SóProvas


ID
1809403
Banca
FGV
Órgão
MRE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Um país em berço de sangue

O maior país da América Latina, com a maior população católica do mundo, não nasceu de forma tranquila. Neste livro, com o realismo dos documentos originais, vemos claramente a brutalidade do extermínio dos índios na costa brasileira, berço de sangue cujo marco determinante é a fundação da cidade do Rio de Janeiro.

O Brasil real começou a ser construído por homens como o degredado João Ramalho, que raspava os pelos do corpo para se mesclar aos índios e construiu um exército de mestiços caçadores de escravos mais poderoso que o da própria Coroa; personagens improváveis como o jesuíta Manoel da Nóbrega, padre gago incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável, esteio da erradicação dos “hereges” antropófagos; líderes implacáveis como Aimberê, ex-escravo que tomou a frente da resistência e Cunhambebe, cacique “imortal”, que dizia poder devorar carne humana porque era “um jaguar”.

Incluindo protestantes franceses, que se aliaram aos índios para escapar dos portugueses e da Inquisição, além de mamelucos, os primeiros brasileiros verdadeiramente ligados à terra, que falavam tupi tanto quanto o português e partiram do planalto de Piratininga para caçar índios e estenderam a colônia sertão adentro, surge um povo que desde a origem nada tem da autoimagem do “brasileiro cordial”.

(Texto da orelha do livro A conquista do Brasil, de Thales Guaracy, Planeta, Rio de Janeiro, 2015) 

O segundo parágrafo do texto 1 alude a vários fatos negativos na nossa história; o item abaixo em que NÃO se alude a um desses fatos é:

Alternativas
Comentários
  • valeu pela explicação carla silva kkkkkkkkkkk pq vc nao disse nada o porque de marcar a letra E

  • A letra "E" está errada, pois o fato de uma língua ser quase indecifrável e difícil de entender não é algo negativo para nossa história. É algo natural de um povo.

  • É pelo motivo de não ser um fato negativo que a alternativa certa é a letra "e".
  • O Brasil real começou a ser construído por homens como o degredado João Ramalho, que raspava os pelos do corpo para se mesclar aos índios. No meu entendimento quem era degredado não era os primitivos habitantes.


  • concordo com ismael, desde quando uma língua indecifravel foi ou deveria ser visto como negativo na historia??? eu marquei a A pois quem era degredado não era os primitivos, sei lá viu, coisa muito doida, vou fazer assim, o que eu achar que é  não marcarei, e marca a que menos é, ai parece que vai dar certo, afffffffff to ficando é com muita raiva mas nao vou desistir nao. Deus é mais.

  • Entendi igual ao Ismael !!!

  • Só duas considerações:

    Primeiro: o degredado João Ramalho NÃO ERA um habitante primitivo do Brasil, e sim um PORTUGUÊS que, de acordo com historiadores, foi degredado PARA O BRASIL, aqui chegando por volta de 1513.Logo, a alternativa a) deveria ser a resposta da questão, pois esta é a única referência ao assunto no texto.Além do mais, a alternativa fala em ALGUNS PRIMITIVOS HABITANTES, e o ÚNICO citado no texto foi o tal JOÃO RAMALHO!

    Segundo: A dificuldade em entender o tal idioma 'indecifrável' falado pelos índios, apesar de algo natural, pode sim ser considerado um fato negativo, sob o ponto de vista da comunicação.As pessoas não conseguirem se comunicar com facilidade não pode ser considerado algo positivo, pode no máximo ser considerada uma circunstância NATURAL, ou NEUTRA, mas NUNCA como POSITIVA, a meu ver.


  • Alguém pode me esclarecer a letra D?? 


  • Samyra charpinel, a letra D relaciona ao fragmento do texto "poder devorar carne humana" - que é justamente o significado de antropofagia. 

  • ALGUNS primitivos habitantes serem degredados.

    Ora, "alguns" quer dizer que tem mais de um obrigatoriamente. E o único degredado citado é João Ramalho, explorador português.
    Resolvi dar uma olhada no próprio site da fgv e encontrei o gabarito (letra "e" mesmo). Na data de hoje ele ainda é preliminar, ou seja, o oficial ainda sairá depois dos recursos.
  • Gabarito E


    Também errei, mas é errando que aprendemos. Entendo que esta é uma questão de interpretação de texto, coloquei os significados das palavras para eliminar as erradas:


    Fatos Negativos

    A) degredado = que ou o que foi condenado à pena de degredo, desterro; exilado.

