SóProvas


ID
1809586
Banca
FGV
Órgão
MRE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A despesa pública compreende o conjunto de dispêndios do Estado para assegurar o funcionamento dos serviços públicos e apresenta classificações legalmente requeridas para permitir um adequado controle ao longo da execução orçamentária.

A classificação da despesa que possibilita indicar se os recursos são aplicados diretamente no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e permite a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados é:

Alternativas
Comentários
  • "A natureza da despesa será complementada pela informação gerencial denominada “Modalidade de Aplica-
    ção”, a qual tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito
    da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados". MCASP. 6ª Ed.

  • Portaria Interministerial 163 de 2001.


    Art. 3º A classificação da despesa, segundo a sua natureza, compõe-se de:

    I  - categoria econômica;

    II  - grupo de natureza da despesa;

    III - elemento de despesa;


    § 1º A natureza da despesa será complementada pela informação gerencial denominada “modalidade de aplicação”, a qual tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.


    gab: D

  • Gabarito letra D.

     

     

    Classsificação da Despesa Orçamentária:

     

    Classificação Institucional: reflete a estrutura institucional onde será aplicado o recurso. Subdivide-se em: Órgão Orçamentário e Unidade Orçamentária (unidade orçamentária seria uma subdivisão do órgão correspondente, por exemplo: Órgão: Ministério da Educação; Unidade Orçamentária: Universidade Federal do Espírito Santo).

     

    Classificaçõa Funcional: corresponde basicamente a delimitar "em que área" o recurso será aplicado. Assim como a classififcação Institucional, a classificação Funcional subdivide-se em duas categorias: Função: traduzida como o principal objetivo de determinado órgão: cultura, educação, saúde etc. E a Subfunção, correspondente a um nível de agregação imediatamente inferior à função. Exemplo: Função: Educação; Subfunção: Educação Infantil.

     

    Classificação de acordo com a Estrutura Programática: Corresponde em que área programática será aplicado o recurso de acordo com as diretrizes, objetivos e metas definidos no Plano Plurianual, qual a finalidade do gasto.

     

    Classificação quanto à Natureza: visa indicar se os recursos serão aplicados diretamente por ógãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da administração e seus órgãos, objetivando eliminar a dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.

     

    MCASP, 2016.

     

     

  • A natureza da despesa será complementada pela informação gerencial denominada “Modalidade de Aplicação”, a qual tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.

     

    Mcasp 2019

  • Só para complementar com exemplo do mundo Real

    Natureza de Despesa 33901801 (auxílios financeiros para bolsistas) - o 90 indica se a aplicação é federal estadual etc