SóProvas


ID
1809442
Banca
FGV
Órgão
MRE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – No começo era o pé

Sim, no começo era o pé. Se está provado, por descobertas arqueológicas, que há sete mil anos estes brasis já eram habitados, pensai nestas legiões e legiões de pés que palmilharam nosso território. E pensai nestes passos, primeiro sem destinos, machados de pedra abrindo as iniciais picadas na floresta. E nos pés dos que subiam às rochas distantes, já feitos pedra também, e nos que se enfeitaram de penas e receberam as primeiras botas dos conquistadores e as primeiras sandálias dos pregadores; pés barrentos, nus, ou enrolados de panos dos caminheiros, pés sobre-humanos dos bandeirantes que alargaram um império, quase sempre arrastando passos e mais passos em chãos desconhecidos, dos marinheiros dos barcos primitivos e dos que subiram aos mastros das grandes naus. Depois o Brasil se fez sedentário numa parte de seu povo. Houve os pés descalços que carregaram os pés calçados, pelas estradas. A moleza das sinhazinhas de pequeninos pés redondos, quase dispensáveis pela falta de exercício. E depois das cadeirinhas, das carruagens, das redes carregadas por escravos, as primeiras grandes estradas já com postos de montaria organizados, o pedágio de vinténs estabelecido já no século XVIII. Mas além da abertura dos portos, depois da primeira etapa da industrialização, com os navios a vapor, as estradas de ferro, o pé de sete milênios da terra do Brasil ainda faz seu caminho.

                                                                          (Dinah Silveira de Queiroz)

Os adjetivos mostram diferentes valores em nossa língua; o valor indicado inadequadamente é:

Alternativas
Comentários
  • Pés barrentos = característica/qualidade = pés sujos de barro

    Exemplo de matéria:

    - “machados DE pedra

    Então se fosse: "pés de barro", creio que realmente seria matéria, já que seriam pés feitos do material barro.


    Gabarito: E

  • Provinha difícil hein!

  • Pés barrentos seriam pés sujos de barro, o que seria uma característica destes pés. Pés de barro seriam pés feitos da matéria "barro". (?)

  • Se fosse "pés de barro" seria matéria, a matéria da qual os pés são constituídos, mas "pés barrentos" quer dizer pés sujos de barro. Letra "E".

  • Barrento > adjetivo = que tem muito barro, barroso.


    de barro > locução adjetiva 

  • Contudo, na questão Q603141, da mesma prova, a banca afirma que “pés sobre-humanos dos bandeirantes” insere valor de INTENSIDADE.

  • outra questão parecida desse mesmo texto q603141

    O segmento do texto 2 em que se insere uma ideia de intensidade é: 

     a)“pensai nestas legiões e legiões de pés”;

  • (comentário do Timoteo Sampaio)

    a) “pensai nestas legiões e legiões de pés”; QUANTIDADE = vários, muitosb) “as primeiras grandes estradas”; CARACTERÍSTICA/QUALIDADE
    c) “passos e mais passos em chãos desconhecidos”; QUANTIDADE, idem item a.
    d) “pés sobre-humanos dos bandeirantes”; O QUÃO GRANDE/INTENSIDADE os pés são. 
    e) “mastros das grandes naus”. CARACTERÍSTICA/QUALIDADE. 

    Gabarito: D


  • Andre Chaves! Seu comentário é dispensável. Com certeza pelo seu nível de conhecimento esta fazendo questões aqui por diversão.

  • pés barrentos/característica

  • Qual seria a diferença entre qualidade (b) e característica (c)?

  • Q603138 da mesma prova

    A preposição DE mostra diferentes valores semânticos em língua portuguesa; indique a opção em que esse valor é indicado incorretamente:

     a) “machados DE pedra”/matéria;

      b) “se enfeitaram DE penas”/meio ou instrumento; 

      c) “enrolados DE panos”/modo;

      d) “pedágio DE vinténs estabelecido”/preço; 

      e) “sinhazinhas DE pequeninos pés redondos”/característica. 

    Resposta foi a letra C 

    enrolados DE panos - matéria

    Então eu deduzi da seguinte maneira. Se pés barrentos está no mesmo período de pés enrolados de panos dos caminhoneiros, também deveria ser matéria.

    pés sobre-humanos é uma qualidade , mas no texto expressa intensidade, sendo resposta  de outra questão ;

  • para guilherme oliveira

    qualidade é algo q vc atribui um valor subjetivo. "sobre-humano" é algo q pode ser relativizado, por exemplo. já característica é algo objetivo, inegável.

