SóProvas


ID
1809397
Banca
FGV
Órgão
MRE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Um país em berço de sangue

O maior país da América Latina, com a maior população católica do mundo, não nasceu de forma tranquila. Neste livro, com o realismo dos documentos originais, vemos claramente a brutalidade do extermínio dos índios na costa brasileira, berço de sangue cujo marco determinante é a fundação da cidade do Rio de Janeiro.

O Brasil real começou a ser construído por homens como o degredado João Ramalho, que raspava os pelos do corpo para se mesclar aos índios e construiu um exército de mestiços caçadores de escravos mais poderoso que o da própria Coroa; personagens improváveis como o jesuíta Manoel da Nóbrega, padre gago incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável, esteio da erradicação dos “hereges” antropófagos; líderes implacáveis como Aimberê, ex-escravo que tomou a frente da resistência e Cunhambebe, cacique “imortal”, que dizia poder devorar carne humana porque era “um jaguar”.

Incluindo protestantes franceses, que se aliaram aos índios para escapar dos portugueses e da Inquisição, além de mamelucos, os primeiros brasileiros verdadeiramente ligados à terra, que falavam tupi tanto quanto o português e partiram do planalto de Piratininga para caçar índios e estenderam a colônia sertão adentro, surge um povo que desde a origem nada tem da autoimagem do “brasileiro cordial”.

(Texto da orelha do livro A conquista do Brasil, de Thales Guaracy, Planeta, Rio de Janeiro, 2015) 

O “Brasil real”, segundo o texto 1, foi:

Alternativas
Comentários
  • Eu vou de alternativa B, já que :

    "O Brasil real começou a ser construído por homens como o degredado João Ramalho, que raspava os pelos do corpo para se mesclar aos índios e construiu um exército de mestiços caçadores de escravos mais poderoso que o da própria Coroa; personagens improváveis como o jesuíta Manoel da Nóbrega, padre gago incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável, esteio da erradicação dos “hereges” antropófagos; líderes implacáveis como Aimberê, ex-escravo que tomou a frente da resistência e Cunhambebe, cacique “imortal”, que dizia poder devorar carne humana porque era “um jaguar”.

    Incluindo protestantes franceses, que se aliaram aos índios para escapar dos portugueses e da Inquisição, além de mamelucos, os primeiros brasileiros verdadeiramente ligados à terra, que falavam tupi tanto quanto o português..."

  • Fui na B também... Foi construído por atos de violência e foi construído a partir da participação estrangeira. 

  • Cunhambebe é índio, logo, brasileiro..o que elimina a alternativa B. 

    Resposta letra A. 

    Primeira questão decente da FGV, relativo a esse texto, foi essa até agora.

  • O Brasil real começou a ser construído por homens como o degredado João Ramalho, que raspava os pelos do corpo para se mesclar aos índios e construiu um exército de mestiços caçadores de escravos mais poderoso que o da própria Coroa; personagens improváveis como o jesuíta Manoel da Nóbrega, padre gago incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável, esteio da erradicação dos “hereges” antropófagos; líderes implacáveis como Aimberê, ex-escravo que tomou a frente da resistência e Cunhambebe, cacique “imortal”, que dizia poder devorar carne humana porque era “um jaguar”.

  • Participação estrangeira e não totalmente por estrangeiros. Todas as questões desse texto tem respostas complicadas demais...

  • Gente, como pode o Brasil Real ser construído por atos violentos de UM PADRE JESUÍTA, cuja missão era CATEQUIZAR os índios?? Não bate. Prefiro a letra B, pois temos uma predominância (e não uma exclusividade) estrangeira. Mas quem elabora as questões é o Agostinho Dias Carneiro (UFRJ), fazer o quê....

  • a B realmente esta correta todos os nome citados são estrangeiros só que o anunciado da questão estar pedindo segundo o texto, ou seja, que esta no texto; e no texto não esta claro que todos são estrangeiros. Por isso a correta é a letra A, espero ter ajudado!!   

  • nesta prova da FGV sempre fico entre duas e incrivelmente assinalo a errada.

  • acho que estou começando a entender um pouco a fgv, acertei uma.....

  • Alexandre, pode-se entender a catequização dos índios como um ato de violência sim, a partir do momento em que se invade um povo, os subjuga e tenta-se forçosamente os introduzir aos seus dogmas e suas visões de mundo, não pode-se negar que isto constitui uma violência moral, psicológica, cultural, qualquer que seja. A FGV é controversa, mas tem que se ter cuidado para não se procurar pelo em ovo apenas sob a justificativa de que a banca é subjetiva demais, muitas vezes ela nem é.