    B) caçadores de escravos

    C) antropófago = que ou aquele que se alimenta de carne humana, hereges = indivíduo que professa uma heresia, ou seja, que questiona certas crenças estabelecidas por uma determinada religião. É a pessoa que é contrária aos dogmas de uma determinada religião ou seita.

    D) antropofágico = relativo a ou próprio de antropofagia; androfágico, andrófago, canibalesco.


    Fato Positivo

    E) a dificuldade de entendimento de uma língua indecifrável. 

    Excelente explicação do Ismael Souza.

  • Língua indecifrável é essa que a FGV fala.

  • a) degredados = exilados = negativo;

    b) caçadores de escravos = negativo;

    c) a consideração de antropófagos como hereges = erradicação = eliminação = negativo;

    d) antropófago = canibal = negativo

    e) dificuldade de entender língua = pelo texto, não é um aspecto tão negativo quanto os de cima!

  • Aqui é adivinhação, não interpretação.

  • Que prova FODA de difícil!

  • Ora, até onde eu sei os habitantes primitivos do Brasil são os índios. Se João Ramalho (degredado) raspava os pelos para se misturar aos índios, ele não era índio. Como essa opção não está certa???

  • pensei na letra E mas porra!!! cadê os outros DEGRADADOS??????????? o texto só cita 1 degradado!

  • Entendi q a letra "E" não é necessariamente um aspecto negativo na nossa história, mas um aspecto muito mais natural. 

  • Bom, o meu entendimento não foi no sentido de que a "dificuldade de entendimento de uma língua indecifrável" fosse um ponto positivo no texto, mas sim que em momento nenhum o texto fala acerca da dificuldade. O texto apenas cita "padre gago incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável" , mas ele não relata que o padre encontrou dificuldade em decifrar a tal língua. Posso ter "viajado", mas foi a interpretação mais lógica que encontrei.

    Por outro lado, concordo com o Ismael, pois, dependendo do ponto de vista, não  significa dizer que seja negativo o não entendimento de outra língua.
  • Vou tentar explicar o meu raciocínio aproveitando a dicção da própria FGV: nas alternativas D e E nos deparamos com dois fatos históricos circunstanciais: o fato de existirem hábitos antropofágicos e o fato de existir uma dificuldade de entendimento de uma língua indecifrável. Qual desses poderia ser considerado "negativo" para nossa história? A resposta, naturalmente, tende para letra E, porque o simples fato de um estrangeiro não entender a língua nativa de outros povos não pode ser, no meu ponto de vista, um evento negativo.

  • Pelo meu raciocínio consegui acertar e acho que fui pelo método mais prático! As provas de português da FGV te induzem o tempo todo ao erro, então a dica é você ficar se policiando pra não "viajar" na questão e conseguir perceber o que ela está pedindo.
    No caso dessa questão ela pede que você escolha a opção que não alude a um lado negativo da história do país. Então analisando as alternativas.

    a) alguns primitivos habitantes serem degredados; A palavra degradado remete a algo negativo. Um de seus significados: Rebaixado.
    b) a existência de caçadores de escravos; A alternativa por si só é negativa, remete à violência.

    c) a consideração de antropófagos como “hereges”; Significado HERESIA : interpretação, doutrina ou sistema teológico rejeitado como falso pela Igreja.
    d) a circunstância de hábitos antropofágicos; Significado: Antropofagia é um ato ritual de comer uma parte ou várias partes de um ser humano. Acho que isso é bem negativo né? Rsrs. 
    e) a dificuldade de entendimento de uma língua indecifrável. Nessa alternativa não há sentido violento ou negativo, ele só fala da dificuldade de aprender uma língua. 
    Fui analisando a alternativa em si, e não a interpretação dela no contexto do texto.
    Espero ter ajudado. Bons estudos. 










      






  • by Camila, 

    A dica é: você ficar se policiando pra não "viajar" na questão e conseguir perceber o que ela está pedindo.

  • Pior Camila que é assim mesmo que devemos resolver as provas da FGV. Peguei várias questões assim. Só com muito treino. ótima explicação. Bons estudos.

  • A dificuldade de entendimento de uma língua indecifrável não alude a um fato negativo na História do Brasil; ao contrário das demais alternativas.

