SóProvas


ID
1809805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.

No processo corporativo de aprendizagem, o conhecimento tácito do colaborador, por ser subjetivo, complexo e pessoal, deve ser substituído pelo conhecimento explícito, que se caracteriza por ser formal, sistemático e de fácil transmissão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO: RIBAS (2014):  Nonaka e Takeuchi (1995) consideram que a criação do conhecimento organizacional resultaria da conversão de conhecimento tácito (relacionado ao conhecimento que o indivíduo possui informalmente, dentro de sua estrutura cognitiva) em conhecimento explícito (conhecimento formal e racional em que o conhecimento é explicitado em registros), em um processo espiralado envolvendo tanto a dimensão epistemológica quanto a dimensão ontológica.

    Questão de Concurso (Cespe/Antaq/Analista Administrativo/2009) Dentro de uma organização, a aprendizagem das práticas relevantes para o exercício de suas funções por um trabalhador só ocorre se esse for submetido a situações formais de instrução ou treinamento.

    Gabarito: errado. A aprendizagem das práticas também pode ocorrer informalmente.

    A espiral do conhecimento foi descrita por Nonaka e Takeuchi (1997) como um processo que necessita ser implantado para que a organização se transforme em uma empresa que gera conhecimento. Para isso, a organização deve completar uma espiral que vai do tácito ao tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao explícito, e, finalmente, do explícito ao tácito. Sendo assim, o conhecimento deve ser articulado e internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa.

  • GABARITO: ERRADO

    A ESPIRAL DO CONHECIMENTO, SEGUNDO NONAKA E TAKEUCHI

     

    CONHECIMENTO TÁCITO: o conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.

     

    CONHECIMENTO EXPLICITO: o conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontrase em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

     

    PASSOS DA ESPIRAL

     

    1º Passo – Socialização (tácito para tácito): refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, da imitação ou da prática.

     

    2º Passo – Externalização (tácito para explícito): ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito, e sua comunicação ao grupo, por meio da escrita, da fala ou do desenho.

     

    3º Passo – Combinação (explícito para explícito): caracteriza-se pela padronização do conhecimento. Chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais como um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro etc.

     

    4º Passo – Internalização (explícito para tácito): ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização. Dessa forma, outras pessoas começam a internalizálos e os utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito.

     

    OBS: percebe-se que a assertiva diz ''DEVE SER SUBSTITUÍDO'' quando na verdade o modelo proposto acima exige um processo mais específico.

     

    Fonte: Ribas - 2014

  • PASSOS DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO

     

    1º Passo – Socialização (tácito para tácito): refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação aos artefatos, do padrão de compartamento, da imitação ou da prática rotineira, habitual, cultural e tradicional.

     

    2º Passo – Externalização (tácito para explícito): ocorre a conversão do conhecimento tácito (psicológico) em explícito (externalizado), e sua comunicação ao grupo, por meio da escrita, da fala ou do desenho, etc.

     

    3º Passo – Combinação (explícito para explícito): caracteriza-se pela padronização do conhecimento. Chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais como um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, um vídeo, um CD...

     

    4º Passo – Internalização (explícito para tácito): ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização - passam a fazer parte do psicológico. Dessa forma, outras pessoas começam a internalizá-los, pois fazem parte do ambiente psicossocial, e os utilizam para incrementar, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito de acordo com a cultura organizacional, passando a ser pressupostos básicos, valores compartilhados.

     

  • O PROCESSO DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO (processo corporativo de aprendizagem) OCORRE POR TRANSFORMAÇÃO, CONVERSÃO, MUTAÇÃO, MUDANÇA, METAMORFOSE... E NÃO POR UMA SIMPLES SUBSTITUIÇÃO. PENSE NO PROCESSO DE TRANFORMAÇÃO DA LAGARTA PARA UMA BORBOLETA, OU MELHOR, NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO HUMANO DA PRIMEIRA SEMANA AO NASCIMENTO. ESTRANHO FALAR DE SUBSTITUIÇÃO, NEH?...

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Ora deve é deve, ora não, difícil viiiu.

    Pensei de cara que o erro seria no deve, mas não fiquei preso nisso. E aí analisei assim: bom, o conhecimento explícito é melhor, então é moderno e deve substituir aquele.
    Igual os colegas falaram, não é tão simples assim, deve ter um processo com quatro passos para completar a espiral do conhecimento.
     

  • Substituído não, mas complementado pelo conhecimento explícito . Assim ficaria melhor .

  • vc erra a questao...semanas depois torna a fazer e...erra de novo!

     

  • Não tem como substituir o conhecimento Tácito pelo explícito porque, por mais que seja impessoal e subjetivo, a pessoa que tem a função de ensinar irá fazer o máximo esforço para transformar/repassar/compartilhar seu conhecimento tacito em explicito.

  • Não se deve dizer que não tem como ser transformado o conhecimento TÁCITO em EXPLÍCITO!! Porque tem sim!

     

    Segundo o método espiral:

     

              T                             E

    T    socialização           externalização

    E    internalização        combinação

     

    T: TÁCITO

    E: EXPLÍCITO

     

    Bons estudos!!!

  • Acertei a questão por entender que a lógica é oposta: o colaborar irá utilizar do conhecimento explícito, como livros, video aulas, etc. para internalizar esse conhecimento, criando um conhecimento tácito.

  • Conhecimento Tácito é a experiência daquele Engenheiro pansão de chopp, bigode grosso. Rapaz, quem vai querer substituir um cara desses? O erro está em dizer que "o conhecimento tácito deve ser substituído pelo explícito". Não existe esse dever. Em uma organização o conhecimento tácito é bastante valioso.

  • A assertiva descreveu, corretamente, os conceitos de conhecimento tácito e conhecimento explícito.

    Contudo, a assertiva está errada. Isso, pois, o conhecimento tácito e o conhecimento explicito são complementares.

    Portanto, devem coexistir. Nesse sentido, a criação do conhecimento ocorre através de uma interrelação contínua e dinâmica entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.