SóProvas


ID
1809415
Banca
FGV
Órgão
MRE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – No começo era o pé

Sim, no começo era o pé. Se está provado, por descobertas arqueológicas, que há sete mil anos estes brasis já eram habitados, pensai nestas legiões e legiões de pés que palmilharam nosso território. E pensai nestes passos, primeiro sem destinos, machados de pedra abrindo as iniciais picadas na floresta. E nos pés dos que subiam às rochas distantes, já feitos pedra também, e nos que se enfeitaram de penas e receberam as primeiras botas dos conquistadores e as primeiras sandálias dos pregadores; pés barrentos, nus, ou enrolados de panos dos caminheiros, pés sobre-humanos dos bandeirantes que alargaram um império, quase sempre arrastando passos e mais passos em chãos desconhecidos, dos marinheiros dos barcos primitivos e dos que subiram aos mastros das grandes naus. Depois o Brasil se fez sedentário numa parte de seu povo. Houve os pés descalços que carregaram os pés calçados, pelas estradas. A moleza das sinhazinhas de pequeninos pés redondos, quase dispensáveis pela falta de exercício. E depois das cadeirinhas, das carruagens, das redes carregadas por escravos, as primeiras grandes estradas já com postos de montaria organizados, o pedágio de vinténs estabelecido já no século XVIII. Mas além da abertura dos portos, depois da primeira etapa da industrialização, com os navios a vapor, as estradas de ferro, o pé de sete milênios da terra do Brasil ainda faz seu caminho.

                                                                          (Dinah Silveira de Queiroz)

O texto 2 começa com “Sim, no começo era o pé”. Com esse começo, a autora:

Alternativas
Comentários
  • Características do texto narrativo:

     - O tempo verbal predominante é o passado.

    - QUEM conta (narrador), o QUE ocorreu ( o enredo), com QUEM ocorreu (personagem),COMO ocorreu (conflito/clímax), QUANDO/ONDE ocorreu ( tempo/espaço).

    - Foco narrativo  com o narrador de 1ª  pessoa (participa da história - onipresente) ou 3ª pessoa (não participa da história - onisciente/observador). Quando se deseja contar, relatar algo, verbo no passado; quando se deseja comentar ,opinar, verbo no presente.


    FONTE: A gramática para concursos públicos - Fernando Pestana.

  • Não são localizados nos tempos coloniais, bastava ter lido o que ele fala na primeira linha, que o começo era a mais ou menos 7 mil anos atrás.

  • a - correta

    b - errada (não se fala de tempo colonial, mas sim de 7.000 anos atrás)c- errada ( não há uma argumentação dando ideia de oposição)d- errada ( não há qualquer referência à Bíblia)e- errada (há comprovação através de descobertas arqueológicas) 
  • ótima lembrança, ao menos para mim juliana. obrigada


  • Pior que o texto são as perguntas feitas sobre ele.

  • Acho que entendi! A sensação que tive ao ler a primeiro frase é que o autor vai começar a contar uma história verídica!

  • Até que enfim, uma questão mais coerente.

  • As narrativas abarcam avanço cronológico de ações ao longo do tempo. Eis o motivo da resposta ser A


  • Errei a questão, mas depois vendo com calma percebi que as histórias tradicionais (narração) começam com verbo no Pret. Imp. "Era uma vez...", assim como "Sim, no começo era o pé". 

    Gab A

  • Ora, pense: você começa um texto. 
    No início era só por causa do petróleo. >>> Consequencia lógica disso é narrar algo que vai acontecer depois. Existe implicitamente uma decisão aí. Qual é? Vou dar uma introduzida no passado para explicar o futuro. Caracteriza uma narração.