  • na vdd todas sao negativas mas a menos é a letra E, a banca errou em dizer "qual nao é negativa", ela tinha que ter dito qual é a menos pior ne

  • Acabei acertando a questão por entender o "espírito da banca", mas dotar um hábito da cultura indígena como antropofagia simplesmente como negativo me parece bizarro... faltou um tanto de antropologia nessa questão.
    Já a diversidade linguistica é uma característica negativa para a colonização, mas não para nossa história.... 

  • A alternativa E mostra a menos negativa das alternativas propostas.

  • Ué, gente, calma aí.

    Dificuldade de entendimento de uma língua indecifrável não é fator negativo relacionado a nossa história.

    Isso é diversidade da língua. O que tem de ruim?.

    Gabarito e) mesmo.

    Vamos na fé.

  • Na verdade eu nem foquei nessa questão no lado negativo. Apenas notei que em momento nenhum o texto fala sobre a DIFICULDADE de entender a língua indecifravel. 

    " incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável"

  • e eu lá sabia o que era ANTROPOFAGICO.  fiquei entre a D e  a E  marquei a D e errei....,kkkkk

  • "O Brasil real começou a ser construído por homens como o degredado João Ramalho ..."

    Só se fala de Joãozinho como degredado no texto...
    quem eram os primitivos degredados? 

     

    A línguagem é indecifrável! 

    Eu não não decifro inglês, mas meu irmão sabe! Ele decifra o outro idioma! 
    logo se alguém decifra, é DECIFRÁVEL! se ngm decifra, é NÃO DECIFRÁVEL! 

     

     

    Deus amado! TENHA MISERICÓRDIA! Vai entender isso :'(

  • Questão totalmente capciosa.

    Na letra A diz primitivos habitantes. Desde quando os exilados mandados ao brasil, são os habitantes primitivos??? Pra mim os habitantes primitivos eram os indios!!!!!!!! Marquei como a resposta pois não seria um fato negativo da nossa historia, já que não exprime uma realidade.

     

  • Errei a questão, mas por falta de atenção.

    No texto podemos acompanhar todos os fatos de A a D, mas a letra E muda de sentido em relação ao texto que apresenta "...padre gago incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável..." já na letra E temos "a dificuldade de entendimento de uma língua indecifrável.". Não é mencionado no texto que tentaram entender a língua, então questão letra E.

  • Gente... NUNCA usei drogas... nem um lança perfume sequer... mas gostaria de saber se consumir álcool e drogas antes de fazer a prova da FGV ajuda pra alguma coisa? rsrsrsrrs

    Alguém já fez o teste? hahhahahhahahha

    Pra mim é letra "A" e fico tão feliz com os comentários pq vejo que não estou sozinha neste barco!

  • De fato houve uma extrapolação da FGV. A análise que fiz para justificar a questão seria concluir que quando a banca fala "alguns primitivos habitantes serem degredados" está se referindo também aos outros homens que seriam como João Ramalho, ou seja degredados. Quanto ao termo primitivo, a FGV não usou o sentido literal, mas com o signficado de contemporâneo dos primeiros tempos.

    O Brasil real começou a ser construído por homens como o degredado João Ramalho. ----Homens como João Ramalho---que também seriam degredados. 

    Ps: Não concordo com a explicação do professor. Muito superficial e só levou em conta a parte dos aspectos negativos. Como eu gostaria que todas as questões de português fossem comentadas pelo professor Alexandres Soares!!

  • Sobre a letra E: 

     

    Quando o autor fala "língua indecifrável" ele estava caracterizando o povo que o padre gago teve que catequizar. Não vi como um fato negativo.

     

    Fora que no final do texto tem a parte em que diz que os primeiros brasileiros verdadeiramente ligados à terra "falavam tupi tanto quanto o português", logo não se tratava de um fator negativo se comparado com as outras opções da questão.

  • Nessa questão, o candidato precisa conhecer a personalidade do elaborador, saber quais fatos ele valora como "negativos". Sim, porque pra mim, "a dificuldade de entendimento de uma língua indecifrável." é um fato negativo. Talvez pra você, que esteja lendo este comentário, seja positivo, ou talvez não tenha importância na valoração da história de um povo. A questão é que é inconcebível treinar pra fazer uma prova em que você precisa "conhecer a mente do elaborador", e não o conteúdo, ou o texto objetivo.

  • Cada vez que respondo uma questão de Português da FGV, clico no botão "Responder" e fico esperando o QC me responder: "Parabéns! Você errou!", já que mais nada faz sentido mesmo...