SóProvas


ID
1809412
Banca
FGV
Órgão
MRE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – No começo era o pé

Sim, no começo era o pé. Se está provado, por descobertas arqueológicas, que há sete mil anos estes brasis já eram habitados, pensai nestas legiões e legiões de pés que palmilharam nosso território. E pensai nestes passos, primeiro sem destinos, machados de pedra abrindo as iniciais picadas na floresta. E nos pés dos que subiam às rochas distantes, já feitos pedra também, e nos que se enfeitaram de penas e receberam as primeiras botas dos conquistadores e as primeiras sandálias dos pregadores; pés barrentos, nus, ou enrolados de panos dos caminheiros, pés sobre-humanos dos bandeirantes que alargaram um império, quase sempre arrastando passos e mais passos em chãos desconhecidos, dos marinheiros dos barcos primitivos e dos que subiram aos mastros das grandes naus. Depois o Brasil se fez sedentário numa parte de seu povo. Houve os pés descalços que carregaram os pés calçados, pelas estradas. A moleza das sinhazinhas de pequeninos pés redondos, quase dispensáveis pela falta de exercício. E depois das cadeirinhas, das carruagens, das redes carregadas por escravos, as primeiras grandes estradas já com postos de montaria organizados, o pedágio de vinténs estabelecido já no século XVIII. Mas além da abertura dos portos, depois da primeira etapa da industrialização, com os navios a vapor, as estradas de ferro, o pé de sete milênios da terra do Brasil ainda faz seu caminho.

                                                                          (Dinah Silveira de Queiroz)

O texto 2 foi retirado de um livro feito pelo Ministério dos Transportes, em 1970, e, por isso mesmo, mostra interesse essencial em:

Alternativas
Comentários
  • [Questão certa: letra B]

    O título da autora já denota sua intenção "No começo era o pé",ou seja, antes de o homem ter o barco, o trem, o carro, o avião, antes disso tudo, ele contava como meio de transporte apenas com os próprios pés. Diante de si havia um Brasil a ser descoberto, desbravado, pelos pés dos conquistadores, pés dos bandeirantes, pés dos marinheiros, até os pés das sinhás.

    1) Pés como transporte:

    "há sete mil anos estes brasis já eram habitados, pensai nestas legiões e legiões de pés que palmilharam nosso território";

    "pensai nestes passos, primeiro sem destinos, machados de pedra abrindo as iniciais picadas na floresta";

    "pés sobre-humanos dos bandeirantes que alargaram um império, quase sempre arrastando passos e mais passos em chãos desconhecidos

    2) Barcos, naus e navios como transporte (PELO MAR).

    "marinheiros dos barcos primitivos e dos que subiram aos mastros das grandes naus";

    "Mas além da abertura dos portos, depois da primeira etapa da industrialização, com os navios a vapor;

    3) Cadeirinhas, carruagens, redes, (PELAS ESTRADAS)

    "Houve os pés descalços que carregaram os pés calçados, pelas estradas. A moleza das sinhazinhas de pequeninos pés redondos, quase dispensáveis pela falta de exercício. E depois das cadeirinhas, das carruagens, das redes carregadas por escravos, as primeiras grandes estradas já com postos de montaria organizados, o pedágio de vinténs estabelecido já no século XVIII. 

    4) Trens (PELOS TRILHOS)

    "As estradas de ferro, o pé de sete milênios da terra do Brasil ainda faz seu caminho"

  • Alguém poderia explicar o erro da "D" ?
  • Eu também marquei a D. Agora percebo que a resposta certa mesmo é a letra B. O texto parece querer levar para o viés da desigualdade, querendo mostrar que "houve os pés descalços que carregaram os pés  calçados, pelas estradas" e a parte da "moleza das sinhazinhas de pequeninos pés redondos". Parece, mas não é. O que rola é uma sucessão de eventos desde a inexistência dos transportes (primórdios do Brasil) até os navios e estradas de ferro. É porque o nosso melhor meio de transporte sem depender de ninguém são os pés mesmo, vide a história dos bandeirantes.

  • Essa banca não sei não em!!!!!!

  • nas questões da FGV toda atenção a questão é pouca!! 


  • Enfim, um acerto.

  • Fiquei em dúvida entre a B a C, mas vi que a C está errada porque o texto não traz nenhum destaque ou faz menção ao progresso.

  • O texto 2 foi retirado de um livro feito pelo Ministério dos Transportes, em 1970, e, por isso mesmo, mostra interesse essencial em. Logo concluímos que a alternativa "B" é a correta "ver a história do Brasil pelo parâmetro dos transportes" . No texto é contado como foi feito a evolução dos transportes a principio era através dos pés até chegar aos trens,návios etc. A alternativa "D" não está errada ao analisarmos porque realmente acontecia uma desigualdade social , mas esse questão não é o foco central do texto o que ele quer realmente nos passar, mas sim como foi feita a evolução dos transportes. Espero ter ajudado. :)