  • De 20 questões acertei 12 e uma foi anulada. Pode parecer mediano, mas vindo da FGV já deu pra dar uma animada e resistência pra tomar mais porrada dessa banca kkkkkkkkkk

  • Das 19 (1 anulada) eu acertei 12 :'(

  • Percebi que mtos estão misturando qualidade/características como se fossem a mesma coisa! Cuidado! característica, dar informação é adjetivo OBJETIVO como acontece na alternativa com o adjetivo barro( ele dá características e fornece uma informação sobre esse pé)! Já quando falamos em qualidade( negativa ou positiva), estamos diante de um adjetivo SUBJETIVO que não é o caso do adjetivo barro, ou seja, ou ele é de barro ou não é! Logo não é qualidade, não é opinião! E também se encaixaria como um adjetivo derivado, pois barrento vem de barro

  • 17 de 19 

    Não vamos desistir. Foco e Fé

     

  • Q603141 - (mesma prova, mesmo texto, 3 questões antes dessa)

    O segmento do texto 2 em que se insere uma ideia de intensidade é: 

     a)“pensai nestas legiões e legiões de pés”;

     b)“as primeiras grandes estradas”; 

     c)“passos e mais passos em chãos desconhecidos”;

     d)“pés sobre-humanos dos bandeirantes”; (gabarito)

     e)“mastros das grandes naus”.

     

    Ok, entendido: "sobre-humanos" indicam intensidade.... Certo? Errado! Agora, os mesmos "pés sobre-humanos" indicam qualidade!!!

     

    TÁ DIFICIL TE DEFENDER FGV!!!! 

  • ALGUÉM TEM DIFICULDADE? MEU NÚMERO DE ACERTOS AQUI É PEQUENO. 

  • acertei 12 + 1 anulada... será que ta bom?

  • ODEEEEEEEEEEEEEIO FGV!!!POXA! QUE BANCA CHATA! AFF, QUAL A NECESSIDADE???

  • Os pés não são feitos de barro, apenas estão cobertos de barro.

    Bons estudos.

  • GABARITO E

  • GABARITO E

    Pés barrentos - MODO ( pés sujos de barro)

    Exemplo de matéria:

    Mesa de madeira = Mesa feita de madeira

    Pés de barro= Pé (suporte) do vaso de flores é feito de barro.

  • NA BOA, VEJO QUE A MAIORIA ESMAGADORA DE NÓS CANDIDATOS TEMOS DIFICULDADE COM AS QUESTÕES DE PORTUGUÊS DA FGV, BANCA QUE QUASE SEMPRE DETERMINA UM MÍNIMO DE ACERTOS NAS PROVAS. A GENTE TEM QUE TOMAR ALGUMA PROVIDÊNCIA. EXPOR EM REDES SOCIAIS, AJUIZAR AÇÕES (POR EXEMPLO, ALEGANDO QUE O ENSINO PÚBLICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL É INCOMPATÍVEL COM O NÍVEL DE COBRANÇA NAS PROVAS), COBRAR OS PARLAMENTARES A EDIÇÃO DA LEI DOS CONCURSOS. SEI LÁ...

    SÓ PENSO QUE ALGUMA COISA PRECISA SER FEITA, SENÃO, CONTINUAREMOS RECLAMANDO, A BANCA CONTINUARÁ COM A FAMA DE SER A "FODONA" (O QUE É RIDÍCULO), E PERMANECEREMOS CONTANDO COM A SORTE NAS PROVAS, QUE, EM VEZ DE COBRAR PORTUGUÊS, COBRA RACIOCÍNIO LÓGICO, OU SEI LÁ O QUE!

    NÃO HÁ OBJETIVIDADE, MAS MUITA SUBJETIVIDADE DO EXAMINADOR, E ISSO É INCOMPATÍVEL COM OS PRINCÍPIOS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS PARA SELEÇÕES PÚBLICAS!

    KAPHONNA DEMAIS COBRAR QUESTÕES COM LINGUAGEM TÃO INACESSÍVEL!

    AINNNNN MAS TEM GENTE QUE PASSANNNNN...

    TEM. SÓ QUE NÃO PASSA POR CAUSA DO PORTUGUÊS. O QUE ESTOU FALANDO AQUI, É QUE DEVE HAVER UMA COBRANÇA JUSTA DA MATÉRIA, E QUE A GENTE PRECISA CONTAR TAMBÉM COM ELA NA SOMA DOS PONTOS PARA A CLASSIFICAÇÃO.

    FALTA CLAREZA NOS ENUNCIADOS, CERTEZA NAS RESPOSTAS (SEMPRE TEM DUAS ALTERNATIVAS, E VOCÊ PRECISA ESCOLHER A "MAIS CERTA"), E ISSO É INADMISSÍVEL! TEM QUE TER TWITAÇO, VÁRIOS COMENTÁRIOS NAS POSTAGENS DA FGV, ETC...