SóProvas


ID
1809433
Banca
FGV
Órgão
MRE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – No começo era o pé

Sim, no começo era o pé. Se está provado, por descobertas arqueológicas, que há sete mil anos estes brasis já eram habitados, pensai nestas legiões e legiões de pés que palmilharam nosso território. E pensai nestes passos, primeiro sem destinos, machados de pedra abrindo as iniciais picadas na floresta. E nos pés dos que subiam às rochas distantes, já feitos pedra também, e nos que se enfeitaram de penas e receberam as primeiras botas dos conquistadores e as primeiras sandálias dos pregadores; pés barrentos, nus, ou enrolados de panos dos caminheiros, pés sobre-humanos dos bandeirantes que alargaram um império, quase sempre arrastando passos e mais passos em chãos desconhecidos, dos marinheiros dos barcos primitivos e dos que subiram aos mastros das grandes naus. Depois o Brasil se fez sedentário numa parte de seu povo. Houve os pés descalços que carregaram os pés calçados, pelas estradas. A moleza das sinhazinhas de pequeninos pés redondos, quase dispensáveis pela falta de exercício. E depois das cadeirinhas, das carruagens, das redes carregadas por escravos, as primeiras grandes estradas já com postos de montaria organizados, o pedágio de vinténs estabelecido já no século XVIII. Mas além da abertura dos portos, depois da primeira etapa da industrialização, com os navios a vapor, as estradas de ferro, o pé de sete milênios da terra do Brasil ainda faz seu caminho.

                                                                          (Dinah Silveira de Queiroz)

“...o pedágio de vinténs estabelecido já no século XVIII"; o termo “já" é o que se denomina modalizador, ou seja, através dele o autor do texto manifesta uma opinião sobre o assunto abordado.

Nesse caso, falando do pedágio, a autora do texto 2 nos diz que o considera:

Alternativas
Comentários
  • a) uma medida tomada fora de época, pois não havia estradas dignas desse nome;
    "as primeiras grandes estradas já com postos de montaria organizados" - ora, uma estrada grande é digna sim de pedágio.

    b) um instrumento injusto de cobrança;
    Não há nada que possibilite essa inferência

    c) um processo demonstrativo de progresso e organização;
    Realmente: grandes estradas(progresso), postos organizados(organização),...

    d) uma cobrança enriquecedora da elite dominante;
    Idem item B

    e) uma ironia, diante do atraso do país nos transportes.

    "as primeiras grandes estradas com postos de montaria organizados, o pedágio de vinténs estabelecido já no século XVIII"

    Como a banca ensinou, o é um modalizador, ou seja, exprime uma opinião do autor que, no caso, acha que essa organização foi feita rapidamente, pois estão organizado, e não de maneira atrasada.

    Gabarito: C

  • Sendo um texto feito pelo Ministério do Transporte, óbvio que a intenção é mostrar o pedágio do ponto-de-vista do Estado, ou seja, como sendo algo voltado ao progresso e à organização.

  • É uma questão de compreensão de texto, pois a resposta está inserida no texto ("as primeiras grandes estradas já com postos de montaria organizados, o pedágio de vinténs estabelecido já no século XVIII."). Muito cuidado com esta questão, porque a banca colocou várias alternativas (B, D e E) que destacam os contextos econômico, político e estrutural atuais do Brasil, causadores de muitas revoltas e opiniões polêmicas em todos nós. Isso pode nos levar a raciocinar e interpretar de forma subjetiva sobre a questão e errar.

  • A FGV aprecia colocar várias alternativas com o significado similar e uma dissonante, que geralmente é a correta. No caso em tela quatro alternativas criticavam e uma elogiava.

  • a pessoa pode até saber a resposta, mas se for FGV, marca a alternativa com frio na espinha...

  • impossivel saber lendo o texto, o q a imbecil, q o escreveu quis dizer!  no texto da ideia de q ja nakela epoca cobrava injustamente pedagio

  • sinceramente...desde quando pedágio é sinonimo de progresso?
  • Também não sei, Marcelo. Estou contigo!

  • Brincadeira essa ...estou com vc Marcelo,  sinceramente...desde quando pedágio é sinonimo de progresso e organização?

    A Fgv deveria perguntar pra autora se foi isso mesmo que ela quiz dizer.

    Eu acho que ela estava ironizando pois desde aquela época existia pedagio e até hoje o Brasil nao tem todas as rodovias em bom estado.

  • Gabarito: C

    E depois das cadeirinhas, das carruagens, das redes carregadas por escravos, as primeiras grandes estradas já com postos de montaria organizados, o pedágio de vinténs estabelecido já no século XVIII.

    Para mim, parece uma ironia. Depois de cadeirinhas, carruagens, redes carregadas por escravos, ai vem as estradas com pedagio... Ta um tanto quanto ironico isso ai.

    SERIO, cada questao é um desanimo para nao fazer prova FGV. CESPE, i love u!

  • A prova é do MRE e o texto foi originalmente escrito pelo Ministério dos Transportes em 1970. O "autor" e o momento de publicação, refletem a resposta, por mais que discordemos por motivos pessoais.  

  • Concordo com a ElleN Muniz...e pensar que eu odiava a CESPE! FGV é horrívelllllll

     

  • Respondi como ironia. Cheguei à conclusão que a FGV já coloca duas questões que podem estar certas, que daí ela tem como optar depois qual vai ser o “ verdadeiro gabarito” Pq realmente não faz sentido.