito D
FGV adora brincar com Paralelismo, antítese e alusão. Busquem o significado de cada termo e façam muitas questões.
Ela costuma colocar 4 alternativas com termos similares ou com o mesmo sentido e 1 que não tem sentido com as outras, às vezes, não tem nada a ver. Essa que sobrou é o gabarito.
a) informações históricas relativas ao início de nossa história; >>> e) importância geográfica e econômica do Brasil de hoje.
b) características iniciais que fazem supor um nascimento diferente; >>> c) oposição implícita entre as características iniciais;
Analisando a frase “O maior país da América Latina, com a maior população católica do mundo, não nasceu de forma tranquila".
d) afirmação final (não nasceu de forma tranquila) independente das marcas inicialmente fornecidas (maior país da América Latina, maior população católica do mundo);
ESTA INFORMAÇÃO: O maior país da América Latina, com a maior população católica do mundo
NÃO POSSUI RELAÇÃO COM ESTA INFORMAÇÃO: não nasceu de forma tranquila
Paralelismo se caracteriza pelas relações de semelhança entre palavras e expressões, materializadas por meio do campo morfológico (quando as palavras pertencem a uma mesma classe gramatical), sintático (quando as construções das frases ou orações são semelhantes) e semântico (quando há correspondência de sentido).
http://brasilescola.uol.com.br/redacao/paralelismo.htm
Espero que ajude.
Se estiver equivocada, por favor, corrijam-me.
-
Tem que se drogar para acompanhar o raciocínio do examinador da FGV?
-
WTF!!!!
-
Uee !
Caduco a banca !
-
Direto ao ponto:
A) está errada pois em nenhuma segmento do texto traz de fato informações históricas. Apenas diz que não nasceu de forma tranquila. É uma opinião, não um fato histórico.
B) características iniciais que fazem supor um nascimento diferente; Não são as caracteristicas Iniciais que fazem supor um nascimento diferente, mas as caracteristicas FINAIS. Atualmente o Brasil é o maior pais de católicos no mundo, não é possível que viemos de um passado tão bárbaro. Não era de se esperar isso de um país tão religioso.
C) oposição implícita entre as características iniciais;(?) Não há oposiçao de caracteristicas iniciais. Mas sim de uma caracteristica FINAL com uma INICIAL e é explícita.
D) afirmação final (país bruto, não tranquilo) independente das marcas inicialmente fornecidas; Correto, pois a afirmação final - de que o brasil é um país construído com brutalidade - independe da comparação com o que o país é na atualidade - um país de católicos. Ele coloca que o brasil é um país de católicos simplesmente para dar um contraste, mas isso não muda o fato de que fomos construídos sob a barbárie.
E) - Nada a ver com nada.
-
A FGV é louca de catuaba, mas essa questão foi fácil/rápida etc
nada a ver letra B, NADA a ver
“O maior país da América Latina, com a maior população católica do mundo
iria nascer de forma tranquila por qual motivo mesmo? Por ser o maior? Por ter maior população católica?
Isso não contribui em nada, não tem nada a ver.
-
Comentário do professor as 113 pessoas que marcaram a alternativa E: "Essa é podre. Podre, podre! O gabarito é a letra D mesmo!"
Como podem ver, é por isso que está errada! ¬¬'
Fui de C, pois compreendi que o fato de ter-se indicado o Brasil como maior população católica, teria uma relação com o fato de, por serem cristãos, pregarem uma doutrina de não violência, paz, fraternidade e etc., contrapondo-se, portanto, à origem sangrenta.
-
o segredo é tomar um rivotril e fumar um baseado antes da prova galera