SóProvas


ID
1809424
Banca
FGV
Órgão
MRE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – No começo era o pé

Sim, no começo era o pé. Se está provado, por descobertas arqueológicas, que há sete mil anos estes brasis já eram habitados, pensai nestas legiões e legiões de pés que palmilharam nosso território. E pensai nestes passos, primeiro sem destinos, machados de pedra abrindo as iniciais picadas na floresta. E nos pés dos que subiam às rochas distantes, já feitos pedra também, e nos que se enfeitaram de penas e receberam as primeiras botas dos conquistadores e as primeiras sandálias dos pregadores; pés barrentos, nus, ou enrolados de panos dos caminheiros, pés sobre-humanos dos bandeirantes que alargaram um império, quase sempre arrastando passos e mais passos em chãos desconhecidos, dos marinheiros dos barcos primitivos e dos que subiram aos mastros das grandes naus. Depois o Brasil se fez sedentário numa parte de seu povo. Houve os pés descalços que carregaram os pés calçados, pelas estradas. A moleza das sinhazinhas de pequeninos pés redondos, quase dispensáveis pela falta de exercício. E depois das cadeirinhas, das carruagens, das redes carregadas por escravos, as primeiras grandes estradas já com postos de montaria organizados, o pedágio de vinténs estabelecido já no século XVIII. Mas além da abertura dos portos, depois da primeira etapa da industrialização, com os navios a vapor, as estradas de ferro, o pé de sete milênios da terra do Brasil ainda faz seu caminho.

                                                                          (Dinah Silveira de Queiroz)

Pelo contexto (texto 2), a expressão inicial “no começo” se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Época ainda não datada pela História??? 

    "Se está provado, por descobertas arqueológicas, que há sete mil anos..." 

    "...o pé de sete milênios da terra do Brasil..."

    Achei que estava datada! Será que ele quer saber o dia, mês e ano? hehe

  • Na verdade, Marcelo, embora se refira a um tempo específico no passado ("há sete mil anos" em razão das descobertas arqueológicas), é bem verdade que a história não se ocupou de caracterizá-la. Mas eu também errei, pois não olhei por esse ângulo. Acabei marcando a alternativa "e".

  • "No começo era o pé", em seguida ele fala "Se está provado, por descobertas arqueológicas, que há sete mil anos..."

    Em nenhum momento ele especifica que o "começo" da primeira parte é meramente o de 7000 mil anos, podemos observar que existem varias referências históricas, mas ele não se refere a nenhuma delas como o começo.

    Agora se estivesse escrito:

    "No começo era o pé, esse ou (este?) inicio provado que a sete mil anos..."


    Seria outra história
  • tempos pouco anteriores à descoberta do Brasi. ? pq está errada ? Conseiderando o tempo de existência dos continentes, 7 mil é pouco tempo antes da descoberta do Brasil.

  • Marcelo, os sete mil anos, neste caso, são só usados como um mero 'chute' já que a data precisa de tal acontecimento ainda não foi estabelecida. Os vestígios arqueológicos  que o autor cita no texto só nos dão uma pista de quando aquilo aconteceu.

  • Dá pra ficar até com medo da FGV quando encontra uma questão fácil assim!!! Confesso que Português da FGV é muito difícil, mas nada comparado com as questões da FCC e Funrio...


  • Danilo Catanante, você não pode considerar a idade da existência dos Continentes nesse caso... você tem que considerar o tempo de descoberta do Brasil (pouco mais de 500 anos), esse é o nossa parâmetro porque se refere ao Brasil. Nesse caso 7000 anos é muito antes da descoberta do Brasil! Alternativa: A

  • Se não é datada pela história como sabiam que no começo era o pé?

  • Não datada pela história, uma vez que o marco que divide a história da pré-história é a escrita. Então, "no começo" é pré e não história

  • Fala sério que questão horrivel e totalmente  na intenção de induzir ao erro.

  • Acho que a Vânia Henrique descobriu a pólvora... A FGV tenta nos induzir ao erro em suas questões. Agora está tudo explicado !!!

  • Galera a questão é feita para errar msm.

  • Considerando que "no começo" estaria ligado à expressão "há sete mil anos", pode-se deduzir que essa data está muito distante dos períodos de descoberta do Brasil, do passado colonial e dos tempos pré-moderno (antes do advento da República). Além disso, nada tem a ver com "época de fantasia". Assim, seguindo esse raciocínio, somente restaria a alternativa "a" como gabarito."

  • a meu ver...todas elas estao "erradas". com a fgv vc tem que marcar a MENOS ERRADA. percebi que sempre fico entre 2 e acabo marcando a errada. eles colocam intesionalmente para vc errar...quando eles falam nao datada pela historia...vc pensa, se nao esta na historia, como eles sabem? pois a pegadinha esta no DATADA, como explicado por alguns, a historia comeca quando comecaram a documentar (datar) os acontecimentos. entao antes disso eh pré-historia!
  • agora me mijei com o comentário desse Danilo! kkkk o cara viajou até a epoca dos Dinossauros!
  • A FGV tem costume de colocar umas questões idiotas.

  • Acertei, mas por eliminação...Assim vale também...rs

  • Só marquei a A porque achei a menos errada.

  • marcelo suares, essa banca nao existe! todas as opçoes estao erradas... é loteria mesmo!   ta no texto há 7 mil anos e a resposta é q nao foi datada..... teria vergonha de dizer que sou um professor de portugues em uma banca como essa

  • As descobertas arqueológicas provaram "que há sete mil anos estes brasis já eram habitados", nada provaram em relação ao começo do Brasil, que provavelmente é anterior a descoberta.

  • Meu Deus, preciso aprender a resolver questões de interpretação da FGV!!!

  • FGV queria o dia da semana, era isso !

  • O gabarito é letra A e a questão é fácil fácil (e sim, eu sei que a fgv é louca de catuaba).

    A história do Brasil começou a ser contada/datada por volta de 1500 em diante, não há nada na história que seja remetido a esta época (7000mil anos atrás), nem em livros didáticos nem em nada parecido, tudo começa com Cabral etc

  • Eu só acertei pq as demais opções são ABSURDAS, mesmo relutando e entendendo que EXISTIA um momento, não "DATADO", mas pelo menos com épocas citadas.

     

     b) tempos pouco anteriores à descoberta do Brasil;  (pouco anteriores não né, 7 mil anos, no mínimo)

     c) momentos de nosso passado colonial;  (Na nossa era colonial? Não, muito antes disso)

     d) tempos pré-modernos, antes do advento da República; (antes da república? Não existia nada há 7 mil anos)

     e) época de fantasia, em que tudo se podia imaginar. (Ta de brincadeira né?)

     

    GABARITO A