  • Porque a B ta errado? so estaria errada se falasse Formado SOMENTE pela participação estrangeira; 
     FGV inventa demais e se enrola

  • Como que o comentário com mais curtidas é um que discorda do gabarito? euheuehueheuheueheuhe

  • Em primeiro lugar, o mais importante e que deve ser o foco de todos aqui, é acertar as questões, passar nos concursos e ser feliz cada um do seu jeito (espero que todos consigam isso). Os pontos relevantes que justificam a resposta são: a expressão "segundo o texto", quer dizer que a resposta foi retirada do texto (compreensão de texto) e "O Brasil real começou a ser "construído" por homens..." (o segmento do texto que a banca considerou). Aqui, a palavra "construído" certamente foi o foco da banca na hora de definir a resposta, mas a alternativa "B": "formado a partir da participação estrangeira", está C O R R E T A e, com toda certeza, seria a resposta da questão se o objetivo da banca fosse uma resposta de interpretação de texto, porque neste e em qualquer outro texto ou fonte confiável sobre a história do Brasil, fica muito claro que a participação estrangeira (principalmente portuguesa e africana) foi crucial para a formação e estruturação do Brasil como o conhecemos. Não estou falando como amador no assunto, sou historiador há 12 anos. Espero que este argumento ajude a solucionar algumas dúvidas sobre esta questão.

  • Primeira vez q vou fazer concurso da FGV e tô bestaaaaaaa. Ki banca doida é essa?

    Errando todas.

  • Em todo o texto o tema da violência é presente. Cada personagem citado tem alguma referência violenta.

    A dúvida quanto aos estrangeiros cai por terra se observarmos que eles não são as estrelas do texto, há também a citação de ex-escravos e mamelucos. 

  • #PQP quanto mais estudo, menos sei. Ja estou com medo do meu resultado no concurso do IBGE. #FGVLOKA

  • Degredado: Banido; pessoa que foi condenada ao degredo, sendo expulsa de seu país por um tempo determinado ou por toda a vida.

    Se o Brasil começou a ser construído por homens como o degredado João Ramalho, o Brasil real foi formado a partir da participação estrangeira. Existira Brasil real sem participação estrangeira com apenas índios? Não vejo erro na Letra B.

  • O jeito é marcar a menos errada ou a mais certa


  • De início, a assertiva da letra B se apresenta como uma opção viável por condizer com a passagem do texto: "O Brasil real começou a ser construído por homens como o degredado João Ramalho", significando que João Ramalho, um estrangeiro despatriado foi um pioneiro no chamado Brasil real, mas o tema principal do texto é a violência, tese provada pela continuação da passagem: "...construiu um exército de mestiços caçadores de escravos mais poderoso que o da própria Coroa" mostrando que a personagem João Ramalho apenas foi citada para provar o ambiente hostil encontrado na época e não para relevar seu papel na fundação do país, portanto, a letra B está incorreta.

  • Comparada com as outras questões da fgv, essa até q tava fácil, rs

  • Tbm marquei a B. Não que ela esteja errada, mas olhando o comentário da Futura Concursada percebe-se claramente a brutalidade na formação do brasil, ou seja, há atos de violencia como tbm há estrangeiros na formação do Brasil real mas qual o texto deu maior enfoque? A violência.

  • Pra quem tem feito provas da FGV, em Português eles cobram mais interpretação ou gramática?


  • Eu não tive dificuldades nessa questão. Quando fiz o curso de português com o prof. Marcelo Rosenthal, que aliás é ótimo, eu super recomendo, ele ensinou 2 coisas que precisamos ter em mente quando formos interpretar um texto. A questão pode ser de inferência ou de disposição literal no texto. Para identificarmos o que a banca quer precisamos ver o enunciado da questão. Se fala "de acordo com o texto", a resposta TEM QUE ESTAR NECESSARIAMENTE NO TEXTO", não importando a sua interpretação. Quando o texto fala "O Brasil real começou a ser construído por homens como(...)" e começa a narrar que as pessoas que construíram esse país usaram de violência, já é possível matar a questão. Não há que viajar na interpretação quando for uma questão como essa que te remete ao texto. Agora, nos casos de inferência, onde vc precisa interpretar até o enunciado da questão (maioria das questões da FGV) aí temos um pouco mais de trabalho e raciocínio para compreender o que a banca está querendo. Boa sorte... para nós...............

  • A

    De fato, o chamado "Brasil real" foi construído através de atos de violência, caçadores de escravos, caçadores de índios, antropofagia, etc.

  • Tanto A como B, estão corretas. Em questão anterior, ele considera como correta a participação de "histórias estrangeiras", protagonizadas por personagens estrangeiros, claro. As duas informações podem ser retiradas do texto.

  • GABARITO A - construído por atos de violência;

    Título: "Um país em berço de sangue"

    "O Brasil real começou a ser construído por homens como o degredado (rebaixado em sua condição moral; corrompido, degenerado.) João Ramalho, que raspava os pelos do corpo para se mesclar aos índios e construiu um exército de mestiços caçadores de escravos mais poderoso que o da própria Coroa;.."